Cinco carros bonitos, mas que já foram substituídos

Alfa Romeo 156 design

Alfa Romeo 156

O mercado está em constante evolução, e isso inclui o design. Mas vários modelos, não importa a época, se destacam pelo visual, mesmo fora de linha (ou totalmente diferentes). Por isso resolvi listar cinco carros bonitos mas que já foram substituídos. Confira!

Não existe ordem para essa lista, ainda mais porque beleza é um item subjetivo (feio para mim pode não ser para você). Mas foquei apenas em carros que foram (ou ainda são) vendidos no Brasil, importados ou nacionais.

Chevrolet Vectra GT design

Chevrolet Vectra GT / GT-X

Quando a Chevrolet resolveu transformar o Astra em “outro carro”, muita gente ficou preocupada. Mas, diferente do Spin, a marca acertou a mão no Vectra GT / GT-X, especialmente depois da sua reestilização, que melhorou a dianteira do modelo. Hatch médio que nunca vendeu o que podia (afinal, era caro e um Astra remodelado), o veículo merece estar nessa lista ainda mais porque é a minha categoria favorita do mercado.

Honda Civic design

Honda Civic (8ª geração)

Outro modelo que nasceu bonito e que, com a reestilização, ficou ainda melhor, pois sua dianteira ficou mais mais agressiva e adequada com a proposta do modelo: sedã médio com aspecto moderno e esportivo. Sem dúvida uma das mais bonitas gerações do Civic de todos os tempos.

Peugeot 206 visual

Peugeot 206

O pequeno franco-brasileiro nunca foi dos meus favoritos, mas uma coisa é certa: seu lançamento foi marcante no mercado brasileiro. O 206 chamava muita atenção de todos na rua pela sua harmonia, com linhas bem resolvidas e o seu estilo “gota”. Até hoje acho legal encontrar com um em bom estado (raridade) nas nossas ruas.

Fiat Punto visual

Fiat Punto

Comentei isso várias vezes publicamente durante os anos, como em 2009eu tinha bastante receio e um pouco de medo de quem fosse ser o responsável por mudar o visual original do Punto da então nova geração, um dos carros mais bonitos do mercado brasileiro e europeu da época. O mestre Giorgetto Giugiaro realmente foi feliz ao desenhar o carro.

Alfa Romeo 156

Alfa Romeo 156

A Alfa Romeo se foi há tempos do nosso mercado, deixando muitos viúvos por aí (alguns felizes, outros não). Mas ela nos brindou com diversos modelos, como o 164. Mas, na minha opinião, o 156 foi o mais marcante por unir tamanho mais compacto em relação ao irmão maior, motor potente e visual arrebatador, com linhas agressivas a atuais até hoje. Saudades desse carro e do seu ronco…

E então, concorda com a lista? Qual seria a sua lista?

(fotos: divulgação)

Comentários (6)

  1. Incluiria o Escort Zetec. Ao fim da Autolatina a Ford resolveu fazer um lançamento bombástico, para a época. Era simplesmente a mesma versão vendida na Europa, com seu excelente motor Zetec 1.8 16v, muito (mais muito) acima do que exista à época na classe no Brasil.

    Seu desenho usava o conceito 2,5 volumes. Ou seja, um hatch que lateralmente tinha uma “bundinha” protuberante, similar a um sedan. Isso dava excelente 380l de mala, algo impensável para um hatch atual. As linhas em geral eram harmoniosas com o conceito, com uma frente elegante e ao mesmo tempo ousada.

  2. São muitos exemplos.
    Acredito que entrem nessa lista:
    -VW Logus/Pointer: os dois “Autolatinos” tinham um design arrebatador na época principalmente para os padrões VW.
    -GM Vectra B: uma verdadeira revolução no design. Um dos sedans mais belos até hoje. O Vectra C GT nem chega perto.
    -Fiat Marea Weekend: uma lindíssima e inovadora perua na época. Eu babava nela.
    -Ford Mondeo MK1: um sedan/liftback que era lindo em 1994.
    -Renault Laguna MK1: o sedan mais bonito e elegante que a Renault já fez até hoje.
    -Mazda 626: esse sedan vendido no Brasil em 1993 era lindo na época tb.
    -Mitsubishi Eclipse 1; 1,5; 2, e Mitsubishi Galant 1994. Era de ouro da Mitsubishi na qual toda linha era objeto de desejo.

  3. Eu queria entender porque hoje se fazem carros ridículos: Eu achei que igual ao Agile não iria aparecer mais nenhum tão feio !! Mas infelizmente apareceu o tal do Mobi !!! Coisa horrível, mas parecendo carro playmobil !! O mesmo trabalho para se fazer um carro bonito, e elegante é o mesmo tempo que se gasta em um carro feio, porque não optar pela primeira opção ? Por incrível que pareça tem pessoas que compram e desfilam com o playmobil pela cidade para mostrar que adquiriu um carro novo !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *