Vale a pena como o novo Fiat Grand Siena Attractive 1.0?

Foto do Fiat Grand Siena Attractive 1.0

Fiat Grand Siena 2017 agora conta com a nova versão Attractive 1.0

Buscando ampliar a sua gama de produtos que foi reduzida drasticamente, a marca italiana preparou uma novidade: Fiat Grand Siena Attractive agora conta também com motor 1.0. Mas não fique tão animado, pois não é o novíssimo e moderno propulsor Firefly de três cilindros. Será que compensa?

Essa é mais uma atração da linha 2017 do sedã, que teve uma ligeira mudança visual, ganhou mais equipamentos e ficou mais cara. O modelo meio que substitui o Siena EL, que deu adeus.

Motor 1.0 8V Evo

O Grand Siena recebeu o super confiável, ruidoso e ultrapassado motor 1.0 8V Fire Evo Flex, de quatro cilindros, que desenvolve 73 cv de potência a 6.000 rpm e 9,5 mkgf de torque a 3.850 rpm com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol (nos mesmos giros).

Foto do motor 1.0 do Fiat Grand Siena Attractive 2017

Fiat Grand Siena Attractive tem o ruidoso e confiável motor 1.0 8V de quatro cilindros

Infelizmente, provavelmente pensando na economia do momento e não na escala a longo prazo, a Fiat optou por não equipar o Grand Siena com o recém lançado propulsor 1.0 6V Firefly, de três cilindros, que já equipa o Uno 2017 e o Mobi Drive.

A nova motorização gera 72 cv (a 6.000 rpm) e 10,4 mkgf (a 3.250 rpm) com gasolina e 77 cv (a 6.250 rpm) e 10,9 mkgf com etanol (a 3.250 rpm). Para um carro mais pesado como o Grand Siena, mais torque em baixa rotação seria um grande diferencial.

Consumo do gordinho

Além de não adotar o novo motor, outros pontos do Grand Siena 1.0 me surpreenderam. O primeiro é o peso do veículo. Segundo números da própria Fiat, o sedã 1.0 pesa 1.133 kg, enquanto o 1.4 8V pesa 1.094 kg e o 1.6 16V pesa 1.141 kg manual e 1.148 kg manual automatizado.

Foto mostra o visual do Fiat Grand Siena Attractive 1.0

O segundo ponto é uma consequência do primeiro. Veja abaixo, de acordo com a Fiat, como o Grand Siena 1.0 tem números inferiores de consumo de combustível, com etanol e gasolina, se comparado aos irmãos 1.4 e 1.6.

Consumo Etanol Gasolina
Fiat Cidade Estrada Cidade Estrada
Grand Siena Attractive 1.0 8V 7,9 km/l 9,5 km/l 11,2 km/l 13,6 km/l
Grand Siena Attractive 1.4 8V 9,5 km/l 9,5 km/l 14,0 km/l 13,6 km/l
Grand Siena Essence 1.6 16V 9,3 km/l 12,9 km/l 13,4 km/l 18,8 km/l

A marca italiana está muito otimista do meu ponto de vista. Acredito que os dados de consumo divulgados pelo Inmetro, abaixo (ainda sem a versão 1.0), são mais próximos da realidade:

Consumo Etanol Gasolina
Fiat Cidade Estrada Cidade Estrada
Grand Siena Attractive 1.4 8V 7,7 km/l 9,0 km/l 11,2 km/l 13,1 km/l
Grand Siena Essence 1.6 16V 6,9 km/l 8,3 km/l 10,1 km/l 12,6 km/l
Grand Siena Essence 1.6 16V Dualogic Plus 7,0 km/l 8,3 km/l 10,1 km/l 12,4 km/l

Equipamentos

Para tentar ajudar a melhorar a média de consumo de combustível, o Grand Siena 1.0 vem equipado com pneus “super verdes” de 14″ (com calotas), que proporcionam menor resistência em contato ao solo, reduzindo o ruído e, segundo a marca, melhorando a frenagem e a durabilidade.

A versão Attractive 1.0 tem uma lista de equipamentos de série até interessante, com destaque para ar-condicionado; direção hidráulica; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; trava elétrica com travamento automático das portas a 20 km/h; Lane change (auxilia nas trocas de faixa); computador de bordo; predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e antena); alertas de limite de velocidade e manutenção programada; faróis biparábola; apoio de cabeça para todos os ocupantes e Follow me home.

Foto do painel do Fiat Grand Siena Attractive 1.0

Ergonomia poderia ser melhor no Fiat Grand Siena Attractive 1.0. Painel é o mesmo há anos

Opcionais

O consumidor pode ainda escolher entre dois pacotes de opcionais, que trazem alguns itens que deveriam ser de série num veículo do século 21 (marquei com um asterisco).

Kit Creative 1: volante com regulagem de altura (*); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; retrovisores externos elétricos com Tilt Down; banco do motorista com regulagem de altura (*); acabamento interno em tecido; porta-óculos; alças de segurança traseiras e dianteira do lado do passageiro (*); apoia-pé para o motorista (*); e revestimento interno da soleira das portas.

Kit Creative 2: volante com comandos do rádio – 6 botões; sensor de estacionamento traseiro; e rádio Connect CD MP3/WMA com entrada USB, viva-voz Bluetooth e função audio streaming.

Foto do Fiat Grand Siena Attractive 1.0 2017

Traseira inspirada na Alfa Romeo ainda tem seu charme no Grand Siena Attractive 1.0 2017

Garantia e preços

O Fiat Grand Siena tem um ano de garantia total mais dois anos de motor e câmbio – o ideal seria ter três anos de garantia total, como a maioria dos concorrentes.

Mas o cliente pode contratar garantia estendida por mais 12 ou 24 meses de cobertura e o plano de revisão sob medida, com a possibilidade de adquirir de 2 até 10 revisões, de acordo com o perfil do usuário.

Em relação ao preço do carro, o valor pedido pela Fiat para o Grand Siena 1.0 poderia ser mais baixo, mas está numa faixa bem dentro do mercado, rivalizando, por exemplo, com Chevrolet Prisma Joy 1.0 e Nissan Versa Conforto 1.0.

Fiat Linha 2014* Linha 2015 Linha 2015** Linha 2016l Linha 2016y Linha 2016x Linha 2017
Grand Siena Attractive 1.0 R$ 43.590
Grand Siena Attractive 1.4 R$ 39.830 R$ 40.590 R$ 43.930 R$ 45.730 R$ 48.680 R$ 49.460 R$ 50.750
Grand Siena Essence 1.6 R$ 44.780 R$ 45.430 R$ 49.710 R$ 50.360 R$ 53.690 R$ 54.550 R$ 55.950
Grand Siena Tetrafuel 1.4 R$ 49.270 R$ 50.040 R$ 54.640 R$ 55.130 R$ 57.890

*: Valores retirados do site da Fiat em março de 2014.
**: Valores retirados do site da Fiat em 13/05/2015.
l: Valores retirados do site da Fiat no lançamento da linha 2016.
y: Valores retirados do site da marca em maio de 2016.
x: Valores retirados do site da Fiat em junho de 2016.

Velhas qualidades

No mais, o Grand Siena 1.0 continua com a razoável posição de dirigir, com o espaço interno legal e com o excelente porta-malas: 520 litros. O banco traseiro pode ainda ser rebatido para facilitar o transporte de diversos tipos de carga.

Em termos visuais, o Grand Siena 2017 recebeu uma nova grade dianteira, que, inspirada no finado Linea, deu um “respiro” à parte frontal do veículo. A favor do sedã está o ótimo trabalho da Fiat com o design do “Siena grande”, em especial com a traseira estilo Alfa Romeo.

Mas, como comentei antes, mesmo ainda bonito, o Grand Siena dá sinais de cansaço visual porque os concorrentes são esteticamente mais novos e bem resolvidos, como o Hyundai HB20S e o Prisma.

Foto mostra o porta-malas do Fiat Grand Siena Attractive 1.0 2017

Com 520l, porta-malas do Grand Siena é muito bom (poderia ser ainda maior sem as alças laterais)

Mas vale a pena comprar um Grand Siena Attractive 1.0?

O Grand Siena Attractive 1.0 é o mais atrativo da linha 2017 do modelo. Ele demonstra também como o sedã está caro com os motores 1.4 e 1.6. Essa dupla, ao invés de custar R$ 50.750 e R$ 55.950, respectivamente, deveria valer R$ 45.990 e R$ 49.490.

Por outro lado, o Grand Siena com o motor 1.0 8V Evo Fire Flex não anima muito em termos de desempenho e, principalmente, consumo. Teria sido bem mais estratégico ofertar o modelo com o novo propulsor Firefly, de três cilindros, que anda mais e bebe menos.

Ainda assim, acho que vale a compra do modelo, mas só se for para um uso urbano. A seu favor pesam os anos de mercado, que já o conhece muito bem, assim como a confiabilidade do seu propulsor.

Mas lembre-se: o Grand Siena pode evoluir, mas ele tende a sair de linha antes disso, pois o seus substituto já está em desenvolvimento.

Comentários (26)

  1. Boa noite! Imagina, se o grande siena motor 1.4 é horrivel ainda, tem coragem de colocar 1.4 com esse tipo de motor. Não aconselho à ninguém a
    comprar esse tipo de carro, só serve 1.6.

  2. Vocês têm algum tipo de recalque, não é quanto ao carro e sim com a marca. Comprei o gran siena 1.0, é muito bom elegante, confortável, o motor responde muito bem, viajo sempre em 100, 120 km /hora e nunca fui desapontado! Acho que vocês nunca possuirão um grand siena

    • Olá verdade, eu comprei um gran siena também 1.0 múto Bom. E econômico viajo pra Serra do estado do Rio e sobe igual, 1.8 e nunca me deixou BA mão….

    • UM CARRO EXCELENTE, AGORA PARA QUEM QUER POSSUIR UM CARRO ESTILO FERRARI, OBVIAMENTE
      NÃO COMPRE O GRAND SIENA.
      ÓTIMO CARRO GENTE, GRANDE DESENVOLTURA, ESTILO MARAVILHOSO, ESPAÇO INTERNO MAGNÍFICO, OPCIONAIS SATISFATÓRIOS, ENFIM, EXCELENTE CARRO, ME SURPREENDEU, ACABEI DE COMPRA UM 2017.MODELO 2018. APROVADO.

        • Olá fico muito feliz de ver donos de grand sienas aprovando o carro, fui contemplado esse mês e vou pegar um grand siena 2017 1.0, quase desisti depois de ver tantas reclamações em relação a suspensão das linhas de lançamento 2014 2015, alguém poderia me informar se esse problema já foi resolvido nas linhas 2017?

          • Desista o quanto antes desse carro!!! Tenho um Attractive 1.4 e posso dizer que não é um bom carro.
            A suspensão é super frágil, o desempenho é ruim, a dirigibilidade é péssima e a qualidade dos materiais internos é horrível. Fuja desse carro.

    • Olá fico muito feliz de ver donos de grand sienas aprovando o carro, fui contemplado esse mês e vou pegar um grand siena 2017 1.0, quase desisti depois de ver tantas reclamações em relação a suspensão das linhas de lançamento 2014 2015, alguém poderia me informar se esse problema já foi resolvido nas linhas 2017?

  3. Olá fico muito feliz de ver donos de grand sienas aprovando o carro, fui contemplado esse mês e vou pegar um grand siena 2017 1.0, quase desisti depois de ver tantas reclamações em relação a suspensão das linhas de lançamento 2014 2015, alguém poderia me informar se esse problema já foi resolvido nas linhas 2017?

    • Poxa amigo. Vou ser sincero contigo. Faz duas semanas que estou com esse veiculo e estou com alguns problemas. Estou analisando junto aos fornecedores. Portanto avalia com cuidado com sua compra faça o maior numero de teste impossíveis. Acabei dando azar de o meu possuir o que analiso como vicio, mas o fornecedores insistem que é característica.
      Boa sorte.

      • Tive um 1.6 em 2013 e agora, privilegiando o consumo, adquiri o 1.4-2017. Muito bom carro, também. Não tive problemas com o 1.6, rodei com ele por 2 anos e passei dos 60.000 km, e estou satisfeito com o 1.4, tanto no consumo, quanto no desempenho.

    • Não acho o veiculo pessado, não tenho problemas com os amortecedores. Mas meu veículo tem feito um ruido muito alto nas passagens de cambio. Não é possivel generalizar pois andei com outros veiculos após notar o problema no meu e isso não ocorreu. Acredito eu que seja um vicio do meu carro, mas precisa ser consertado, ate mesmo porque criamos uma expectativa do carro zero. Então teste varios veiculos com essa característica. Eu não tive a chance ja que a concessionária não tinha o carro. Também não sei se resolveria porque o veiculo começou apresentar esse barulho depois de 500 km, cheguei ate elogiar o veículo, mas agora apareceu esse enorme infortúnio.

  4. Parizzi, boa noite.
    Parabéns pelo site, pois, é uma importante ferramenta a quem deseja fazer escolha na hora de adquirir um carro.
    Abç, AV.

  5. eu estou super satisfeito com a compra do meu veículo Grand Siena 1.0, não estou generalizando, mas alguns que reclamam é com certeza por que não conhecem ou não compraram esse carro, ou talvez possuem carros de outras marcas…
    ou possuem mas, não tiveram sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *