Alta Roda – 14 grupos automotivos controlam 54 marcas de carros

A coluna Alta Roda dessa semana se resume a uma imagem. Parece pouco, mas ela é muito interessante e demonstra quais são os grupos de poder da indústria. Ao todo, 14 grupos automotivos controlam 54 marcas de carros.

Não custa lembrar que a Renault e a Nissan fazem parte de um mesmo grupo e que, recentemente, a Nissan comprou 34% da Mitsubishi.

14 grupos x 54 marcas

Grupos automotivos que controlam todas as marcas

Ao ver essa imagem fico me lembrando dos casos e especulações da Volkswagen querer comprar a Alfa Romeo, ideia que jamais agradou o todo poderoso CEO da FCA Sergio Marchionne – e que saudade da Alfa aqui no Brasil.

Falando na FCA, esse é um dos grupos grandes mais jovens da turma acima, nascido em 2014 quando a Fiat comprou a Chrysler, nascendo a Fiat Chrysler Automobiles (FCA). 

Curioso observar que a Mazda não aparece na lista de empresas da imagem e que, hoje, poderíamos ter a Fiat “fundida” com a General Motors. Também me lembro das conversas da intenção da FCA (na época só Fiat) comprar a Suzuki para ter mais penetração no mercado asiático. Nada aconteceu até então.

Outro ponto que chama muito a atenção é o fato da indiana Tata Motors ser dona da Jaguar e da Land Rover e da chinesa Geely ser proprietária da Volvo.

anuncio platen press

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *