“No ponto”, Toyota Etios 2018 chega com o “novo visual”

Toyota Etios 2018

Toyota Etios 2018

Se na linha 2017 ele atingiu a maturidade e, depois, recebeu um design diferente na versão Platinum, agora o Toyota Etios 2018 chega de vez com o “novo” visual, adotado em todos os acabamentos. Decisão tardia, mas acertada. Preços subiram.

Visual é o mesmo para toda linha

O Etios 2018, que começou a ser vendido ontem (24), segue com as mesmas versões já disponíveis no mercado atualmente. No entanto, a partir de agora, toda a linha passa a contar com design externo renovado, introduzido no ano passado nas versões Ready e Platinum.

Hatch e sedã contam contam com novos para-choques dianteiros e traseiros e grade dianteira também modificada. A versão Platinum tem ainda aerofólio traseiro de gosto bastante duvidoso no sedã, lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro.

Toyota Etios XLS 2018

Dianteira foi a parte que mais mudou na linha Toyota Etios 2018

Além disso, a versão XLS recebeu saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

Como comentei antes, o visual melhorou em relação ao Etios original e me agradou um pouco mais, especialmente o hatch – mas evoluiu muito pouco, dando um passo (bem-vindo e) tímido à frente.

Observação importante: Etios Cross não mudou o design. Se for alterado, só na linha 2019, no ano que vem.

Motor 1.5 do Toyota Etios 2018

Motor 1.5 é um das estrelas do Toyota Etios 2018

Motores

Debaixo do capô, as bem-vindas mudanças da linha 2017 foram mantidas, com propulsores modernos, eficientes e econômicos.

O motor 1.3 16V desenvolve 88 cv de potência a 5.600 rpm e 12,5 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 98 cv e 13,1 mkgf com etanol, nas mesmas rotações.

Já o 1.5 16V gera 102 cv de potência a 5.600 rpm e 14 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 107 cv e 14,4 mkgf com etanol, nos mesmos regimes de giro.

Câmbio automático do Toyota Etios 2018

Câmbio automático do Toyota Etios 2018 tem quatro marchas

Câmbios

Apenas as versões X e XS do Toyota Etios 2018, tanto hatchback quanto sedã, podem ser vendidas com a transmissão manual de seis velocidades.

As outras, Ready, XLS, Platinum e Cross, são encontradas exclusivamente com a superada e robusta transmissão automática de quatro marchas – o máximo em eficiência que uma transmissão com essa quantidades de marchas pode chegar.

Segundo a marca, o desenvolvimento desse câmbio teve como premissa privilegiar a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combustível, sempre apoiada num sistema confiável.

Para a Toyota, o diferencial dessa transmissão é o software de “inteligência artificial de controle de trocas”, que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.

Consumo*

TOYOTA – CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
ETANOL GASOLINA
CIDADE ESTRADA CIDADE ESTRADA
Etios 1.3 MT6 2018 8,6 km/l 9,8 km/l 12,6 km/l 14,2 km/l
Etios 1.3 AT4 2018 8,2 km/l 9,2 km/l 11,8 km/l 13,3 km/l
Etios 1.5 MT6 2018 8,3 km/l 9,8 km/l 12,4 km/l 14,1 km/l
Etios 1.5 AT4 2018 8,1 km/l 9,2 km/l 11,9 km/l 13,2 km/l
Etios Sedã 1.5 MT6 2018 8,5 km/l 10,3 km/l 12,5 km/l 15,0 km/l
Etios Sedã 1.5 AT4 2018 8,4 km/l 10,4 km/l 12,2 km/l 14,9 km/l

*: Fonte – Inmetro

Equipamentos

Assim como na 2017, a linha Etios 2018 tem painel central com quadro de instrumentos com um display de 4.2″, com tecnologia TFT de alta resolução, chamado Toyota Smart Screen (TSS).

No TSS, dois círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. A tela exibe também diversas informações sobre condução, como a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.

Painel do Toyota Etios Platinum 2018

Painel digital, sistema multimídia e câmbio automático: “estrelas” do Toyota Etios 2018

Segundo a Toyota, outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, não disponível apenas para a versão X, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado.

Toyota Etios X 2018

A versão de entrada, X. possui direção com assistência elétrica progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; retrovisores externos elétricos; travas elétricas; airbag duplo dianteiro, freios com sistema ABS, rodas de 14″ com calotas, entre outros.

Toyota Etios hatch 2018

Toyota Etios hatch é mais simpático em termos visuais

Toyota Etios XS 2018

A versão XS adiciona sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa braço no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

Toyota Etios Ready 2018

O Etios Ready, que passa a integrar toda a linha 2018, é baseada na versão XS hatch com transmissão automática e tem acessórios exclusivos: bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

Toyota Etios sedã 2018

Toyota Etios XLS Sedan 2018

Toyota Etios XLS 2018

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS mais rodas de liga leve de 15″; sistema de áudio com tela touchscreen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; volante revestido em couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Toyota Etios Cross 2018

O Etios Cross, disponível apenas na carroceria hatch, não possui alteração de design, já que conta com detalhes exclusivos. No entanto, se diferencia da XLS pelo desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

Toyota-Etios-Cross-hatch-2014-Brasil-offroad

Toyota Etios Cross 2018 manteve o visual original

Toyota Etios Platinum 2018

A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS mais rodas de liga leve de 15″ com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

Preços

Mesmo sem ganhar novos equipamentos, os preços da linha 2018 do Etios tiveram um aumento considerável em relação à linha anterior (embora as versões 2017 tenham ficado mais caras entre julho e dezembro de 2016). Veja:

Toyota / PREÇO Linha 2014 (9/2014) Linha 2015 (9/2014) Linha 2016 (7/2015) Linha 2016 (4/2016) Linha 2017 LINHA 2018
Etios X 1.3 R$ 37.960 R$ 38.380 R$ 40.890 R$ 41.890 R$ 43.990 R$ 45.990
Etios X 1.3 AT R$ 47.490 R$ 50.890
Etios XS 1.5 R$ 41.520 R$ 42.620 R$ 45.290 R$ 46.490 R$ 48.995 R$ 51.190
Etios XS 1.5 AT R$ 52.495 R$ 56.090
Ready 1.5 AT  –  –  R$ 59.780 R$ 59.840
Etios XLS 1.5 R$ 45.090 R$ 46.220 R$ 50.290 R$ 51.390 R$ 53.895
Etios XLS 1.5 AT R$ 57.395 R$ 61.390
Etios Platinum 1.5 AT R$ 47.090 R$ 49.120 R$ 52.090 R$ 62.490 R$ 64.990
Etios Cross 1.5 R$ 48.240 R$ 49.190 R$ 53.390 R$ 54.790 R$ 57.395
Etios Cross 1.5 AT R$ 60.895 R$ 64.290
Etios Sedã X 1.5 R$ 42.030 R$ 42.470 R$ 45.190 R$ 46.390 R$ 48.495 R$ 50.690
Etios Sedã X 1.5 AT  –  – R$ 51.995 R$ 55.590
Etios Sedã XS 1.5 R$ 44.070 R$ 45.190 R$ 47.990 R$ 49.190 R$ 51.695 R$ 53.990
Etios Sedã XS 1.5 AT  – R$ 55.195 R$ 58.890
Etios Sedã XLS 1.5 R$ 47.740 R$ 48.880 R$ 53.090 R$ 54.290 R$ 56.795
Etios Sedã XLS 1.5 AT R$ 60.295 R$ 64.190
Etios Sedã Platinum 1.5 AT R$ 49.740 R$ 51.780 R$ 54.990 R$ 57.050  R$ 65.990 R$ 68.390

Mercado em 2016

Em 2016, a Toyota comercializou 67.768 unidades do Etios nas versões hatch e sedã no mercado brasileiro, crescimento de 10% em relação a 2015, e exportou outras 26.408 unidades para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.

Visual do Toyota Etios sedã 2018

Toyota Etios sedã foi beneficiado na linha 2018 em termos visuais

Resumo da obra

Ao adotar o visual renovado para todas as versões, a Toyota corrigiu a principal questão criada na linha 2017 com a chegada do Etios Platinum. Apenas os donos do Etios X, XS e XLS 2017 não ficaram nem um pouco felizes, afinal, seus carros ficaram antigos – eu avisei que isso iria acontecer.

Mas o importante é que a marca japonesa ouve constantemente os consumidores (a evolução da família Etios é a prova disso) e acertou em cheio adotando um design único para toda a linha do hatch e do sedã.

Se no ano passado ele atingiu a maturidade, agora, na linha 2018, o Toyota Etios está “no ponto”- esse é, disparado, o seu melhor momento no Brasil.

Comentários (6)

  1. Não compensa trocar o modelo 2017 para 2018, pois mudou levemente só os para choques dianteiros e traseiros. E cá entre nós, ficou pior o dianteiro, já a traseira nem tanto. Eu tenho o Etios SD 2017 e amo ele, meu primeiro toyota novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *