Fiat Argo praticamente sepulta o motor 1.6 E.TorQ

Motor Fiat 1.6 16V E.TorQ
Motor Fiat 1.6 16V E.TorQ está com os dias contados

Palio, Strada, Grand Siena, Idea, (Palio) Weekend e Punto: todos eles tiveram em comum praticamente a mesma oferta de propulsores. Mas, um “coração” nunca foi muito popular. Agora, a chegada do Fiat Argo praticamente sepulta o motor 1.6 E.TorQ.

Oficialmente, essa motorização não está morta. Mas basta olhar a oferta de carros da marca para perceber que o seu fim é iminente. Embora ainda apareça no site da Fiat, o Punto já saiu de linha, mas ainda pode ser encontrado em virtude de estoques das concessionárias.

Idea já deu adeus. Strada e (Palio) Weekend não contam mais com a oferta do propulsor 1.6 16V, enquanto o Palio irá perder as suas versões mais caras (se é que já não perdeu) com o lançamento do Argo.

O único representante 1.6 da turma hoje é o Grand Siena, que, assim como o Palio, deverá ser substituído pelo Cronos (Argo Sedan), ou seja, suas versões mais “refinadas” e caras darão adeus, ficando apenas as mais simples (por algum tempo).

Foto do Fiat Grand Siena Essence 2017
Grand Siena deverá ser último representante 0 km da Fiat no Brasil com motor 1.6 16V E.TorQ

Por que tirar de linha?

O motor 1.6 16V E.TorQ nunca vendeu (e rendeu) tanto quanto poderia. Por causa disso, a FCA deu atenção quase que exclusiva para o 1.8 16V E.TorQ, que precisava render como um 2.0, em virtude do lançamento (e peso) do Jeep Renegade e da picape Fiat Toro, além de, em paralelo, concentrar esforços nos novos propulsores Firefly.

Além disso, as motorizações da família Fire, 1.0 8V e 1.4 8V, amplamente populares, davam conta do recado na “parte de baixo da tabela”. Logo, o 1.6 ficou meio “perdido” no meio do caminho.

Com o lançamento do mais moderno e eficiente (embora mais fraco) motor 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, o 1.6, praticamente, perdeu o sentido de existir.

O motor

O propulsor 1.6 16V E.TorQ tem quatro cilindros e nunca contou com as “modernidades” do seu irmão 1.8. Ele desenvolve 115 cv de potência a 5.500 rpm e 16,2 mkgf de torque a 4.500 rpm, com gasolina, e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol – nos mesmos giros.

Veja como que ele se relaciona com seus irmãos:

Motor FiatNúmero de cilindrosPotência gas/etanol (cv)Torque gas/etanol (mkgf)
1.0 8V Fire473/759,5/9,9
1.4 8V Fire485/8812,4/12,5
1.0 6V Firefly372/7710,4/10,9
1.3 8V Firefly4101/10913,7/14,2
1.6 16V E.TorQ4115/11716,2/16,8
1.8 16V E.TorQ4135/13918,8/19,3

Questão de tempo

Mas será que não o motor 1.6 16V não teria espaço para sobreviver no meio dos seus irmãos? Quem sabe com uma atualização, fazendo os seus números subirem para 120/122 cv e 16,5 e 17 mkgf, ficando mais econômico?

Quem responde é uma pessoa ligada à Fiat que pediu para não ter o seu nome revelado: “Tivemos mais planos para ele no passado. Agora é uma questão de tempo para ele sair de linha”.

Realmente, se o propulsor 1.6 E.TorQ fosse continuar entre nós, com certeza ele equiparia o Argo. Mas, como isso não acontece, vamos esperar o “cronometro” zerar para nos despedirmos oficialmente dele.

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Comentários

  • Alceu Matiollo disse:

    Tenho um Grand Siena Dualogic 1.6 16v acho o desempenho dele excelente, acredito que a FIAT deveria aproveita-lo no Argo. na Minha opinião as opções de Motores deveria iniciar com 1.3 1,6 e finalmente 1.8 deixar o 1,0 para o Moby e UNO

      • tayrone disse:

        Daniel mais de 300 mil km!!!? e houve alguma manutençao mais cara nesse motor ate hoje ou nada? tenho um palio essence e foi de longe o melhor q ja tive…

    • Douglas Alves Pereira disse:

      Pois é, todos que conheço que possuem carros com 1.6 16v ou 1.8 16v estão satisfeitos com o motor. Acho estranho quando falam mal desse motor sendo que as especificações técnicas não diferem tanto dos concorrentes exemplo Toyota, Honda, Nissan entre outros. Exemplo básico foi o motor AP da Volkswagen que ficou em linha desde meados da década de 80 até 2009 na Saveiro G4 e ninguém reclamavam que já era pra ter retirado o motor do mercado. Outro exemplo são motor do Onix / Prisma / Montana que vem da era Monza início anos 80 até hoje 2020 ainda produzidos e ninguém reclama pra retira- lo de linha pelo contrário com várias opções de carros com motor 1.0 3 cilindros e os brasileiros insistiam em comprar o carro com o motor mais defasado de todos Onix 1.0 4 cilindros. Tem coisas que realmente não existem explicações, o melhor mesmo é possuir um veículo com esse motor, e rodar uma certa kilometragem ou ver com taxistas em relação desempenho e consumo

  • Eduardo disse:

    A decisão de acabar com as versões 1.6 do palio, abre a possibilidade desse motor ser usado no ARGO. A motorização 1.0 no ARGO só se fosse turbo, como ocorre nas versões top de Polo e Golf na VW. Além disso, esse motor 1.8 é o pior da família E-Torq. Já está na hora de a FIAT se preocupar em preencher sua família de motores com coisa mais moderna

  • roberto disse:

    Puta motor, em comparação com o EA111 da linha Wolks dá um show!!
    Principalmente em manutenção e confiabilidade.
    Mas, tecnologia é tecnologia, fabricantes sempre tentando tirar mais proveito de menos e os cliente querendo eficiência e economia.
    Felizmente isso é possível.

  • roberto disse:

    “Entendidos”, leiam com atenção:

    O motor E.torQ tem origem BMW, era o Tritec que equipava os modelos da MINI antigamente na década de 90. É um motor que está no mercado há muito tempo. A BMW colocou outros motores mais modernos e então a Fiat comprou a fábrica da marca alemã por aqui, mudou o nome do motor e passou a usá-lo em seus produtos.

    Os motores E.torQ tiveram muito pouca coisa mudada da era Tritec. O fato de não usar correia dentada é uma grande vantagem, é menor a chance de ter problemas grandes lá na frente. Para o ADG, o melhor motor E.torQ é o 1.6, que é do tamanho certinho pro bloco. Já os 1.8 tem um diâmetro maior de cilindro, por isso não existe sobremedida, é um motor que não dá retífica, isso pode ser um prejuízo enorme lá na frente. O espaço entre os cilindros é muito pequeno e alguns motores chegaram a quebrar por causa disso.
    Ou seja, o 1.8 e-torq é BOMBA.

  • teikowski disse:

    Estou interessado numa Strada 16v 1.6 eTorq, mas me chamou a atenção que este carro só utilizou este motor em 2013. Depois trocou de motorização.
    Quais os riscos de comprar um carro com o motor 1.6 eTorq?

  • Alexandre Schwanke disse:

    Reportagem parcial e tirando conclusões equivocadas! O motor 1.6 etorq é excelente, econômico e durável. Meu Grand Siena está com 170 mil Km.
    A Fiat enterrou o etorq devido a sua política que priorizou o 1.4 fraco, porque tem vantagem em custo de produção e preço final menor. Valeu-se da falta de conhecimento da grande maioria dos consumidores. Basta uma pesquisa rápida e algum estudo do assunto para entender as diferenças e a relação custo x benefício.

  • Tenho um PALIO SPORTING Interlagos 1.6 16V etorq. É um excelente motor! 129.000 km e a única coisa que troquei no motor foi junta da tampa de válvulas e sensor de posição do comando de válvulas. Recomendo sim este motor pelo desempenho e baixo consumo usando gasolina.
    Abraços

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