Fiat Argo 2019 chega com vários erros corrigidos. Versão Precision fica para depois

Fiat Argo 2018 HGT
Fiat Argo HGT automático 2019 sai de fábrica agora com sensor de estacionamento traseiro

Demorou um ano mas, finalmente, os problemas foram corrigidos! Fiat Argo 2019 chega com alterações de conteúdo para as seguintes versões: 1.0 (sem sobrenome), Drive e HGT AT6. Estranhamente, o acabamento Precision ficou para depois.

Erros inexplicáveis resolvidos

Quando foi lançado, o Argo não abalou o mercado, mas chegou para ser o carro chefe da marca no país (algo que o Mobi nunca conseguirá), no lugar do Palio e do Uno. Mas essa pressão pesou, fazendo a Fiat cometer algumas lambanças que, com chegada da nova versão mais “barata” e sem sobrenome, foram aumentadas.

Mas, antes tarde do que nunca, elas foram resolvidas:

  • Argos Drive 1.0 e Drive 1.3 agora podem ser equipados com controles de tração e estabilidade. No lançamento, não podiam, e o Uno, que custa menos, tinha esses dispositivos disponíveis para todas as versões!
  • Argo HGT 1.8 manual agora pode ser equipado com o kit Stile e com o kit Side Bags (antes era um ou outro).
  • Argo 1.0 agora pode ser equipado com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (antes não podia, em pleno século 21)!
Botão do sistema Start & Stop do Fiat Argo 2019
Botão A (mais para a esquerda) ativa o “novo opcional” Start & Stop do Fiat Argo Drive 2019

Novidades 2019

A primeira novidade, que considero negativa, é que o sistema Start & Stop passa a ser oferecido como opcional nas versões Drive 1.0 e Drive 1.3, permitindo, segundo a Fiat, “que o cliente opte por contar com o item ou não”. Se o carro tivesse ficado mais barato, ok! Mas como não aconteceu…

Start & Stop continua de série no Argo Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e HGT 1.8.

Argo 1.0 2019

A versão de entrada recém lançada também perde o Start & Stop e conta agora como opcional o Kit Visibilidade, composto por desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência – itens que deveriam ser de série.

Pelo menos o Argo 1.0 conta como ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, direção elétrica progressiva, computador de bordo, volante com regulagem de altura, ESS (sinalização de frenagem de emergência), rodas de aço estampado aro 14”, airbag duplo, freios ABS, entre outros.

Os outros opcionais do Argo 1.0 2019 são:

  • Kit Convenience: retrovisores externos elétricos, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, função tilt down, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento – R$ 1.200;
  • Kit Rádio Connect: áudio streaming, Bluetooth e volante com comandos de rádio – R$ 1.300.
  • Kit Visibilidade: desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro – R$ 599.
Visual do Fiat Argo Drive 1.0 2018
Visual do Fiat Argo Drive 1.0 2019

Argo Drive 1.0 2019

No lugar do Start & Stop, o Argo Drive 2019 passou vir de série com alarme antifurto. Perdeu a multimídia, que agora é opcional e, para piorar, sem Android Auto e Apple Car Play – retrocesso absurdo!

Tem ainda direção elétrica, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista e volante com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Entre os opcionais, a novidade, como comentei, é a possibilidade do modelo vir equipado com controles de tração (TC) e estabilidade (ESC), além do auxílio de partida em rampa (Hill-Holder).

  • Kit Parking: sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas – R$ 1.790;
  • Kit Convenience: retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento – R$ 1.390;
  • Kit Tech: sistema Start & Stop, Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder – R$ 1.500;
  • Rádio Connect: Sistema de som com entradas auxiliar, USP, que toca MP3, rádio AM/FM, áudio streaming, viva-voz Bluetooth e volante com comandos do rádio e telefone – R$ 1.300;
  • Kit Multimídia: central multimídia com tela de 9″ touchscreen, comandos de voz Bluetooth, áudio streaming, entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM, volante com comandos de áudio e telefone, reconhecimento de voz, espelhamento para iOS e Android, além de segunda porta USB para passageiros traseiros – R$ 1.990.
Fiat Argo Drive 2019
Fiat Argo Drive 2019 mantém o mesmo visual externo

Argo Drive 1.3 2019

Itens de série são os mesmos do irmão Drive 1.0, com um pacotes de opcionais com uma estranha variação no preço:

  • Kit Parking: sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas – R$ 1.790;
  • Kit Convenience: retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento – R$ 1.700;
  • Kit Tech: sistema Start & Stop, Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder – R$ 1.500;
  • Kit Multimídia: central multimídia com tela de 9″ touchscreen, comandos de voz Bluetooth, áudio streaming, entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM, volante com comandos de áudio e telefone, reconhecimento de voz, espelhamento para iOS e Android, além de segunda porta USB para passageiros traseiros – R$ 1.990.
  • Kit Connect: central multimídia com tela de 9″ touchscreen, comandos de voz Bluetooth, áudio streaming, entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM, volante com comandos de áudio e telefone, reconhecimento de voz, espelhamento para iOS e Android, além de segunda porta USB para passageiros traseiros; faróis de neblina; rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15. – R$ 3.800.
Fiat Argo Drive GSR 2019
Fiat Argo Drive 1.3 GSR 2019

Argo Drive 1.3 GSR 2019

Perdeu o sistema Start & Stop, mas recebeu alarme de série, além da transmissão manual automatizada de cinco marchas GSR (Gear Smart Ride) Comfort com paddle shift atrás do volante, direção elétrica, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista e volante com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes; ISOFIX; travas, vidros e retrovisores (com setas integradas e o do lado direito com tilt down) elétricos; controles de tração (TC) e estabilidade (ESC); sistema Hill-Holder, Auto-Up Shift Abort (ajuda nas retomadas); piloto automático (cruise control); apoia braço para o motorista.

  • Kit Parking: sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas – R$ 1.790;
  • Kit Multimídia: central multimídia com tela de 9″ touchscreen, comandos de voz Bluetooth, áudio streaming, entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM, volante com comandos de áudio e telefone, reconhecimento de voz, espelhamento para iOS e Android, além de segunda porta USB para passageiros traseiros – R$ 1.990.
  • Kit Connect: central multimídia com tela de 9″ touchscreen, comandos de voz Bluetooth, áudio streaming, entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM, volante com comandos de áudio e telefone, reconhecimento de voz, espelhamento para iOS e Android, além de segunda porta USB para passageiros traseiros; faróis de neblina; rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15. – R$ 3.800.
Visual do Fiat Argo 2019 HGT automático
Visual do Fiat Argo 2019 HGT é o mais esportivo da linha

Argo HGT 1.8 2019

A versão “esportiva” do Argo 1.8 2019 não tem novidades e tem, como equipamentos de fábrica os mesmos da versão Drive 1.3 GSR com adição faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com 15″ e banco traseiro bipartido (60/40).

Os opcionais são:

  • Kit Parking: câmera de ré com linhas dinâmicas – R$ 1.600;
  • Sidebags dianteiros: Airbags laterais – R$ 2.500;
  • Kit Tech: ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto; Keyless entry’n’go; sensor de chuva, sensor crepuscular; retrovisor interno eletrocrômico – R$ 3.500.
  • Kit Stile: bancos revestidos em couro ecológico; rodas de liga leve 6.5 x 17” com rneus 205/50 R17 – R$ 2.200.
Quadro de instrumentos do Fiat Argo HGT 2019
Quadro de instrumentos do Fiat Argo HGT 2019

Argo HGT 1.8 AT6 2019

O Argo HGT automático tem como novidade da linha 2019 o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico de série.

Ao relação ao manual, o Argo HGT 2019 AT6 acrescenta câmbio automático de seis marchas com paddle shiftscruise control (piloto automático), apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.

Os opcionais são:

  • Kit Parking: câmera de ré com linhas dinâmicas – R$ 650;
  • Sidebags dianteiros: Airbags laterais – R$ 2.500;
  • Kit Tech: ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto; Keyless entry’n’go; sensor de chuva, sensor crepuscular; retrovisor interno eletrocrômico – R$ 3.290.
  • Kit Stile: bancos revestidos em couro ecológico; rodas de liga leve 6.5 x 17” com rneus 205/50 R17 – R$ 2.990.
Painel com a nova central multimídia do Fiat Argo 2019
Nova central multimídia de 9″ é umas das novidades do Fiat Argo 2019

Argo Precision 1.8 e Precision 1.8 automático

As versões Precision 1.8 e Precision 1.8 automático continuarão disponíveis como 2018 e em breve também serão atualizadas. A marca faz isso provavelmente para (tentar) ampliar o espaço e a presença do Argo na mídia espontânea.

Cores do Fiat Argo 2019

A linha 2019 do Argo possui como opções as cores sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine, a perolizada Branco Alaska e as metálicas Prata Bari, Preto Vesúvio e Cinza Scandium. As versões HGT não estão disponíveis em Preto Vulcano e Vermelho Alpine, mas possuem como opções os tons sólidos Azul Portofino e o Vermelho Modena.

Fiat Argo HGT Mopar 2018
Azul é a cor menos monocromática do Fiat Argo 2019

Evolução dos preços do Fiat Argo

Repare que, mesmo as versões Drive perdendo o Start & Stop (mais caro) e ganhando alarme (mais barato), o preço subiu. O mesmo vale para a HGT AT6, que recebeu sensor de estacionamento de série.

Curioso também observar que o preço dos pacotes de opcionais também subiram em relação ao lançamento.

Preço em 12/06/17Preço em 19/07/18**Linha 2019
Fiat Argo 1.0R$ 44.990R$ 44.990*
Fiat Argo Drive 1.0R$ 46.800R$ 47.790R$ 47.990*
Fiat Argo Drive 1.3R$ 53.900R$ 52.690R$ 53.990
Fiat Argo Drive 1.3 GSRR$ 58.900R$ 57.690R$ 59.590
Fiat Argo Precision 1.8R$ 61.800R$ 62.290Não anunciado
Fiat Argo Precision 1.8 AT6R$ 67.800R$ 68.290Não anunciado
Fiat Argo HGT 1.8R$ 64.600R$ 65.290R$ 65.990
Fiat Argo HGT 1.8 AT6R$ 70.600R$ 71.390R$ 71.990

*: Argo 1.0 e Argo Drive 1.0 estão com preços promocionais nesse momento, segundo a própria Fiat. Depois o 1.0 subirá para R$ 45.990 e o Drive 1.0 irá para caros R$ 48.990.

**: Preço disponível no site da Fiat.

Motor 1.3 do Fiat Argo Drive
Motor 1.3 8V Firefly do Fiat Argo Drive 2019 tem 101/109 cv de potência

Motores

O Argo 1.0 e o Drive contam com os motores da família Firefly. Sem tanquinho auxiliar de partida a frio, o propulsor 1.0 6V de três cilindros desenvolve 72 cv de potência e 10,4 mkgf de torque com gasolina e 77 cv e 10,9 mkgf com etanol. Já o 1.3 8V de quatro cilindros gera 101 cv e 13,7 mkgf com o combustível fóssil e 109 cv e 14,2 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

A motorização 1.8 16V E.TorQ VIS já é a mais atualizada desse (já superado) propulsor (também usado no Renegade) e é capaz de gerar 135 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol.

Motor 1.8 E.TorQ do Fiat Argo Precision 2018
Motor 1.8 16V E.TorQ VIS do Fiat Argo Precision 2018 e HGT 2019 é forte, mas poderia ser mais eficiente

Câmbios

As versões Drive 1.0 e 1.3 vem de fábrica com câmbio manual de cinco marchas, assim com a Precision 1.8 e a HGT 1.8.

O Argo Drive 1.3 pode ser equipado ainda com a limitada transmissão manual automatizada GSR Comfort de cinco velocidades, que, segundo a Fiat, é a evolução da Dualogic Plus – mas bem inferior aos câmbios automáticos dos Volkswagen Gol, Voyage, Polo e Virtus; dos Toyota Etios e Yaris; e do Ford Ka.

Já os acabamentos com motor 1.8 podem contar com o câmbio automático de seis marchas, a mesma caixa do Renegade e da picape Toro. É uma transmissão que funciona bem e que me agrada, diferente de praticamente todos os câmbios automatizados disponíveis hoje no mercado brasileiro.

Câmbio automático do Fiat Argo Precision 1.8
Fuja do câmbio automatizado GSR! De preferência à transmissão automática de seis marchas (foto) do Fiat Argo Precision (2018) e HGT (2019) 1.8

Resumo da obra

Trocar Start & Stop por alarme nas versões mais acessíveis do Argo 2019, aumentando o preço do modelo foi uma visível piora no custo/benefício do veículo. Isso porque alarme é barato e pode ser instalado na concessionária ou em lojas do ramo como acessório – diferente do Start & Stop, que era um diferencial interessante da linha.

Já a versão HGT 2019, ainda mais a automática, já deveria vir de série com sensor de estacionamento desde o lançamento, levando em consideração que o seu preço sugerido, que nunca foi baixo. Mas antes tarde do que nunca.

Subir o preço dos pacotes de opcionais também não foi legal, pois piora ainda mais a relação custo/benefício de toda a linha.

Fiat Argo Drive 1.3 2019
Fiat Argo Drive 1.3 2019

Mesmo assim…

Ainda assim, o Argo continua sendo uma compra bastante atraente no seu segmento. Se você pensa em adquirir um Volkswagen Polo, Fox ou Gol; ou um Hyundai HB20; ou um Chevrolet Onix; ou um Renault Sandero; ou um Ford Ka; leve sim em consideração o modelo da Fiat, pois ele tem qualidades interessantes que podem te convencer.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários