Tiro no pé continua! Depois da Honda, Jeep eleva preços do Renegade

Jeep-Renegade-2016O tiro no pé das montadoras continua! Depois da Honda fazer o valor do City subir para as alturas, agora foi a vez da Jeep aumentar os preços do Renegade. Essa é a terceira vez que o modelo fica mais caro desde agosto do ano passado!

Sem acrescentar nenhum item ou adicionar/alterar algum diferencial que justifique o aumento, os novos valores do (ainda) sucesso de vendas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) são:

JeepPreço – Abril 2015Preço – Agosto 2015Preço – Novembro 2015Preço – Janeiro 2016Variação* desde o lançamento
Renegade 1.8 flex 4×2 MT5R$ 68.900R$ 68.900R$ 68.900
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 MT5R$ 69.900R$ 71.900R$ 72.900R$ 73.9905,85%
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 AT6R$ 75.900R$ 76.900R$ 77.900R$ 79.9905,27%
Jeep Renegade Sport 2.0 diesel 4×4 AT9R$ 99.900R$ 99.900R$ 99.900R$ 103.9904,09%
Jeep Renegade Longitude 1.8 flex 4×2 AT6R$ 80.900R$ 82.900R$ 84.900R$ 86.4906,90%
Jeep Renegade Longitude 2.0 diesel 4×4 AT9R$ 109.900R$ 109.900R$ 114.900R$ 115.9905,54%
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 diesel 4×4 AT9R$ 116.800R$ 119.900R$ 124.900R$ 125.9907,86%

*: Variação de preço aproximada desde o lançamento do modelo.

Tenho total consciência de que os custos do Brasil aumentaram nos últimos tempos e que existe uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na composição dos preços, mas não acredito que fazer o Renegade ficar quase 8% mais caro (na versão Trailhawk, por exemplo), apenas 6 meses depois do seu lançamento, seja a estratégia mais acertada e bem vista pelo consumidor. 

Repito mais ou menos o que falei antes. Por mais que a Jeep não esteja fazendo nada ilegal aumentando os preços do Renegade e que ela esteja totalmente dentro do seu direito, praticar uma terceira elevação de valores desde o último mês de agosto demonstra um pouco de falta de sensibilidade com a situação econômica atual dos consumidores.

Jeep-Renegade-Sport-2016Demonstra também oportunismo da marca, pois o SUV está em seu melhor momento por aqui. Em 2015, com 39.187 unidades emplacadas (segundo a Fenabrave), o Renegade, sozinho, vendeu mais do que a Citroën (30.090 unidades), Mitsubishi (26.563) e Peugeot (25.097) – palmas para a Jeep e lamentações para a Peugeot-Citroën.

Veja um recorte do acumulado do ano passado para o segmento de “SUVs” no Brasil:

  1. Honda HR-V – 51.155
  2. Jeep Renegade – 39.187
  3. Renault Duster – 34.325
  4. Ford EcoSport – 33.861
  5. Hyundai IX35 – 14.729
  6. Hyundai Tucson – 11.275
  7. Chevrolet Tracker – 11.031
  8. Mitusbishi ASX – 9.582
  9. Kia Sportage – 6.694
  10. Peugeot 2008 – 6.272

Sim, o Ford EcoSport amargou uma quarta colocação…

Vamos ver como o mercado irá receber mais esse aumento. Se a primeira impressão for como aconteceu com a elevação de preços do Honda City 2016, a Jeep pode ter problemas…

Comentários