Volkswagen Fox “guilhotina” – parte 1

Volkswagen Fox guilhotina corta dedo
A Revista Época e a Bandnews publicaram duas matérias sobre o mesmo sério assunto: uma armadilha escondida no Volkswagen Fox “guilhotina”. Cerca de nove donos do carro perderam parte do dedo ou se machucaram com gravidade ao rebater o banco traseiro do compacto. Você deve estar pensando: mas como isso pode acontecer?

Para rebater o banco traseiro do Fox, a pessoa deve puxar uma pequena alça flexível que fica presa a uma argola de metal na parte inferior do encosto/assento, como você pode ver na foto acima. O problema acontece quando alguém coloca o dedo na argola. O mecanismo aciona uma mola que puxa a argola para dentro, prendendo o dedo.

Ao ser consultada, a Volks afirmou que o procedimento é seguro e que as falhas aconteceram por desatenção. Pode até ser, mas isso não deveria acontecer nunca! Se o sistema é realmente seguro, por quê então a montadora coloca um mecanismo diferente para o Fox que é exportado para a Europa?

E o pior: mesmo depois de oito amputações, a VW continua se negando a fazer um recall! Sete vítimas já entraram na justiça contra a montadora. Quantas amputações a mais serão necessárias para a Volkswagen tomar alguma providência?

Atualização (08/02/08)

Comunicado Oficial da Volkswagen do Brasil

Tendo em vista as recentes reportagens publicadas na imprensa sobre o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, a Volkswagen do Brasil vem reiterar aos seus clientes que a operação desse sistema é segura, bastando seguir corretamente as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Com a certeza de que não existe problema com o sistema e que não se trata de caso de “recall”, a Volkswagen, que acima de tudo respeita o compromisso assumido com a satisfação de seus consumidores, informa que, a partir da próxima semana, irá oferecer para todos os clientes que ainda tenham dúvidas a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox. Esse serviço poderá ser realizado em toda a Rede Autorizada de Concessionários Volkswagen.

Com relação à diferença entre os modelos do Fox vendidos no Brasil e na Europa, esclarecemos que o banco do Fox europeu é bi-partido e exigiu uma solução técnica diferente. O Fox brasileiro com banco bi-partido possui o mesmo sistema do europeu.

Volkswagen do Brasil

Fotos: Volkswagen/Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *