Toyota ultrapassa a marca de 9 milhões de veículos híbridos vendidos no mundo. Obrigado Prius!

Toyota-Prius-hibrido-Brasil

Toyota Prius

A Toyota atingiu nova marca histórica ao vender mais de 9 milhões de veículos híbridos em todo o mundo no último dia 30 de abril. A conquista aconteceu apenas nove meses após a companhia ter celebrado o registro de 8 milhões de automóveis híbridos comercializados, em julho de 2015. E quem é o protagonista disso tudo? Sim, é ele: Prius.

Do total de veículos com propulsão híbrida emplacados pela marca, a família Prius obteve o maior índice de participação, com cerca de 5,7 milhões de automóveis, algo em torno de 63% de todos os modelos movidos com esta tecnologia negociados pela fabricante.

De acordo com a Toyota, o “suporte na redução dos efeitos do automóvel no meio ambiente é uma prioridade”. A marca se baseia numa premissa que é verdadeira: a de que veículos ecológicos só podem realmente ter um impacto significativo se forem utilizados em larga escala. Por isso vender 9 milhões de híbridos é importante.

A companhia japonesa passou a vender o Prius em janeiro de 2013 no Brasil, e, desde então, 783 unidades foram vendidas. Se ele fosse mais barato, com certeza venderia mais. Mas ainda estamos na fase do preço da tecnologia pesar demais no valor final do produto.

A Toyota adotou essa premissa embasada no Desafio Ambiental 2050, anunciado em outubro do ano passado, que define desafios que irá incorporar, a fim de reduzir os impactos negativos causados pelos automóveis sobre a saúde do meio ambiente global para o mais próximo possível ao nível zero de emissão. Para cumprir estes desafios, a marca está trabalhando para expandir o portfólio de veículos híbridos, de forma a atingir vendas anuais de 1,5 milhão de carros, chegando à marca de 15 milhões de unidades emplacadas até 2020. Vamos ver se ela consegue – espero que sim, com o Brasil perdendo o papel de coadjuvante e passando passando a ter protagonismo nessa participação (não custa sonhar).

Toyita-Prius-2015-hybrid-hibrido-eletrico

Toyota Prius no Brasil

A marca japonesa calcula que, até 30 de abril deste ano, o uso de veículos híbridos resultou na redução de cerca de 67 milhões de toneladas a menos de CO2 que seriam emitidas na atmosfera. A empresa também estima que seus modelos híbridos economizaram aproximadamente 25 bilhões de litros de gasolina em comparação com a quantidade utilizada por veículos convencionais.

Fica aqui o desafio para a Toyota: lançar um Prius flex no Brasil, com seu sistema híbrido funcionando com um motor a combustão que possa ser abastecido não só com gasolina, mas também com etanol (da cana e do milho).

Vale lembrar que a Toyota lançou o “Coaster Hybrid EV” em agosto de 1997 e, em dezembro do mesmo ano, foi a vez do “Prius”, primeiro veículo híbrido para passageiro do mundo a ser produzido em massa. Desde então, os veículos híbridos da Toyota receberam um grande apoio por parte dos consumidores em todas as regiões.

Brasil

Ainda como linha 2015 no site da Toyota, o Prius tem preço sugerido de R$ 117.610. Ele vem equipado, de série, com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e para o joelho do motorista), banco do motorista com ajuste de altura e lombar, coluna de direção regulável em altura e profundidade, computador de bordo, ar-condicionado digital, rádio CD Player que lê arquivos em MP3 e WMA, entradas USB e auxiliar, conexão bluetooth, trio elétrico, volante com controle de audio e do computador de bordo, projeção do velocímetro no vidro dianteiro, botão Push-Star para ligar e desligar o veículo, abertura da porta do motorista por detecção de proximidade da chave (Smart Entry), direção elétrica, entre outros.

O modelo vem equipado com dois motores: 1.8 16V VVTi a gasolina, que desenvolve 99 cv de potência a 5.200 rpm e 14,5 mkgf de torque a 4.000 rpm, e um elétrico, que gera 82 cv e 21,1 mkgf, resultado numa potência combinada de 134 cv (é um cálculo específico, e não a simples soma dos cavalos dos dois propulsores). O câmbio é automático do tipo CVT.

Comentários (2)

  1. Estou com um PRIUS desde 14 de JAN-17.
    Está superando as expectativas, cada dia uma surpresa e uma descoberta nova.
    Além de todas as vantagens publicadas pelo fabricante, o meu está rendendo mais do que os 18 km por litro, média atual de 20 na cidade e 18 em viagem.
    Estou satisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *