Ford Focus chega à linha 2017 com poucas novidades. Preços assustam muito

Foto externa do Ford Focus 2017A Ford apresentou, no final da semana passada, a linha 2017 do Focus, que chegou com poucas novidades. As principais são as luzes diurnas de LED, úteis para atender a nova legislação de uso nas estradas, e o alarme volumétrico. Focus Hatch e Focus Fastback também passam a oferecer o sistema SYNC 3, com multifunções de telefone, navegador, áudio, aplicativos e acesso ao Apple Car Play e Android Auto para facilitar a vida a bordo. Uma pena que os preços ainda assustem, e muito!

Infelizmente, a central multimídia SYNC 3, que foi atualizada e aprimorada, não é um equipamento de série em todas as versões da linha Focus. Ela traz novo grafismo, menus simplificados, tela capacitiva de 8″ (similar à dos smartphones), processador mais veloz (10x em relação à versão anterior) e fácil atualização de software.

Foto do sistema multimídia SYNC 3 do Ford Focus 2017

Central multimídia SYNC 3 é a principal novidade do Ford Focus 2017

O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.

Outra novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, e Android Auto, plataforma do Google que possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros. Isso é realmente legal.

Equipamentos

Além das luzes diurnas de LED e do alarme volumétrico, toda linha 2017 do hatch e do Fastback vêm, de série, a partir da versão SE, com rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 2 com AppLink, assistência de emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável My Key, airbag duplo, freios ABS com EBD, entre outros.

Foto do painel do Ford Focus 2017 automático

Volante com comandos, cambio de dupla embreagem e central multimídia SYNC 3: tudo de série no Ford Focus 2017 com motor 2.0

O pacote de opcionais Plus, disponível para as versões SE, 1.6 e 2.0 no hatch e 2.0 no sedã, adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17” exclusivas, ar-condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.

A versão Titanium vem com os itens acima com a adição de teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17” exclusivos (outra vez – também não entendo direito o que a Ford quer com tantas rodas “exclusivas”), acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power) e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters.

Preços da linha 2016 do Ford Focus hatch

Preços da linha 2016 do Ford Focus hatch

O seu pacote de opcionais Plus para o Focus e Titanium (2.0 nas duas carrocerias) inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.

Motores

A linha 2017 do Focus continua equipada com os motores 1.6 16V da família Sigma (hatch, com câmbio manual de cinco marchas), que desenvolve 131 cv de potência e 16,2 mkgf de torque com gasolina e 135 cv e 16,7 mkgf com etanol; e 2.0 Direct Flex (hatch e sedã, apenas com transmissão manual automatizada de dupla embreagem e seis velocidades), que gera 175 cv e 21,5 mkgf com o combustível fóssil e 178 cv com e 22,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Preços da linha 2016 do Ford Focus Fastback sedan

Preços da linha 2016 do Ford Focus Fastback (sedã)

Resumo da obra

Eu adoro o Focus! É um dos meus carros favoritos do mercado! Já até tentei comprar um, mas a Ford simplesmente não soube me vender o carro. Recentemente, rodei numa unidade mais antiga do modelo e fiquei muito animado novamente em ter um exemplar na minha garagem, mas pagar R$ 72.490 R$ 74.590 num carro 1.6 aspirado é caro demaise olha que esse é o valor da linha 2016 (o preço do Focus 2017 não foi anunciado ainda pela Ford). O mesmo comentário vale para o Volkswagen Golf, que parte de incríveis R$ 78.130 com propulsor 1.6 16V.

Voltando à linha 2017 do norte-americano fabricado na Argentina, mesmo mínima, a atualização foi boa e ajudará a Focus a se manter competitivo por mais tempo. Uma pena mesmo é o seu preço absurdo, como citei acima e como comentei anteriormente, quando disse que as montadoras perderam o juízo com os preços dos seus hatches médios no Brasil.

PREÇOS

Linha 2017 – Hatch
. Ford Focus SE 1.6 – R$ 74.590 (era R$ 72.490)
. Ford Focus SE Plus 1.6 – R$ 83.490 (era R$ 78.490)
. Ford Focus SE Plus 2.0 PowerShift – R$ 91.990 (era R$ 86.890)
. Ford Focus Titanium 2.0 PowerShift – R$ 101.290 (era R$ 95.290)
. Ford Focus Titanium Plus 2.0 PowerShift – R$ 107.390 (era R$ 104.590)

Linha 2017 – Sedã
. Ford Focus Fastback SE 2.0 PowerShift – R$ 82.690 (era R$ 80.390)
. Ford Focus Fastback SE Plus 2.0 PowerShift – R$ 91.990 (era R$ 86.890)
. Ford Focus Fastback Titanium 2.0 PowerShift – R$ 101.290 (era R$ 95.290)
. Ford Focus Fastback Titanium Plus 2.0 PowerShift – R$ 107.390 (era R$ 104.590)

Mas, se eu fosse comprar um, primeiro, tentaria, ao máximo, conseguir um desconto, pois a linha 2017 está extremamente cara; depois, provavelmente escolheria o Focus SE Plus 1.6 hatch, uma vez que qualquer versão 2.0 só está disponível com o câmbio manual automatizado de dupla embreagem da Ford, sistema que eu não gostei no dia a dia – prefiro uma transmissão automática tradicional ou CVT. Focus 2.0 manual? Esse sim seria o meu, ainda mais se o preço ajudasse. Mas não…

Fotos: Ford/Divulgação

Comentários (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *