Fiat Mobi Easy X Fiat Palio Fire X Fiat Uno Vivace

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Fiat Mobi Easy 2017

Sem inovar, mas me agradando, o Fiat Mobi chegou para ser o novo carro de entrada da marca italiana no Brasil. Mas, para isso, ele deve aposentar, primeiro, o Uno Vivace, versão que não foi atualizada com a chegada do “novo” Uno; e, depois, o Palio Fire, representante da velha guarda que ainda tem um publico cativo e, provavelmente, proporciona ainda uma boa margem de lucro para a montadora. Mas será que a novidade tem qualidades para vencer os consagrados veteranos? Confira um pequeno comparativo entre eles.

Para esse post, comparo a versão de entrada do Mobi, a Easy, com o Uno Vivace e com o Palio Fire – ambos 4 portas, para tornar a disputa mais justa. Todos eles conta com o mesmo ultrapassado e confiável motor 1.0 8V Fire Flex EVO, de quatro cilindros, que desenvolve 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol.

Fiat Mobi Easy Palio Fire Uno Vivace
Motor 1.0 8V flex 1.0 8V flex 1.0 8V flex
Potência (cv) 73/75 73/75 73/75
Torque (mkgf) 9,5/9,9 9,5/9,9 9,5/9,9
Comprimento (m) 3,566 3,827 3,770
Largura (m) 1,633 1,634 1,636
Altura (m) 1,502 1,433 1,480
Entre-eixos (m) 2,305 2,373 2,376
Tanque (l) 47 48 48
Porta-malas (l) 235 290 280/290
Peso (kg) 907 950 920
De 0 a 100 km/h (s) 13,4/14,3 (e/g) 13,4/13,8 (e/g) 13,8/14,7 (e/g)
Velocidade máxima (km/h) 153/154 (e/g) 156/157 (e/g) 151 (e/g)
Preço entrada 4p R$ 31.900 R$ 31.670 R$ 32.310
Garantia 3 anos 1 ano 1 ano
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Fiat Mobi Easy não tem limpador do vidro traseiro

FIAT MOBI EASY 4P – R$ 31.900

Principais equipamentos de série: apoios de cabeça traseiros (2) rebaixados e com regulagem de altura; banco traseiro bi partido e rebatível (Fix and Fold) com 2 posições para o encosto; barra de proteção nas portas; bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras; Brake light; chave desmodrômica; check quadro de instrumentos (Welcome Moving); cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos; cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; console central parcial com porta-copos; Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração); ESS (Sinalização de frenagem de emergência); espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis com máscara negra; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; grade dianteira texturizada; airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD; Lane Change; luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista; maçanetas e retrovisores externos na cor preta; painel (moldura) e maçanetas na cor preta; para-choques na cor do veículo; porta malas com tapete em carpete; quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor); retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento interno em todas as colunas; rodas de aço estampado 5.0 x 13 com calotas integrais + pneus 165/70 R13; tampa traseira do porta malas em vidro estrutural de alta resistência na cor preta; tomada 12V.

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Fiat Uno Vivace 2016 tem o visual antigo

UNO VIVACE 2016 4P – R$ 32.310

Principais equipamentos de série: Alerta de manutenção programada (luz espia), alça de segurança dianteira lado passageiro, apoios de cabeça dianteiros e (2) laterais traseiros com regulagem de altura, assoalho em carpete, banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros revestidos em tecido e reclináveis, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, brake light, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão; console central parcial com porta-copos; Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); Econômetro; espelho no para-sol lado passageiro, faróis com máscara negra; Fiat Code 2ª geração; ganchos de fixação de carga no porta-malas; airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD; hodômetro digital (total e parcial); indicadores digitais de temperatura da água e nível de combustível; inibidor de marcha à ré; lanternas traseiras fumê; luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista; pára-choques na cor do veículo; quadro de instrumentos com iluminação branca; relógio digital; retrovisor interno com função dia/noite; revestimento interno completo das colunas centrais e traseiras; rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem); tomada 12V; vidros climatizados verdes; volante espumado; e válvula antirrefluxo de combustível.

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Fiat Palio Fire 2016

PALIO FIRE 2016 4P – R$ 31.670

Principais equipamentos de série: alça de segurança dianteira lado passageiro; apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; bancos com assento anti-submarining; bancos dianteiros reclináveis; barra de proteção nas portas; brake light; calotas integrais; capô retrátil com dobradiças de segurança; cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; coluna de direção articulada com deformação programada; console central com porta-objetos e porta-copos; Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); Econômetro; espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis biparábola com canhões negros e moldura cromada; Fiat Code 2ª geração; grade frontal cromada; airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD; hodômetro digital (total e parcial); indicadores digitais do nível de combustível e de temperatura da água; inibidor de marcha à ré; luz de leitura dianteira; maçanetas e retrovisores externos na cor preta; pára-choques na cor do veículo; relógio digital; retrovisor interno com função dia/noite; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento interno completo das colunas centrais e traseiras; rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13; tomada 12V; ventilador de três velocidades com recírculo; vidros climatizados verdes; volante EAS – Energy Absorbing System; e válvula antirrefluxo de combustível.

Resumo da Obra

Como vocês puderam ver, o Mobi entrega alguns (poucos) equipamentos novos, como o ESS e o Lane Change (esses dois últimos vindos da nova arquitetura eletrônica do “novo” Uno), além do banco traseiro bipartido. É muito pouco para um veículo lançado em 2016 perante a dois veteranos, em especial, o Palio Fire.

Mas, em linhas gerais, os três têm praticamente a mesma lista de itens de série, o que não é nenhuma surpresa, afinal, todos são da Fiat e miram o mesmo comprador.

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Fiat Mobi Easy 2017

O Palio é dono dos melhores números de desempenho (velocidade máxima e de 0 a 100 km/h), além de ser o mais barato. Ele e o Uno entregam um pouco mais de espaço interno e porta-malas do que o Mobi, que é menor e cabe em quase todas as vagas – algo que também acontece na imensa maioria do tempo com os dois mais velhos.

Mas, entre os três, acho que a melhor compra é o Mobi por dois motivos principais. Além de um pouco mais seguro, o novo hatch tem três anos de garantia e um diferencial de mercado que faz uma grande diferença: ele não irá sair de linha num futuro próximo como os seus irmãos. Para encerrar, jamais compre o Mobi Easy sem o pacote Functional, que deveria ser de série, pois, em pleno século 21, no ano de 2016, não dá para entender um veículo novo vir sem limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Comentários (6)

  1. Mais uma carroça nacional, caríssima e repleta de problemas (sem direção elétrica e sem motor de 3 cilindros)! Deixando de lado também a segurança e outros itens importantes para a vida do motorista. Que pena que o brasileiro ainda não tem maturidade de consumo para poder dar o troco a essas empresas que somente priorizam o lucro, deixando de comprar essas porcarias que nos são impostas. Infelizmente o brasileiro adora o novo sem se importar com o que está comprando. Vamos adquirir os carros importados… Esses, mesmo custando mais, realmente valem a pena! Que tal trocar de nome para Fiat Tolo.

    • So nao concordo com seu elogio ao motor tres cilindros. Nenhum motor com numero impar de cilindros nunca deu nem nunca vai dar certo, nao importa oq esses engenheiros dizem. Palavra de mecanico!

      • Estou no segundo Palio. Gosto do carro. Vou trocar e estou pesquisando qual é melhor. O que não entendo, já reclamei, já sugeri. Os bancos anatomicamente são ruins. Faço muitas viagens e estou ficando com problema na coluna por causa do banco. E pelo que vi dos novos modelos inclusive o Mobi nada mudou. Fiat faz alguma coisa. Com esses bancos não da não. Melhora isso aí.

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