Maior corredor para carros elétricos do Brasil e da América Latina é inaugurado no Brasil

BMW i3 elétrico
BMW i3 elétrico: 25 minutos para encher 80% do “tanque” elétrico

O maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos do Brasil e a América Latina entrou em funcionamento há pouco tempo, na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Uma pena que essa realidade ainda ainda esteja muito longe da nossa de verdade.

A iniciativa é fruto de uma parceria do BMW Group Brasil e da EDP, com apoio da Ipiranga. As estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si.

São Paulo e Rio de Janeiro

Segundo minhas fontes, a escolha pela estrada que liga as duas capitais do sudeste aconteceu, obviamente, por questões financeiras. O segundo motivo foi a qualidade da Dutra, rodovia que liga as cidades.

Minas Gerais, com a maior malha rodoviária do Brasil, e vários estados do nordeste, com suas fazendas eólicas, perfeitas para abastecerem estações elétricas para veículos, não foram considerados. Quem sabe no futuro?

430 km?

O “corredor elétrico” de 430 km é o maior da América Latina, embora seja muito curto se levarmos em consideração o tamanho da região. Ainda assim, é muito melhor olharmos para lado positivo: é o primeiro e pode abrir caminho para outros “corredores” no Brasil, na Argentina, no Peru, no Chile e em outros países.

Tempo de recarga

De qualquer forma, entre as capitais paulista e fluminense, o tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga.Tempo para fazer um lanche e um pit stop no banheiro.

O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

Os carregadores estão localizados nos seguintes postos:

Razão SocialEndereçoCidade
SÃO JORGE DO PARATEI A P E SERV LTDARod Pres Dutra S/N Km 179Guararema (SP)
AUTO POSTO GAP SÃO JOSÉ LTDAAv. Pres. Juscelino Kubitschek, 9500São José dos Campos (SP)
POSTO CLUBE DOS 500 LTDARod. Presidente Dutra, Km 60, S/NGuaratinguetá (SP)
POSTO ESTRELA DA DUTRA LTDARod. Pres. Dutra, Km 06, S/NQueluz (SP)
COMERCIAL H KARL ALLERS LTDA (MAMAO)Rod. Presidente Dutra, Km 74, S/NPiraí (RJ)
P ABAST ALLERS LTDA (NACIONAL)Rod. Pres. Dutra, Km 237Piraí (RJ)

Preço da recarga

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga. No caso do corredor instalado pelo BMW Group Brasil e EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Gasolina X Elétrico

Como referência, na comparação com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

BMW i3 elétrico no corredor elétrico no Brasil
BMW i3 elétrico no corredor elétrico no Brasil

O que diz a BMW

“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo. Trazemos para o Brasil a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias. Esta ação, antecipa futuros produtos eletrificados do BMW Group, a serem lançados em breve, no Brasil”, diz Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.

A BMW comercializa no Brasil os modelos elétrico i3 e o híbrido i8, disponíveis desde 2014. A empresa também esteve à frente na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável, junto a parceiros estratégicos, por instalar 100 pontos de recarga no território nacional.

O que diz a EDP

“Ligar as duas maiores metrópoles brasileiras com este corredor elétrico constitui um marco significativo na adoção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade. A EDP, eleita recentemente como uma das empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro, interpreta esta parceria com a BMW como um movimento de liderança na transição para uma economia de baixo carbono”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.

Lá no posto Ipiranga

A Ipiranga incorpora a expansão dos pontos de recarga com o objetivo de reforçar o conceito da sua rede. “Os postos Ipiranga são conhecidos por serem convenientes e práticos, com toda oferta de serviço que nossos clientes precisam ao se deslocar entre um ponto e outro. Esse novo serviço mostra que estamos evoluindo junto com a indústria de energia e reforça a completude de soluções que queremos proporcionar aos nossos clientes”, disse Jeronimo Santos, Diretor de Varejo da Ipiranga.

Resumo da Obra

Por mais que a legislação ainda não beneficie combustíveis alternativos no Brasil e que o investimento na compra de automóveis elétricos e híbridos não se pague nem em médio prazo, a inauguração desse “corredor elétrico” é uma ótima notícia!

Quem sabe não serve de estímulo para o desenvolvimento de toda a cadeia.

Minha curiosidade será saber quanto custará para abastecer nesses seis postos a partir de 2019.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *