Hyundai HB20 atinge a sua maturidade na linha 2016, mas preços desanimam

Hyundai-HB20-2016-Premium-novo

Hyundai HB20 2016

Não tenho dúvidas: o Hyundai HB20 atingiu a sua maturidade de mercado na linha 2016 no Brasil. O modelo evoluiu em pontos onde era falho, como no câmbio automático, e ganhou novos equipamentos e mais segurança. Ele nunca foi uma opção tão boa de mercado quanto agora. Uma pena que as novidades mais legais estão limitadas à versão Premium. Além disso, os seus preços altos desanimam muito…

(Vejam a atualização no final – até a marca coreana percebeu o absurdo do preço do veículo).

Três anos depois de ser lançado, o “bonitinho, mas ordinário” Hyundai HB20 chega à linha 2016 recebendo a sua primeira reestilização visual. O objetivo dos coreanos foi atualizar o seu compacto dentro da filosofia de design da marca, batizada de Escultura Fluida 2.0.

Hyundai-HB20-2016

Dianteira foi atualizada e ficou mais bonina na linha 2016 do Hyundai HB20

Com isso, o modelo tem nova grade hexagonal dianteira com detalhes cromados. Os para-choques dianteiro e traseiro foram remodelados, assim como as calotas e rodas de liga leve. Para versões Premium e Comfort Style, há novas lanternas traseiras Clear Type, assim como faróis de neblina dianteiros com projetor. Infelizmente, apenas a caríssima versão Premium do HB20 2016 recebeu a mudança estética mais interessante: os faróis com projetores e “Light Guide” de LED.

O pequeno coreano recebeu ainda duas novas cores metálicas: Prata Sand e Bronze Terra, que se juntam à Prata Metal e Cinza Titanium (metálicas), aos tons sólidos Preto Onix e Branco Polar e à pintura perolizada Azul Sky.

Na prática, o HB20 2016 ganhou poucas e boas alterações, ficando mais bonito, com as suas linhas mais atuais. Mas dois pontos do design me incomodaram um pouco: achei o para-choque traseiro feio e ter as luzes de LED apenas para a versão topo de linha faz o modelo continuar ordinário no quesito estilo, embora isso não seja uma exclusividade da Hyundai (limitar as luzes de LED para as versões mais caras).

Hyundai-HB20-2016-Premium-automatico

Traseira do Hyundai HB20 2016 mudou pouco, com destaque para as lanternas

Por dentro, o HB20 mudou ainda menos: apenas tecidos dos bancos foram renovados em todas as versões. A Hyundai destaque que a principal novidade interna é o pacote de couro Dark Brown, com bancos, painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom, opcional mais uma vez associado à cara versão Premium, que conta ainda com ar-condicionado automático digital, airbags laterais (de tórax), e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave canivete.

Atualizações nas telas

O HB20 traz uma sétima função em seu computador de bordo: além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o carro agora tem “aviso de manutenção programada”, que emite um alerta visual, faltando 30 dias ou 1.500 km, para a próxima revisão programada – função bem comum em vários carros, como no Volkswagen Fox.

A Hyundai evoluiu a central multimídia blueMedia, disponível como opcional na versão Premium (sempre ela). O equipamento é compatível com o Car Link, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará também com o Apple CarPlay, para iPhone 5 e superiores.

Hyundai-HB20-2016-airbags-laterais

Na linha 2016, versão Premium do Hyundai HB20 pode ter airbags laterais

O aplicativo Car Link permite espelhar smartphones na tela de 7 polegadas da central multimídia, integrada no painel do veículo de maneira totalmente ergonômica. O conteúdo passa então a ser controlado na tela touchscreen do blueMedia.

Pareado com o HB20 por meio de conexão Wi-Fi, o Car Link permite, por exemplo, reproduzir e operar o Waze, aplicativo interativo de trânsito e navegação, que propõe rotas alternativas, alertas e informações de tráfego aos motoristas, diretamente na tela do painel do veículo.

Por questões de segurança, com o veículo em movimento, apenas conteúdo que não distraia o motorista pode ser reproduzido. Entre os principais aplicativos disponíveis nessa condição estão os navegadores Waze, Google Maps, Maplink Apontador e TomTom Brazil; as rádios digitais TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio; e outras aplicações como Onde Parar, Let’s Park, Guia UOL, além de conteúdos nativos dos aparelhos como, por exemplo, reprodutores de música e comando de voz.

Hyundai-HB20-2016-Premium-sincronizacao-smartphone-celular-BlueMedia

Sincronização do celular pelo sistema BlueMedia do HB20 2016

Com o carro parado, todo o conteúdo do celular pode ser reproduzido, até mesmo Facebook, Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos.

O Car Link é compatível com a maioria dos modelos recentes de smartphones Samsung e LG. O espelhamento é feito via conexão Wi-Fi, sem o uso de cabos, sendo necessária apenas a instalação gratuita do aplicativo Car Link no aparelho.

A nova central de entretenimento do HB20 será também compatível com o Apple CarPlay, integrando o iPhone com o sistema de multimídia e seus controles. O usuário poderá realizar chamadas, acessar a biblioteca musical e enviar e receber mensagens sem se distrair. A conexão do iPhone com o blueMedia é feita por meio do cabo USB Lightning.

Hyundai-HB20-2016-Premium-painel-GPS

Uma vez conectado, é possível visualizar na tela da central multimídia os ícones característicos do dispositivo. O conteúdo do Apple CarPlay é pré-definido pela Apple e, no momento, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts.

Com o Apple CarPlay será possível realizar ligações, enviar mensagens, escutar mensagens recebidas e escutar músicas através de comandos de voz. O recurso incorpora o controle por voz da Siri e funciona por meio da tela touchscreen do blueMedia.

O Apple CarPlay estará disponível no blueMedia do HB20 apenas em 2016. Os clientes que adquirirem, desde já, um novo HB20 poderão fazer a atualização do software do sistema para obter a nova funcionalidade tão logo disponível.

Hyundai-HB20-2016-BlueAudio

Sistema BlueAudio do Hyundai HB20 2016

Além dos sistemas de conectividade com dispositivos móveis e da tela sensível ao toque de 7 polegadas, a central de entretenimento blueMedia apresenta comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e nova banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.

Todas as versões do HB20 2016 saem, de série, com o blueAudio, que também teve seu design renovado. O sistema traz tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite. Há, também, comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e banda de rádio FM.

Câmbio de seis velocidades

Se a mudança visual, a central multimídia atualizada e os airbags laterais (infelizmente só para o acabamento Premium) foram boas atrações, a grande novidade, sem dúvida, é a adoção do câmbio de seis marchas para as versões 1.6, manual e automática (a 1.0 continua manual de cinco velocidades). Com isso, o carro anda mais e bebe menos, resolvendo um dos problemas do HB20, especialmente com transmissão automática (até a linha 2015 o modelo adotado era o ultrapassado automático quatro velocidades).

Hyundai-HB20-2016-cambio-automatico

Câmbio automático do Hyundai HB20 2016 1.6 agora tem 6 marchas

Além do câmbio, a Hyundai também fez algumas alterações nos motores Kappa 1.0 12V de três cilindros e Gamma 1.6 16V de quatro cilindros: o material das velas de ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga no motor – como ocorre nas frenagens – para recarregar a bateria. O motor 1.6 ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque adicional de gasolina.

Potência e torque da dupla de propulsores não mudou: o 1.0 12V desenvolve 75 cv e 9,4 mkgf com gasolina e 80 cv e 10,2 mkgf com etanol, enquanto o 1.6 16V gera 122 cv e 16 mkgf com o combustível fóssil e 128 cv e 16,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

O HB20 também recebeu melhorias aerodinâmicas para redução de consumo e melhoria da estabilidade em altas velocidades. Novos defletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro. Eles reforçam o efeito dos defletores à frente das quatro rodas, que continuam presentes. Com isso, o coeficiente aerodinâmico de penetração (Cd) permaneceu em 0,33, enquanto o coeficiente de sustentação (Cl) foi reduzido de 0,1 para 0,07. Além disso, a marca adotou pneus verdes em todas as versões do HB20.

De acordo com a Hyundai, a partir dessas mudanças, foi possível obter até 6.5% de redução do consumo de combustível no motor 1.6 e até 6% no motor 1.0. Devido à melhoria em eficiência energética, o motor 1.6 passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O motor 1.0 mantém a nota A. O que isso significa na prática?

Consumo HB20 Motor 1.0 12V Motor 1.6 16V
Cidade Estrada Cidade Estrada
Etanol 2015 8,3 km/l 9,8 km/l 7,7 km/l 9,3 km/l
Etanol 2016 8,5 km/l 9,9 km/l 8,1 km/l 9,9 km/l
Gasolina 2015 11,8 km/l 14 km/l 11,5 km/l 13 km/l
Gasolina 2016 12,5 km/l 14,1 km/l 11,6 km/l 13,8 km/l

Equipamentos

A versão de entrada do Hyundai HB20, Comfort 1.0, tem como principais equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX, blueAudio com comandos no volante, painel Supervision Cluster, computador de bordo com 6 funções e banco do motorista com regulagem de altura. A linha 2016 acrescentou vidros elétricos dianteiros com função one-touch (descida) para o motorista, travas elétricas e novo recurso de aviso de manutenção no computador de bordo.

Subindo um nível, o HB20 Comfort Plus 1.0 tem os itens do acabamento anterior com a adição de vidros elétricos dianteiros e traseiros; chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas (15 km/h), alarme e maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria. A linha 2016 trouxe retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, calotas aro 15” e pneus 185/60 R15 e acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros.

Hyundai-HB20-2016-novo

Hyundai HB20 Premium 2016

O HB20 topo de linha com motor 1.0, Comfort Style, vem com os equipamentos das versões anteriores além de volante com regulagem de altura e profundidade, detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado, porta-óculos e alças de segurança e ganhou como novidades em 2016 rodas de liga leve 15”; quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete, lanternas Clear Type e faróis de neblina com projetores.

O HB20 Comfort Plus 1.6 vem com os itens da versão Comfort 1.0 com a adição de vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas (15 km/h), alarme e maçaneta externa e retrovisores na cor da carroceria. Na linha 2016 ele recebeu os já comentados câmbio manual de seis marchas e sistema de partida a frio “e-start”, além de retrovisores elétricos com luz indicadora de direção e calotas 15” com pneus 185/60 R15.

Hyundai-HB20-2016-Premium

Alterações visuais deixaram o HB20 2016 mais bonito no geral

Comfort Style

Já a versão Comfort Style do HB20 1.6 tem os equipamentos da Plus além de volante com regulagem de altura e profundidade; detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado e porta-óculos e alças de segurança. As novidades da linha 2016 são faróis de neblina com projetores, rodas de liga leve 15”, quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete e lanternas Clear Type.

O HB20 topo de linha, Premium 1.6, vem com todos os itens citados acima além de acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento, banco traseiro bipartido 60/40, alarme volumétrico, volante e pomo de câmbio em couro, maçanetas externas cromadas e friso cromado nos vidros laterais. A linha 2016 trouxe ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático, faróis com projetor e Light Guide de LED e airbags laterais. São dois opcionais: bancos revestidos em couro Dark Brown (R$ 1.590) e bancos revestidos em couro Dark Brown + sistema blueMedia (R$ 4.090).

Preços

Hyundai – Versão Motor Preço – 2015 Preço – 2016
HB20 Comfort 1.0 12V R$ 37.995 R$ 38.995
HB20 Comfort Plus 1.0 12V R$ 39.995 R$ 42.595
HB20 Comfort Style 1.0 12V R$ 42.735 R$ 46.345
HB20 Comfort Plus 1.6 16V R$ 45.235 R$ 48.745
HB20 Comfort Plus automático 1.6 16V R$ 48.595 R$ 52.745
HB20 Comfort Style 1.6 16V R$ 48.105 R$ 51.845
HB20 Comfort Style automático 1.6 16V R$ 51.465 R$ 55.845
HB20 Premium automático 1.6 16V R$ 53.355 R$ 59.445
HB20 Premium automático + couro 1.6 16V R$ 54.945 R$ 61.035
HB20 Premium automático + couro + blueMedia 1.6 16V R$ 57.775 R$ 63.535

Resumo da obra

O Hyundai HB20 ficou mais bonitinho e menos ordinário. Mas oferecer quase todas as melhores novidades apenas para a cara versão Premium, que tem preço inicial sugerido de R$ 59.445, deixa uma grande decepção no coração daqueles que desejam comprar um HB20. Por esse preço, não tenho dúvida: melhor pular de categoria e investir em outro veículo.

Além disso, a linha HB20 ainda deixa espaço para evoluir, como na lista de equipamentos, pois a maioria das versões não tem, como equipamentos de série, volante com regulagem de altura e profundidade e banco traseiro bipartido (40/60).

Hyundai-HB20-2016-Comfort-Plus-Style

Hyundai HB20 atingiu a sua maturidade, mas é muito cato

O HB20 2016 evoluiu e se tornou um produto ainda melhor. A Hyundai sabe disso e elevou os preços do modelo, ampliando o seu lucro. Não concordo com esse aumento, mas a marca não está errada. Afinal, é a lei da oferta e da procura. E, pelo visto, mesmo com o setor automotivo em retração, procura pelo compacto coreano nacional continuará alta.

Atualização

A Hyundai percebeu que estava cobrando um absurdo pela linha 2016 do HB20 e resolveu reduzir o valor do modelo, como vocês podem ver na comparação abaixo entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro (*) de 2015. A retração do mercado nacional de automóveis fez com que o compacto coreano deixasse de custar caríssimo para custar “apenas” caro.

Hyundai – Versão Motor Preço – 2015 Preço – 2016 Preço – 2016 *
HB20 Comfort 1.0 12V R$ 37.995 R$ 38.995 R$ 38.595
HB20 Comfort Plus 1.0 12V R$ 39.995 R$ 42.595 R$ 41.865
HB20 Comfort Style 1.0 12V R$ 42.735 R$ 46.345 R$ 44.735
HB20 Comfort Plus 1.6 16V R$ 45.235 R$ 48.745 R$ 47.235
HB20 Comfort Plus automático 1.6 16V R$ 48.595 R$ 52.745 R$ 50.595
HB20 Comfort Style 1.6 16V R$ 48.105 R$ 51.845 R$ 50.105
HB20 Comfort Style automático 1.6 16V R$ 51.465 R$ 55.845 R$ 53.465
HB20 Premium automático 1.6 16V R$ 53.355 R$ 59.445 R$ 56.335
HB20 Premium automático + couro 1.6 16V R$ 54.945 R$ 61.035 R$ 57.945
HB20 Premium automático + couro + blueMedia 1.6 16V R$ 57.775 R$ 63.535 R$ 60.775

Comentários (2)

  1. ele ja esta na minha lista de compras pra 2016 de preferencia o comfort style manual 1.6 16v, mas nao gostei de colocarem lampada de led somente nas versoes mais caras alem do farol com canhao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *