Renault Sandero atinge a impressionante marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil

Renault Sandero Brasil atinge 1 milhão de carros no Brasil

Renault Sandero Brasil atinge 1 milhão de carros no Brasil

Carro mais importante a companhia franco brasileira por aqui na sua história, primeiro lançamento mundial da marca realizado no Brasil e veículo mais vendido da empresa no país, o Renault Sandero atingiu, recentemente, a impressionante marca de 1 milhão de unidades produzidas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.

Atualmente, o veículo é comercializado nas versões Authentique, Expression e GT Line, além do “aventureiro” Stepway e do “esportivo” R.S. 2.0. “O Sandero é sucesso desde o seu lançamento e é reconhecido pelo seu grande espaço interno e robustez. Chegar a 1 milhão de unidades fabricadas é uma grande vitória e motivo de orgulho para todo o time Renault”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.

Além de abastecer o mercado interno, o Sandero também é comercializado na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Desde seu lançamento, as exportações do veículo diretamente da fábrica da Renault no Paraná superaram as 210 mil unidades.

Remault Sandero Brasil

Sandero é o carro mais importante da história da Renault no Brasil

Projeto

Lançado no Brasil em 2007, o Sandero apareceu pela primeira vez ao público durante a Bienal do Automóvel, nesse mesmo ano, em Belo Horizonte (MG). Na época, fui um dos primeiros jornalistas a conhecer o veículo pessoalmente, que me agradou pelo visual (muito superior ao do Logan) e, principalmente, pelo espaço interno – característica que prevalece até hoje.

Na sua chegada, ele contava com as opções de motorização 1.0 e o 1.6, ambos 16V Hi-Flex.

História continua

Em 2011, o veículo recebeu um facelift, passando a contar com um design mais bem trabalhado, diferente do lançamento. Três anos depois, chegaria a nova geração. Segundo a Renault, o novo Sandero evoluiu em termos de plataforma, parte elétrica, freios, direção e suspensão.

Além das séries limitadas, como Tweed, Tech Run e Vibe, a história do Sandero no Brasil também inclui outras versões.

Renault-Sandero-Stepway-Tweed-2014-Brasil

Renault Sandero Stepway série especial Tweed

Sandero Stepway

Lançado em 2008, um ano após a chegada do Sandero ao mercado brasileiro, o Sandero Stepway, tinha uma pegada mais “aventureira. “O veículo trazia sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex.

O veículo também passou pelo facelift em 2011, apresentando uma personalidade própria em relação às demais versões. Para-choques mais encorpados, máscaras negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo marcaram esta versão.

Renault-Sandero-Stepway-2016-Media-NAV-Evolution

Painel do Renault Sandero Stepway 2016 com o sistema multimídia Media NAV Evolution

Em 2012, o modelo ganhou a série limitada Rip Curl, feita em parceria com a conhecida marca multinacional de moda surfwear, destinada aos consumidores que procuravam um hatch completo com design atraente e detalhes diferenciados.

Em 2014, O Sandero Stepway foi atualizado mais uma vez, ganhando mais recursos de conectividade. E em 2016 ganhou uma nova série limitada Rip Curl.

No total, mais de 258,8 mil Sandero Stepway já foram produzidos. Segundo a marca, entre os “compactos aventureiros”, o modelo tem 26% de participação no segmento.

Renault-Sandero-RS-2016-esportivo

São 145/150 cv de potência no Renault Sandero R.S.

Sandero R.S. 2.0

Em setembro de 2015, o Sandero ganhou um sobrenome de peso, com a chegada da versão R.S. 2.0, o primeiro Renault Sport fabricado e comercializado no Brasil.

A versão que manteve a carroceria do Sandero com o que a marca chamou de “DNA das pistas para as ruas”, trazendo importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 pode ser considerado um esportivo.

Renault-Sandero-RS-2016-painel

Painel com detalhes exclusivos e “esportivos” no Sandero R.S.

Força e baixo peso

Sem dúvida o grande destaque do modelo é o propulsor 2.0 16V, aspirado, de quatro cilindros, que desenvolve 145 cv de potência e 20,2 mkgf de torque com gasolina e 150 cv e 20,9 mkgf com etanol, que, associado ao peso de 1.161 kg e a uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades, com relações curtas para maior esportividade, permite ao modelo ser acelerado de 0 a 100 km/h em 8 s (8,4 s com gasolina) e atingir a velocidade máxima de 202 km/h (200 km/h com gasolina).

Renault-Sandero-RS-2016-150-cv

Traseira tem escapamento duplo e aerofólio no Sandero R.S.

Renault Sandero R.S. Racing Spirit

Em maio de 2017, a versão ganharia uma série especial com visual ainda mais esportivo, com a nova série limitada batizada de Racing Spirit, trazendo de série pneus Michelin PS4 associados a rodas de 17″, com pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho. A cor vermelha está presente no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, espelhos retrovisores, difusor e nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”, além disso, traz uma exclusividade da versão, uma placa de câmbio com numeração exclusiva e teto do interior em preto.

Nem tudo são flores

O Sandero sofria com problemas de acabamento e com sua ergonomia limitada – aspectos que, sem sombra de dúvida, foram trabalhados pela marca com o passar dos anos.

Renault-Logan-Sandero-Expression-Dynamique-EasyR-2015-cambio

Câmbio manual automatizado Easy’R do Sandero foi embora sem deixar saudades

O modelo também foi equipado, durante um curto período de tempo, com o câmbio automático de quatro marchas, substituto posteriormente pela transmissão manual automatizada Easy’R, de cinco velocidades. Como vocês perceberam, nenhuma delas vingou.

Fica agora a expectativa da Renault voltar a equipar o Sandero com um câmbio automático de melhor qualidade, como o CVT da linha Duster e Captur.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *