Fiat anuncia a chegada da série especial Linea Blackmotion 2016

Fiat-Linea-Blackmotion-2016
Fiat Linea Blackmotion 2016

Devendo na parte mecânica em relação aos principais concorrentes do segmento (Honda City e Ford New Fiesta Sedan), a Fiat acaba de anunciar a chegada da série especial Linea Blackmotion 2016. A ideia é equipar o máximo possível o seu modelo para torná-lo um pouco mais atrativo.

Externamente, o Linea Blackmotion, que tem como base a versão Essence 1.8 16V, tem novas rodas de liga leve 17”, frisos dianteiro e moldura da grade dianteira na cor preto ônix, maçanetas e friso traseiro na cor do veículo, além do badge lateral Blackmotion.

Por dentro, o painel ganha novo acabamento na cor preta e uma textura exclusiva. A iluminação Night Design, os detalhes interno do carro em preto ônix e as pedaleiras esportivas completam a caracterização do modelo.

Fiat-Linea-Blackmotion-painel-gps-Uconnect-couro
Fiat Linea Blackmotion pode tem GPS integrado ao painel

A edição especial ganhou ainda Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”, oferece acesso às mídias e telefone, navegação por GPS, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro; bancos com revestimento parcial em couro; saída do ar-condicionado para o banco traseiro e apoia braço dianteiro com porta-objetos.

Derivado do Punto, o Linea, desde a versão de entrada, Essence, vem equipado, de série, com alarme antifurto, apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido; chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de bordo, direção hidráulica, ESS (Sinalização de frenagem de emergência), faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; airbag duplo frontal, kit parafusos antifurto das rodas (um por roda), Lane Change, piloto automático; travas, vidros e retrovisores elétricos; volante multifuncional (8 botões) revestido em couro com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

O motor escolhido para a versão Blackmotion não poderia ser diferente, afinal, é o único que equipa o Linea no Brasil: 1.8 16V E.TorQ, que desenvolve 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 mkgf com etanol. A edição especial do Linea pode ser equipada com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus.

Fiat-Linea-Blackmotion
Fiat Linea Blackmotion pode ser branco (sim!)

Com transmissão manual de cinco marchas, o Fiat Linea Blackmotion tem preço sugerido de R$ 70.000.

A intenção da Fiat é interessante, mas, pelo valor sugerido, o seu sedã fica devendo em espaço e conforto para brigar com os sedãs médios mesmo, e em preço e tecnologia para enfrentar com os sedãs “compacto premium” (ex: câmbio manual automatizado X câmbio automático CVT X câmbio de dupla embreagem), que citei no início.

Segundo a Fenabrave, de janeiro a novembro de 2015, foram emplacadas 4.090 unidades do Fiat Linea, contra 7.149 unidades do Ford New Fiesta Sedan, 20.790 do Chevrolet Cobalt e 23.706 do Honda City.

Com vendas fracas, o Linea começa a dar adeus ao nosso mercado em 2016. Será um processo gradual e relativamente lento, afinal, o carro é legal. Que venha o Fiat Tipo (que deveria se chamar Tempra)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *