Boa notícia: BMW X4 agora é fabricado no Brasil!

Foto do BMW X4 Xdrive28i X Line brasileiro
BMW X4 Xdrive28i X Line agora é brasileiro

Uma boa notícia: a BMW iniciou, no último dia 31, a produção do X4 na fábrica da empresa em Araquari (SC), projeto que integra o plano de investimentos de 256 milhões de euros feito pelo BMW Group para o período de 2013 e 2017. Se virar verde e amarelo é algo excelente, a ampliação do portfólio nacional não implicou, necessariamente, em redução de preço do modelo, uma vez que o crossover custa a mesma coisa que valia antes, quando era importado.

Por sugeridos R$ 299.950, a versão brasileira do BMW X4, um dos carros mais bonitos em produção por aqui hoje, é a xDrive28i X Line, a de entrada, que traz sob o capô um motor de quatro cilindros, 2.0 16V, que desenvolve 245 cv de potência e 35,7 mkgf de torque.

BMW X4 de perfil valoriza o design
Perfil valoriza o design do BMW X4

Em tempos de nacionalização de componentes e da produção para aproveitar benefícios fiscais, custos menores e evitar que a alta do dólar gere impacto nos preços, a manutenção do valor antigo do X4 é meio injustificada, a não ser que a BMW estivesse subsidiando o preço do importado. Será?

De qualquer forma, segundo Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil, “o início da produção do novo BMW X4 na fábrica do BMW Group em Araquari reitera o nosso compromisso em seguir investindo no Brasil. Temos muito orgulho em fabricar automóveis BMW em solo brasileiro e com os mesmos padrões de qualidade e alta tecnologia empregados em diferentes fábricas do BMW Group espalhadas pelo mundo”.

Foto do BMW X4 nacional
BMW X4 nacional é fabricado em Santa Catarina

O BMW X4 xDrive28i X Line brasileiro tem, como equipamentos de série, ar-condicionado automático digital; sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos; teclas multi-funções no volante; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; apoio de braço central, traseiro; bancos dianteiros com ajustes elétricos; retrovisor interno com função anti-ofuscante; conexão Bluetooth para celular e entrada USB; sistema de som Harman Kardon; alarme; faróis Bi-Xenon; faróis de neblina em LED; sistema de limpeza dos faróis; controle de cruzeiro com função de freio; faróis direcionais dianteiros; câmera de ré; assistente de farol alto, entre outros.

Com a produção local do BMW X4, a expectativa é de que as vendas do modelo atinjam 45 unidades/mês até o fim deste ano, registrando um crescimento de 50% nos emplacamentos. Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, a planta catarinense é a 30ª fábrica da empresa no mundo, em 14 países. Com investimento de mais de R$ 800 milhões, a unidade em Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano.

Comentários

  • Mauricio disse:

    O que não foi abordado e é muito importante, é se a versão brasileira tem todos os componentes da versão até então importada. Normalmente quando um veículo passa a ser fabricado no Brasil perde alguma coisa (às vezes muitas).

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *