Segredos interessantes da Fiat e da Peugeot

Doblo fica com essa cara e pode ganhar motor 1.9 16V na versão Adventure – Fiat/Divulgação

Em 2008, a Volkswagen apresentou suas principais armas para voltar à liderança do mercado nacional: os novos Gol e Voyage. Por causa deles, o Palio foi facilmente dominado pelas vendas e o Siena ganhou seu concorrente de maior peso. Além da dupla da Volks, outra montadora alterou o seu principal modelo no Brasil. A Peugeot transformou o 206 em 206,5… digo, 207. O compacto recebeu melhoras na suspensão e no câmbio e sofreu alterações no visual.

Feita a introdução, agora vamos ao que interessa. A Fiat prepara o seu contra-ataque já testa a todo vapor o motor 1.9 16V flex em seus modelos. Parece que versão Sporting do Punto casou bem com o novo propulsor, já que o compacto é mais leve que o sedã Linea (1.170 kg – Sporting X 1.315 kg – Linea 1.9 16V manual) – vale lembrar que o Punto deve ter outro peso com a motorização 1.9. Segundo uma fonte, o Punto melhorou, já que ficou mais elástico.

Já o Doblò parece não estar indo muito bem. Segundo minha fonte, a versão Adventure do “grandalhão” ficou sem força com o motor 1.9 16V flex. Além de mais pesado (1.400 kg) que o Linea, o escalonamento das marchas não estava legal na versão de teste. Mas isso deve mudar até o lançamento.

Pelo menos já é garantido que o modelo vai ficar menos feio, com o visual do carro da foto acima. A família Palio também deve receber o propulsor 1.9. Parece que só o Stilo ficaria de fora, mantendo o motor 1.8 flex, já que o 1.9 ficaria exclusivo para o Bravo. Encerrando o 1.9, fica um curiosidade: na verdade ele é um 1.8 16V flex, já que ele tem 1.838,6 cm³ de cilindrada total.

206 vai evoluir na parte mecânica – Peugeot/Divulgação

Já o Peugeot 206 deve receber as melhorias mecânicas do 207, ou seja, câmbio e suspensão traseira deverão evoluir. Na prática, os dois são o mesmo carro. Então não seria muito inteligente ter dois carros iguais com partes mecânicas diferentes. “Isso facilitaria a montagem dos dois modelos”, afirmou a minha fonte. Pelo menos o 206, que é o 206 verdadeiro, vai ter melhoras significativas. Mas faria mais sentido aposentá-lo, deixando apenas o 207 no mercado.

Atualização (12/12)
Parece que o motor 1.9 16V flex pode se despedir do mercado nacional antes do esperado. A Fiat trabalha com esta possibilidade, que hoje é pequena, mas que aumenta um pouco a cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *