Fiat Toro Ranch 2019 chega conseguindo proezas incríveis, como (talvez) ser o Fiat mais caro da história no Brasil

Fiat Toro Ranch 2019
Fiat Toro Ranch 2019

A picape Fiat Toro Ranch 2019 chega para ser a nova “topo” da linha no Brasil. Segundo a marca, a novidade foca no “conforto, elegância, refinamento e funcionalidade”. Para mim, o veículo só serviu para conseguir proezas incríveis!

O sucesso da Toro no mercado nacional subiu à cabeça da Fiat, que criou um novo acabamento que, do meu ponto de vista, não faz sentido existir. Seu preço sugerido é de R$ 149.990 e aqui temos uma de suas maiores proezas: (talvez seja) o mais caro veículo em toda a história da marca italiana no Brasil!

Mas por que não faz sentido?

Explico:

  • Primeiro porque a versão Volcano faz muito bem o papel de versão topo de linha;
  • Segundo porque a versão Ranch chegou absurdamente cara;
  • Terceiro porque o que a Ranch agrega à versão Volcano não justifica a diferença de R$ 7.000, muito menos o valor de R$ 150.000;
  • Quarto porque pagar R$ 150.000 num veículo com apenas dois airbags não vale a pena.
Picape Fiat Toro Ranch 2019
Picape Fiat Toro Ranch 2019 tem muitos adereços visuais

Mas o que a Ranch tem a mais por fora?

A picape Fiat Toro Ranch 2.0 turbodiesel 4×4 AT9 tem nova cor prata lunar nas rodas da liga leve de 18″, na barra do teto e na parte inferior do para-choque dianteiro (skid plate); retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e o santantônio cromados; protetor do vidro traseiro, soleira metálica exclusiva, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível.

Na prática um conjunto exagerado de acessórios visuais (mesma estratégia usada pela Chevrolet na velha S10) – prefiro a picape original (com uma roda bonita).

Painel e acabamento da Fiat Toro Ranch 2019
Painel e acabamento marron da Fiat Toro Ranch 2019

E o que a Ranch tem a mais por dentro?

Por dentro, a picape tem revestimento dos bancos em couro marrom, com o logotipo “Ranch” gravado nos encostos dianteiros, nos tapetes de carpete, no console central e nas portas dianteiras. Já a cor marrom ainda é vista nos painéis de porta e apoio de braços e na costura da coifa do câmbio, do freio de mão e do volante; e foi aplicado na moldura do rádio, saídas de ar e alças da porta.

Detalhe do banco da Fiat Toro Ranch 2019
Detalhe do banco da Fiat Toro Ranch 2019

Além disso, o interior foi escurecido no revestimento do teto e colunas, alça de segurança, porta-óculos, para-sol, comando de luzes interna, parte inferior do painel e console.

Equipamentos de série sem novidades

A versão Ranch tem a mesma lista de itens de série da Volcano: ar-condicionado dual zone; central multimídia com a pequena tela de 5″ sensível ao toque, que inclui comandos de voz, porta USB, viva-voz Bluetooth e função GPS – mas ainda sem conexão para Android Auto e Apple Car Play; quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido. Esta tela possui animação de boas-vindas, fonte da letra e fundo de tela personalizados para a Toro Ranch (foto mais abaixo).

Central multimídia da Fiat Toro Ranch 2019 tem uma tela pequena
Central multimídia da Fiat Toro Ranch 2019 tem uma tela pequena e até hoje não tem Android Auto e Apple Car Play

A nova topo de linha também tem faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos), descansa-braço traseiro e porta-objetos abaixo do banco do passageiro; sensores de chuva e crepuscular; câmera de ré; retrovisor interno eletrocrômico; ajuste elétrico do banco do motorista (com oito posições disponíveis); refrigeração no porta objetivos do console central; dTPMS (sensor de pressão dos pneus); Volante revestido em couro com regulagem de altura e profundidade; sistema Keyless enter’n’go (sem utilização da chave) e a partida é elétrica, através do botão no console (a partida também pode ser realizada remotamente pelo controle), entre outros.

No quesito segurança, são R$ 150.000 num veículo com apenas dois airbags, mas que, pelo menos, além dos freios ABS com EBD, tem controles de tração e estabilidade, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida e, nesse caso, o controla também na descida).

Quadro de instrumentos da Fiat Toro Ranch 2019
Detalhe do quadro de instrumentos da Fiat Toro Ranch 2019

Motor e câmbio

O motor da Toro Ranch é o 2.0 16V turbodiesel, que desenvolve 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, associado ao câmbio automático de nove marchas. A tração é nas quatro rodas, com reduzida.

Mas vale comprar uma Fiat Toro Ranch 2019?

Não, não vale.

Se quer a belíssima e ótima picape da Fiat com motor a diesel e não quer abrir mão de equipamentos, compre a versão Volcano e invista a diferença de R$ 7.000 em equipamentos de segurança, como o Pack Safety (airbags laterais, do tipo cortina e para o joelho do motorista – R$ 5.990). Negócio MUITO melhor!

Picape Fiat Toro Ranch 4x4 2019
Picape Fiat Toro Ranch 2019 tem motor diesel e tração 4×4

Lembre-se: com os cerca de R$ 149.990 da Fiat Toro Ranch 2019, você poderá comprar também:

  • Volkswagen Amarok S cabine dupla 2.0 diesel 4×4 manual – R$ 132.990
  • Toyota Hilux STD cabine dupla 2.8 diesel 4×4 manual –  R$136.970
  • Ford Ranger XL cabine dupla 2.2 diesel 4×4 manual – R$ 139.590
  • Volkswagen Amarok SE cabine dupla 2.0 diesel 4×4 manual – R$ 141.990
  • Ford Ranger XLS cabine dupla 2.2 diesel 4×2 automática – R$ 151.890
  • Nissan Frontier SE cabine dupla 2.3 diesel 4×4 automática – R$ 152.390
  • Chevrolet S10 LT cabine dupla 2.8 diesel 4×4 manual – R$ 154.690
  • Ford Ranger XLS cabine dupla 2.2 diesel 4×4 automática – R$ 157.460
  • Volkswagen Amarok Trendline cabine dupla 2.0 diesel 4×4 automática – R$ 158.690

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários