O que esperar do Fiat Mobi Drive com novo motor 1.0 de três cilindros?

Fiat Mobi Drive

Fiat Mobi Drive tem o novo motor 1.0 6V Firefly de três cilindros

Finalmente ele foi lançado de verdade! Se o compacto agradou mas não inovou em nada antes, agora a situação é outra, pois o Fiat Mobi Drive chegou trazendo o moderno e eficiente motor 1.0 de três cilindros (e mais alguns detalhes), restando a importantíssima dúvida do preço do carro, que não pode ser mais alto ainda de jeito nenhum!

[POST ATUALIZADO EM 24/11 COM PREÇO E MÉDIA DE CONSUMO DO MOBI DRIVE]

Previsto para chegar às concessionárias da Fiat no final de novembro, a nova versão Drive traz como destaque o novíssimo motor Firefly 1.0 6V três cilindros, que fez a sua estreia no Uno 2017.

Sem tanquinho auxiliar de partida a frio, esse propulsor desenvolve 72 cv de potência e 10,4 mkgf de torque com gasolina e 77 cv e 10,9 mkgf com etanol. De acordo com a Fiat, o Mobi Drive é “o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado”.

Novo motor Firefly do Fiat Mobi Drive

Novo motor Firefly deu vida nova ao Fiat Mobi Drive

Sem divulgar os números oficiais ou os dados do Inmetro, fica difícil confirmar. A única informação sobre consumo de combustível divulgada oficialmente pela Fiat foi um vídeo em que cinco jornalistas dirigem na estrada entre Betim (MG) e São Paulo (SP) com o Mobi fazendo até 27 km/l com gasolina.

Direção elétrica

Além do novo motor 1.0, a outra grande novidade do Mobi Drive é a direção elétrica, que traz a velha conhecida função City, ativada por meio de um botão no painel, que reduz o esforço do motorista durante as manobras de estacionamento (é desativada automaticamente em velocidades mais altas).

Equipamentos

Entre os equipamentos de série, o Mobi Drive vem com tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras; ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, freios ABS com EBD e ESS sinalização de frenagem de emergência), pneus “superverdes”, airbag duplo, entre outros.

Painel e interior do Fiat Mobi Drive

Painel copiando o Uno não mudou. Destaque para o Fiat Live On (celular que vira a tela do rádio)

Opcionais

Entre os opcionais, destaque para rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14″ – sem contar os acessórios da Mopar.

Os opcionais devem ser vendidos no pacote On, formando o conjunto Mobi Drive On.

Mas então para que comprar as outras versões?

As outras seis versões do Mobi, Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, continuam equipadas com o super confiável e ultrapassado motor 1.0 8V Fire, que desenvolve os mesmos 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol.

Pelo menos, de acordo com a marca, esse propulsor passou por uma recente atualização, entregando agora um consumo 3% menor. Compare abaixo os números do Inmetro, levando em consideração os dados de lançamento (chamei de “Linha 2016”) e os números mais recentes (chamei de “Linha 2017”).

CONSUMO “LINHA 2016”
Etanol Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
Mobi Easy* 1.0 8V 8,7 km/l 10,1 km/l 12,7 km/l 14,7 km/l
Mobi Easy On 1.0 8V 8,4 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,3 km/l
Mobi Like 1.0 8V 8,4 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,3 km/l
Mobi Like On 1.0 8V 8,4 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,3 km/l
Mobi Way 1.0 8V 8,4 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,3 km/l
Mobi Way On 1.0 8V 8,4 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,3 km/l
CONSUMO “LINHA 2017”
Etanol Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
Mobi Easy* 1.0 8V 9,2 km/l 10,2 km/l 13,5 km/l 15,2 km/l
Mobi Easy On 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Like 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Like On 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Way 1.0 8V 8,9 km/l 9,7 km/l 12,6 km/l 14,2 km/l
Mobi Way On 1.0 8V 8,9 km/l 9,7 km/l 12,6 km/l 14,2 km/l
Mobi Drive 1.0 6V 9,6 km/l 11,3 km/l 13,7 km/l 16,1 km/l

*: Versão sem ar-condicionado (sim, até hoje tem marcas que vendem carro sem esse equipamento).

Fiat Mobi Drive com motor Firefly

Não existe identificação externa do motor Firefly no Mobi Drive

Resumo da obra

Como vocês viram, o Mobi finalmente foi lançado, ou seja, o Mobi Drive representa o que o modelo deveria ser desde o início, com motor moderno e direção elétrica. Agora vem a pergunta que dá calafrios ao público: depois do recente aumento de preço do compacto, quanto o Mobi Drive irá custar?

Levando em consideração que a lista de equipamentos da nova versão Drive se assemelha à versão Like, acredito que o Mobi com o novo propulsor deveria entre R$ 38.470 e R$ 39.990 (sem o pacote On). Mas, infelizmente, não será surpresa nenhuma se o Mobi Drive tiver preços superiores a R$ 40.000, podendo superar a incrível marca de R$ 45.000.

Detalhe da traseira do Fiat Mobi Drive

Destaque da tampa com a versão Drive do Fiat Mobi

Se for alto assim, só tenho a lamentar. Nesse ritmo, ainda mais depois do aumento, quando o Mobi receber o limitado mas útil câmbio manual automatizado Dualogic Plus, seus valores poderão beijar inacreditáveis R$ 50.000.

Para fechar, fico aqui pensando se realmente vale a pena comprar um Mobi com motor 1.0 8V Fire. A tendência natural é que esse propulsor seja, gradativamente, substituído pelo 1.0 6V Firefly. Logo, será que vale levar um Mobi Easy, Like ou Way para casa?

ATUALIZAÇÃO em 24/11: A minha previsão estava certa. O Fiat Mobi Drive tem preço sugerido de R$ 39.870.

Comentários (6)

  1. Caro Renato,
    Apesar do preço que não será compatível com o veículo,acredito que o Mobi com este novo motor será top para uso na cidade,superando inclusive o UP.Você sabe da possibilidade do Mobi ter o motor 1.3 Firefly como o Uno?

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