Ford Ka 2018 e Ka+ 2018 ganham novas versões e equipamentos, mas na hora errada

Ford Ka SEL 2018
Ford Ka SEL 2018 agora tem bancos revestidos em couro

Depois de deixar a linha 2018 mais cara e praticamente sem novidades, e de tornar o seu hatch e sedã mais baratos e caros ao mesmo tempo, agora é a vez da marca norte-americana mostrar que está mesmo atenta à movimentação da concorrência, que lançou recentemente o Fiat Argo e Volkswagen Polo. Ford Ka 2018 e Ka+ 2018 ganham novas versões e equipamentos para não ficarem para trás. Mas isso pode ter sido ruim. Entenda.

Ford Ka 2018: novas versões

Ford Ka S 1.0 2018 – R$ 44.030

O Ka 1.0 S passa a ser a versão de entrada do hatch e vem equipada com airbag duplo, freios ABS com EBS; direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica, ganchos Isofix para cadeiras infantis, compartimento My Ford Dock para celular no painel, banco traseiro bipartido, abertura elétrica do porta-malas; chave canivete com controle remoto; limpador e desembaçador do vidro traseiro; entre outros.

Ford Ka SE 1.0 2018 – R$ 45.030 / R$ 49.340 (1.5)

A ex-versão de entrada, SE, trás como novidade banco do motorista com ajuste de altura de série. Esse acabamento tem ainda os itens da S além de My Connection com comandos de voz (rádio AM/FM, conexões USB e Bluetooth, além de controle p/ iPod), My Ford Dock; quatro alto falantes; vidros elétricos dianteiros um toque p/ baixo/cima (motorista); e ajuste de altura da coluna de direção.

Ford Ka SE Plus 1.0 2018 – R$ 46.590 / R$ 50.890 (1.5)

Na versão SE Plus a novidade é o comando elétrico para os retrovisores internos. Além disso, ela tem os itens do acabamento SE além de sistema Sync Media System com tela de LCD multifuncional no painel central com 3,5″, comandos de voz com funções de áudio e telefone; AppLink; a Assistência de Emergência.

Ford Ka SE Tecno 2018
Ford Ka SE Tecno 2018

Ford Ka SE Tecno 1.0 2018 – R$ 48.390

A nova versão intermediária, SE Tecno, trás os itens da SE Plus com a adição de controles eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); Assistente de Partida em Rampa (HLA); computador de bordo; faróis de neblina; roda de aço de 15”; e vidros elétricos traseiros (além dos dianteiros).

Interior do Ford Ka SE Tecno 2018
Acabamento diferenciado e controles de tração e estabilidade: de série no Ford Ka SE Tecno 2018

Ford Ka SEL 1.0 2018 – R$ 45.030 / R$ 56.590 (1.5)

A versão topo de linha do Ka, SEL, passa a contar, de série, com bancos revestidos em couro. Além disso, tem os itens da versão SE Tecno acrescentando alarme antifurto volumétrico; lanternas traseiras fumê e roda de liga leve de 15″.

Visual do Ford Ka Trail 2018
Visual “aventureiro” é leve no Ford Ka Trail 2018

Ford Ka Trail 1.0 2018 – R$ 48.430 / R$ 52.740 (1.5)

A versão “aventureira”, Trail, passa a contar agora, de série, com banco do motorista com ajuste de altura. Ela tem ainda os equipamentos da versão SE e trás também bancos revestidos parcialmente em couro sintético; faróis de neblina; lanternas traseiras fumê; pedaleiras com acabamento em alumínio; rodas de ligal leve de 15″ com pneus 185/65 R15 ATR; soleiras das portas dianteiras e Kit Trail (aplique frontal/traseiro e adesivos laterais e traseiro).

Ford Ka+ 2018: nova versão

A Ford, finalmente, parou de chamar a carroceria sedã do Ka de Ka+ e agora o chama de Ka Sedan – basta olhar o site da montadora.

De qualquer forma, o Ka+ (Sedan) agora tem uma nova versão chamada Advanced, que está situada entre a SE Plus e a SEL.

Ford Ka+ SE 1.0 2018 – R$ 48.040 / R$ 52.640 (1.5)

A versão de entrada, SE 1.0, passa a vir, de série, com ajuste de altura do banco do motorista. Além disso, o sedã conta com airbag duplo, freios ABS com EBD; ar-condicionado; direção elétrica; trava elétrica das portas; vidros elétricos dianteiros; My Connection com comandos de voz; conexão bluetooth; quatro alto falantes; My Ford Dock (com entrada auxiliar) com entrada USB, entre outros.

Ford Ka+ SE Plus 1.0 2018 – R$ 50.190 / R$ 54.790 (1.5)

O Ka+ SE Plus traz a partir de agora retrovisores externos elétricos, além dos itens da versão SE com a adição de AppLink; Assistência de Emergência; Sync Media System com tela de LCD multifuncional no painel central 3,5″ e comandos de voz com funções de áudio e telefone.

Ford Ka+ Advanced 2018
Ford Ka+ Sedan SE Advanced 2018

Ford Ka+ SE Advanced 1.5 2018 – R$ 55.690

O sedã Ka+ 2018 tem uma nova versão intermediária batizada de Advanced, exclusivamente com motor 1.5. Ela oferece os itens da SE Plus adicionando controles eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, computador de bordo, vidros elétricos traseiros, rodas de aço de 15″ e bancos com cores e costuras exclusivas. 

Interior do Ford Ka+ Advanced 2018
Interior do Ford Ka+ Sedan SE Advanced 2018

Ford Ka+ SEL 1.0 2018 – R$ 56.190 / R$ 60.790 (1.5)

O topo da família Ka+ Sedan é a versão SEL, que agora conta com bancos revestidos em couro de série. Esse acabamento trás ainda os equipamentos da SE Plus e acrescenta alarme antifurto volumétrico; controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS); Assistente de Partida em Rampas (HLA); computador de bordo; lanternas traseiras fumê; roda de Liga Leve de 15″ e vidros elétricos traseiros.

Motores e câmbio do Ford Ka 2018

A linha 2018 do Ka e do Ka+ têm duas opções de motorização. O 1.0 12V de três cilindros desenvolve 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque com gasolina e 85 cv e 10,7 mkgf com etanol.

O 1.5 Sigma de quatro cilindros gera 105 cv e 14,6 mkgf com o combustível fóssil e 110 cv e 14,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

A única opção de câmbio é a manual de cinco marchas. Pelo menos está no radar da Ford um câmbio automático de verdade para a família Ka, mas, provavelmente, só a partir da linha 2019.

Painel do Ford Ka SE Plus 2018
Painel do Ford Ka SE Plus 2018

Resumo da obra

Excelente! A Ford está correta em tornar mais completos e competitivos os seus dois modelos mais populares. Não há dúvida, ainda mais com as novas versões!

Péssimo

O problema foi fazer isso agora, acrescentando mais equipamentos de série às versões que já existiam, desagradando, e muito, aos compradores do modelo 2018 da linha Ka, de março até aqui.

Pense: seu Ford Ka SEL comprado em setembro não tem bancos revestidos em couro de série. Mas, se a compra tivesse sido feita em novembro, o modelo teria. Por que não acrescentar os equipamentos extras ao lançar a linha 2018?

Não é a primeira vez que a Ford faz isso, uma vez que esse tipo de erro de planejamento já aconteceu antes. Só nos lembrarmos de alguns episódios envolvendo o Focus, como lançá-lo com motor a gasolina e, pouco tempo depois, evoluí-lo para bicombustível (flex); e lançá-lo com um visual e mudá-lo pouco tempo depois.

Vamos torcer para que isso não volte a acontecer e que a Ford consiga antecipar melhor as situações de mercado, tornando os seus veículos ainda melhores, mas antes – sem precisar dessa boa e, por que não, equivocada e tardia correção.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Renato Parizzi disse:

      O carro é bom, mas a estratégia da Ford foi equivocada. Era só ter feito essas mudanças no lançamento da linha 2018. Agora, a marca meio que criou a linha 2018 A (sem novidades) e 2018 B (com os novos equipamentos).

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *