Ótimo carro, Fiat Palio chega à linha 2017 mais equipado, caro e “perdido”

Foto do Fiat Palio Sporting 1.6 2017
Fiat Palio Sporting 1.6 2017

Um dos modelos mais importantes e vendidos da história da Fiat no Brasil, o Palio chega à linha 2017 com mais equipamentos de série e outras poucas novidades. Mas o modelo nunca esteve tão caro e “perdido” como atualmente.

Ótimo carro, o Fiat Palio passa a contar, na linha 2017, com um painel central ligeiramente alterado, com acabamento diferente para cada versão; nova grafia do quadro de instrumentos; uma nova posição da porta USB, um interior mais escurecido e novos tecidos de série. Externamente, as únicas novidades do compacto ítalo-brasileiro ficam por conta das rodas de liga leve, calotas e faixas laterais.

Foto da lateral do Fiat Palio Sporting 1.6 2017
Fiat Palio Sporting 1.6 2017: faixa lateral e rodas são novidades

Toda linha Palio vem, de fábrica, com, pelo menos, aibag duplo frontal, freios ABS com EBD, ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo (A e B); limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa); Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas ); tomada 12V; travas elétricas (+ travamento automático das portas a 20 km/h); vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, entre outros.

Veja os novos equipamentos de série de cada versão do Palio 2017:

Foto do Fiat Palio Attractive 1.4 2017
Fiat Palio Attractive 1.4 2017

Fiat Palio Attractive 1.0 2017

Acrescentou em sua lista de conteúdos de série banco do motorista com regulagem de altura, pré-disposição para rádio e o Kit Comfort, composto por apoia-pé para o motorista, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras, 3° apoio de cabeça traseiro rebaixado, revestimento interno da soleira das portas e mais porta-óculos. Como opcional oferece rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.

Fiat Palio Attractive 1.4 2017

Além dos itens do irmão 1.0, recebe banco com regulagem de altura e pré-disposição para rádio. Seus opcionais são: rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.

Foto do Fiat Palio Essence 1.6 2017
Fiat Palio Essence 1.6 2017

Fiat Palio Essence 1.6 2017

Itens acima com adição de volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros e alarme. Como opcionais traz rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15, spoiler na tampa traseira na cor do veículo e kit parafusos antifurto das rodas.

Foto da traseira do Fiat Palio Sporting 1.6 2017
Fiat Palio Sporting 1.6 2017 tem o visual mais bonito da família

Fiat Palio Sporting 1.6 2017

Além das novas faixas laterais exclusivas e das rodas em liga leve 16” com nova pintura, ganhou em sua lista de série: volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros, alarme e kit parafusos antifurto das rodas.

FiatLinha 2016Linha 2016*Linha 2016**Linha 2017
Palio Attractive 1.0 8VR$ 39.410R$ 41.780R$ 42.410R$ 42.410
Palio Attractive 1.4 8VR$ 42.740R$ 45.310R$ 45.990R$ 45.990
Palio Essence 1.6 16VR$ 47.130R$ 50.140R$ 50.890R$ 50.890
Palio Sporting 1.6 16VR$ 49.460R$ 52.620R$ 53.410R$ 53.410

*: Preço em maio de 2016
**: Preço em junho de 2016

O superado e confiável motor 1.0 8V Fire Flex de quatro cilindros desenvolve 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 kgfm com etanol. Já o ultrapassado, ruidoso, beberrão e também confiável propulsor 1.4 8V gera 85 cv e 12,4 kgfm com o combustível fóssil e e 88 cv e 12,5 kgfm com o derivada da cana-de-açúcar. A (adequada para o carro) motorização 1.6 16V E.TorQ tem 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol.

Foto do painel do Fiat Palio Attractive 2017
Painel do Fiat Palio Attractive 2017

Caro e “perdido”

Analisando a lista de equipamentos, as soluções tecnológicas, a parte mecânica, os concorrentes e os preços, vejo o Palio um passo atrás dos principais adversários, mesmo com a inclusão de novos itens de série na linha 2017. Se isso tivesse acontecido sem o quase assustador aumento de preços praticado pela Fiat há pouco tempo, na ocasião de lançamento do Punto 2017, a situação do Palio seria mais interessante (pelo menos o valor não subiu de novo agora).

Mas, para o consumidor, será que valer investir num carro caro e superado? É fácil achar a resposta: basta olhar a lista dos veículos mais vendidos do Brasil em 2016. Antes brigando pela ponta, o Palio precisar suar para ficar em 5º lugar, graças ao veterano Palio Fire, que garante bons números à família – mas atrás de automóveis mais modernos, como o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Ford Ka.

Foto do painel do Fiat Palio Essence 1.6 2017
Painel do Fiat Palio Essence 1.6 2017

Além do preço, outro grande problema do Palio no momento é se encontrar. Com Mobi, Uno, Palio Fire e Punto (sem nos esquecermos do recém aposentado Uno Vivace), o veterano hatch parece estar à deriva, perdido no mercado.

A pressão trazida pelo Mobi de “empurrar” o Palio para cima (em termos de requinte e tecnologia) não fez bem ao modelo (que não recebe uma importante novidade há anos), assim como a errada estratégia da Fiat de, nos últimos 10/12 meses, elevar os preços de seus modelos de forma mais exagerada, acreditando que o brasileiro irá pagar mais de R$ 60.000 num Palio (ou R$ 43.900 num Mobi).

Foto do painel do Fiat Palio Sporting 1.6 2017
Painel do Fiat Palio Sporting 1.6 2017

Não me entendam mal, pois gosto muito do Palio e reconheço as suas ótimas qualidades. Mas uma coisa está muito clara: o mercado evoluiu, mas o hatch da Fiat não (ou muito pouco), além de ficar mais caro, ao invés de compensar a defasagem do projeto com preços mais agressivos.

Fotos: Fiat/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *