Tiro no pé continua! Depois da Honda, Jeep eleva preços do Renegade

Jeep-Renegade-2016O tiro no pé das montadoras continua! Depois da Honda fazer o valor do City subir para as alturas, agora foi a vez da Jeep aumentar os preços do Renegade. Essa é a terceira vez que o modelo fica mais caro desde agosto do ano passado!

Sem acrescentar nenhum item ou adicionar/alterar algum diferencial que justifique o aumento, os novos valores do (ainda) sucesso de vendas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) são:

Jeep Preço – Abril 2015 Preço – Agosto 2015 Preço – Novembro 2015 Preço – Janeiro 2016 Variação* desde o lançamento
Renegade 1.8 flex 4×2 MT5 R$ 68.900 R$ 68.900 R$ 68.900
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 MT5 R$ 69.900 R$ 71.900 R$ 72.900 R$ 73.990 5,85%
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 AT6 R$ 75.900 R$ 76.900 R$ 77.900 R$ 79.990 5,27%
Jeep Renegade Sport 2.0 diesel 4×4 AT9 R$ 99.900 R$ 99.900 R$ 99.900 R$ 103.990 4,09%
Jeep Renegade Longitude 1.8 flex 4×2 AT6 R$ 80.900 R$ 82.900 R$ 84.900 R$ 86.490 6,90%
Jeep Renegade Longitude 2.0 diesel 4×4 AT9 R$ 109.900 R$ 109.900 R$ 114.900 R$ 115.990 5,54%
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 diesel 4×4 AT9 R$ 116.800 R$ 119.900 R$ 124.900 R$ 125.990 7,86%

*: Variação de preço aproximada desde o lançamento do modelo.

Tenho total consciência de que os custos do Brasil aumentaram nos últimos tempos e que existe uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na composição dos preços, mas não acredito que fazer o Renegade ficar quase 8% mais caro (na versão Trailhawk, por exemplo), apenas 6 meses depois do seu lançamento, seja a estratégia mais acertada e bem vista pelo consumidor. 

Repito mais ou menos o que falei antes. Por mais que a Jeep não esteja fazendo nada ilegal aumentando os preços do Renegade e que ela esteja totalmente dentro do seu direito, praticar uma terceira elevação de valores desde o último mês de agosto demonstra um pouco de falta de sensibilidade com a situação econômica atual dos consumidores.

Jeep-Renegade-Sport-2016Demonstra também oportunismo da marca, pois o SUV está em seu melhor momento por aqui. Em 2015, com 39.187 unidades emplacadas (segundo a Fenabrave), o Renegade, sozinho, vendeu mais do que a Citroën (30.090 unidades), Mitsubishi (26.563) e Peugeot (25.097) – palmas para a Jeep e lamentações para a Peugeot-Citroën.

Veja um recorte do acumulado do ano passado para o segmento de “SUVs” no Brasil:

  1. Honda HR-V – 51.155
  2. Jeep Renegade – 39.187
  3. Renault Duster – 34.325
  4. Ford EcoSport – 33.861
  5. Hyundai IX35 – 14.729
  6. Hyundai Tucson – 11.275
  7. Chevrolet Tracker – 11.031
  8. Mitusbishi ASX – 9.582
  9. Kia Sportage – 6.694
  10. Peugeot 2008 – 6.272

Sim, o Ford EcoSport amargou uma quarta colocação…

Vamos ver como o mercado irá receber mais esse aumento. Se a primeira impressão for como aconteceu com a elevação de preços do Honda City 2016, a Jeep pode ter problemas…

Comentários (8)

  1. Só pra lembrar os desavisados…

    Volvo T5 sai por 141 mil. Melhor que um Renegade de 130 mil!

    Ou então, no lugar de um Jeep Longitude 4×4, que tal o Mitsubish ASX AwD saindo por excelente 111.990? Basta olhar para os lados, sair do modismo, pra conseguir coisa bem melhor e muito mais em conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *