Audi apela com o seu segundo carro elétrico

Audi e-tron Sportback conceito

Audi e-tron Sportback

A Audi apelou com o seu segundo carro elétrico: ele ficou demais, com o visual bonito e moderno. O novo e-tron Sportback será fabricado em Bruxelas, na Bélgica, a partir de 2019. A planta será responsável também pela produção do primeiro modelo totalmente elétrico da marca, o SUV e-tron, que começa a sair da linha de montagem no ano que vem.

“Com a produção do e-tron Sportback estamos mostrando que levamos a sério a questão da mobilidade elétrica. Esse segundo modelo movido a eletricidade aperfeiçoará a capacidade da nossa fábrica em Bruxelas”, afirma o Prof. Dr. Hubert Waltl, membro do Conselho para Produção e Logística da AUDI AG.

A base para o novo carro é o e-tron Sportback Concept, conceito apresentado pela marca no Salão do Automóvel de Xangai, na China, neste ano.

Audi e-tron Sportback concept

Cupê e crossover se misturam no Audi e-tron Sportback concept

Visual

Seu estilo é mesmo arrebatador. O teto inclinado dá o tom, misturando vários estilos, como um cupê gran turismo e um crossover. São 4,90 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,93 metros de distância entre eixos.

No conceito, o modelo tem câmeras ao invés de retrovisores laterais, rodas gigantes com aro de 23″, pequenos faróis com leds, lanternas em leds que cortam a traseira e, curiosamente, não tem maçanetas.

Um dos detalhes mais legais é ter a logomarca formada por leds azuis (no caso do modelo da foto).

Painel do Audi e-tron Sportback conceito

Painel é formado por múltiplas telas. Repare na mais fina, do lado do passageiro

Por dentro

Internamente, o conceito chama a atenção pelas duas telas que exibem imagens das câmeras laterais (os “retrovisores”), outra tela para o quadro de instrumentos e mais duas no console central, sendo uma uma para o sistema de entretenimento e outra para o comando do ar-condicionado,

O painel tem ainda uma telinha que exibe algumas informações para o passageiro do banco da frente.

Mas, quando o e-tron Sportback for lançado, não deveremos ter tudo isso, aproximando o modelo em série com um carro mais “real” – dos dias de hoje.

Audi E-tron Sportback elétrico

Audi E-tron Sportback elétrico: fabricação a partir de 2019

Audi elétrico

O e-tron Sportback conceito conta com uma unidade elétrica de 320 kilowatts. Ou seja, são três motores elétricos divididos por eixo: um no dianteiro e dois no traseiro que, juntos, desenvolvem 435 cv de potência (os 320 kw citados).

A bateria de lítio do modelo fica no assoalho, entre os eixos, e tem sistema de arrefecimento líquido. Segundo a Audi, o Sportback tem autonomia de 500 km e pode ser acelerado de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

Brasil

Nós, brasileiro, infelizmente precisamos tirar o cavalo da chuva em relação ao e-tron Sportback. Nosso país está realmente atrasado em termos de legislação e infraestrutura para termos carros elétricos por aqui.

Entretanto, a partir de 2020, quem sabe não podemos sonhar com o lançamento do modelo por aqui – ainda importado. Fabricação local, provavelmente só daqui a uma década.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *