Impressões: substituindo um “mito” Stilo por uma aventura familiar

Quem diria! Estou publicando as Impressões do novo carro do Leônidas, uma amante incondicional do Stilo! Mas o modelo não é o hatch médio da Fiat, mas sim um Idea Adventure Locker Dualogic! Depois de muita discussão aqui no blog, o “aventureiro familiar” da Fiat foi o modelo escolhido. Como vocês poderão ver, os dois carros têm alguns pontos em comum. Só lembrando que essa é a segunda vez que temos um Idea nesta seção do De 0 a 100 (a primeira está aqui).

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan e o Leônidas (de novo!), basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Fiat Idea

“Caros amigos, depois de um mês pesquisando aqui e ali, restaram três automóveis que atenderam os meus pré-requisitos. Uma Idea HLX Vermelha (volta de 15.600 reais); uma Meriva preta (volta de 16.250 reais); e uma Idea Adventure preta (volta de 21.000 reais), todos os automóveis com IPVA, seguro e emplacamento incluídos.

A Idea HLX foi descartada pela minha esposa por ser vermelha. Fomos fechar com a Meriva então. Carro espaçoso, câmbio automatizado e com um preço bem atraente. Na hora de bater o martelo, minha esposa falou que queria ver a Idea Adventure mais uma vez. A Adventure tinha saído do páreo por causa da dificuldade de abertura do porta malas e pelo valor superior a ser desembolsado.

No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.

Fui buscar a Adventure na última sexta-feira, chuva de granizo no STILO. Ainda bem que foi bem fraquinha. Peguei a Adventure e saí na chuva mesmo. A gasolina quase não deu para chegar no posto. Tanque cheio, fui para casa. Depois de várias barberagens, consegui chegar.

Agora já andei 70 km com ela e estou gostando muito. O motor é o mesmo do STILO, o porta malas tem 380 litros como o do STILO. Mandei uma foto mostrando como fica a parte de trás dos meus carros. É um aperto só com as duas cadeirinhas (veja mais abaixo). Mas o espaço para as pernas aumentou. O lateral continuou o mesmo.

O preto é sólido mas não vejo muita diferença nesta cor para o preto metálico. De opcional, vidro elétrico traseiro e Bluetooth com Ipod e USB. O câmbio é o Dualogic e como eu já disse, tive que me acostumar e barberei bastante principalmente nos morros. Agora já estou indo bem.

A Adventure é cheia de porta trecos e até no lugar do estepe tem um, bem grande por sinal. Mas, eté agora, o único ponto negativo é a falta do REPEAT no som. Para quem tem criança que quer ouvir a mesma música várias vezes, sabe quanta falta este recurso faz.

Para terminar, eu tentei comprar um novo STILO e minha esposa até concordou mas não achei um que me atendesse. Ela queria com Dualogic e eu concordei mas só tinha com borboletas nas concessionárias que pesquisamos. O preço é um roubo pois tem que levar o airbag junto. Fica para a próxima.

Agradeço a todos que me ajudaram a escolher. Ninguém sugeriu a Adventure mas me ajudaram a descartar alguns.

Espero em breve estar escrevendo IDEA ADV, mas por enquanto somente o STILO e a RANGER foram merecedoras de figurar com nome maiúsculo e em negrito. Por enquanto, estou feliz com minha Idea Adv. É FATO!”


Opinião do blogueiro

Repito mais ou menos o que eu disse sobre o Idea do Rafael. Gosto do espaço interno e dos vários porta-objetos do modelo.O visual ainda me agrada, por isso tenho uma alta expectativa em relação à primeira plástica do veículo.

Em relação ao desempenho, acho o motor 1.4 flex muito fraco para o carro. Já o 1.8 é melhor, mas não é nada de extraordinário, já que o Idea Adventure Locker pesa um pouco mais de 1.300 kg. O Idea do Leônidas deve estar bem legal de guiar, já que ele tem o câmbio Dualogic. Só espero que a transmissão já tenha recebido as melhorias vindas com o Palio ELX, já que os trancos das trocas de marcha do Stilo Dualogic são dolorosos.

Comentários

  • Vilker disse:

    Gostaria primeiramente de parabenizar o Leônidas pela bela compra. Gosto muito do Idea Adventure.

    Leonidas gostaria que vc falasse do comportamento do câmbio. Quando andei no Linea sai satisfeito com o Dualogic, principalmente no modo manual, esperto e sem trancos em baixa e altas rotações.

    Quem acompanha blog Autos Segredos do Marlos, sabe que o Idea sofrerá uma restilização no inicio de 2010. Vc sabia ou não? Vc liga pra isso, pensando numa venda futura pela teoricamente maior desvalorização, ou não?

    Abraços e seja muito feliz com o carro.

  • Vilker, o futuro a Deus pertence. Se a gente for esperar pela reestilização pra trocar de carro, não troca. Principalmente com a Fiat que adora mudar… O negócio é rezar pra que não tenha uma mudança drástica, como a que ocorreu do Gol GIV para o GV.

    Quanto ao Idea, apesar de eu considerar como ‘Idea de Girico’ (rss), o carro atende as necessidades do amigo Leônidas que consta de uma ‘grande’ familia e também foi a escolha de sua esposa. O carro me parece bom, confortavel e razoavelmente espaçoso, mas oque pega é o custo-beneficio. Muito caro pelo oque é.

    Enfim, parabéns ao Leônidas pela nova aquisição e felicidades com o novo carro!!

    Obs.: Leônidas, te vejo no BRAVO ano que vem!

  • Vamos lá então:
    Cambio Dualogic. Me surpreendeu positivamente. É só uma questão de acostumar. Tem três maneiras de comportamento e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Modo automático normal. Bom para economizar. O carro fica lento e onde eu estaria de terceira ele está em quinta. Não é bom para subir morros de qualquer inclinação e comprimento. Fica trocando de marcha toda hora e pode atrapalhar mais do que ajudar. Modo automático S. O carro fica bem esperto. As marchas demoram mais para ser trocadas mas gasta mais combustível pois estica muito as marchas. No modo manual é igual ao câmbio normal. Se esta de quinta e o sinal fecha, ele reduz para a primeira automaticamente mesmo neste modo. Recomendo o modo manual para subir morros. Você tem o domínio do carro. Para enchentes como a de hoje, câmbio manual. Apenas não consegui foi resolver o problema de atravessar alagamentos. Como o carro não tem embreagem fico imaginando como fazer. Fico no automático normal dentro da cidade e no S na estrada. Situações difíceis, modo manual. Espero ter ajudado.

  • Antes que me perguntem, já vou respondendo. Por que eu olhei Tucson, C4 Pallas, Honda City, Focus Sedãn e outros carros e fiquei com a Idea Adv?
    Por que foi uma escolha de toda a família. O Tucson não vale 58.000. O acabamento e ruim e o prório vendedor fala para colocar o couro pois o estofado é uma porcaria. O carro é muito básico, não tem nada. Nas versões mais completas tem tudo mas custa MUITO mais ainda. O mesmo vale para os outros. Dos carros caros (60000 reais) que olhei, só o I30 me fez balançar. Este vale. Foi descartado por ter manutenção cara e pelo mini porta mala.
    A Idea Adv sempre foi um desejo da minha esposa e ela queria com dualogic. Apesar de não dirigir, ela dá muitos palpites. Como não consegui viabilizar outro STILO, ficamos com a Idea Adv. É FATO!

  • Paulo Freire disse:

    É, o negócio é realizar os desejos da patroa, se ela discorda é guerra até a próxima troca de carro (rsrsrs). Meus parabéns pela compra, chutei o Linea mas já tinha dúvidas por conta da falta do cromado nas grades, mas tudo bem.

  • renato dantas disse:

    Leônidas, não sou fã dos carros da Fiat(nunca tive um),e até hoje não sei para que serve o Idea porém, se você foi extremamente feliz com o Stilo desejo-lhe a mesma sorte do Idea.
    Sabe como começa uma briga de casal?, “a esposa pergunta ao marido o que tem na tv? ele responde poeira” É FATO(licença).

  • jow disse:

    hahaha! gostei dos comentários. Independente do carro, se você escolheu, então está feliz com ele. Parabéns Leônidas pela aquisição! Na minha opinião, o Stilo é mais carro. E o Idea será reestilizado. Se era ele mesmo o escolhido, podia ter esperado uns meses.

    E pq descartou a palio weekend adventure? É bem bonita!

    “No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.”

    Como eu já tinha apostado antes, a palavra final seria da patroa. hehehe!

  • Rafael Dias - Vila Velha/ES disse:

    Parabéns Leoniadas pela escolha e bem vindo ao clube rsrs

    Espero que o Idea atenda as suas necessidades…

    Caso você tem Orkut venha participar da nossa comunidade (Fiat Idea – Comunidade Oficial). Lá trocamos informações, discutimos duvidas entre outros assuntos. Pessoal bastante participativo e gente boa..

  • Luiz Leite disse:

    Parabéns pela aquisição. Sem dúvida, para quem gosta de carro, adquirir um veículo novo também nos renova pessoalmente. Quanto ao veículo, Idea é de gosto duvidoso, bastante feminino e familiar. Como o veículo me parece ser dividido entre o marido e a esposa (além da presença das crianças), foi uma boa escolha. Parabéns por este quadro blogueiro, pretendo acompanhar mais o site. abraço!

  • Luiz Leite disse:

    Caro Leônidas. Só para evitar um mal-entendido, queria salientar que não é da minha índole fazer provocações. Acompanho o site há tempos, mas agora que estou participando dos comentários. Reconheço que o termo “feminino” não foi pertinente. É que, sinceramente, não gosto destas minivans (desenho). Mas o que importa é que vc e sua família estão contentes. Abraço!

  • jow disse:

    na versão Adventure e ainda preto “quebra o paradgma de carro feminino.” [2]

    Fica tranquilo Leônidas, desse mal vc não sofre! hehehe!

    Mas se fosse um C3 ou um Fit…….

  • Ontem quase tive meu carro arrastado pela chuva. Acelerei tudo e consegui escapar. O carro está muito sujo por fora mas continua funcionando. Continuo com dúvidas em como proceder para atravessar alagamentos com o dualogic. Eu afundei o pé no acelerador em modo manual e passei mas não tinha ninguém na minha frente. Se eu tivesse que parar ou diminuir a aceleração acho que tinha ficado. É FATO!

  • Rafael Dias - Vila Velha/ES disse:

    Leonidas o site carros on line está fazendo o teste dos 100 dias com três modelos que tem cambio automatizado. Polo I-Motion, Idea Adventure e o Meriva.

    Parece q semana q vem vão iniciar os testes com o Idea, dá uma olhada lá, talvez ajude na suas duvidas

  • Parabens Leonidas! Andei no Ideia de um amigo e gostei muito! Gosto muito de carro alto! Gostaria que vc depois nos informace o consumo do carro. Agora e depois que o motor amaciar!

  • Primeiro parabens ao leonidas pelo carro e que seja feliz com ele o quanto foi com o stilo, e a adventure realmente e muito melhor que a idea comum, apesar de nao me agradar muito este segmento de minivans pois nao tenho a necessidade desse tipo de veiculo.

  • Leônidas, acho que o que você fez foi correto. Engatou a primeira e foi acelerando, no modo manual, sem mudar de marcha (como eu não estava presente, não posso comentar sobre a aceleração). Acredito que, na dúvida, seja interessante repetir o procedimento, que também é válido para os carros “manuais normais”.

  • O Idea parece um carro interessante, mas ultimamente tem dois itens que faço questão num carro: ABS e duplo air bag.Se fosse eu, teria pego a Meriva com ABS e Air Bag duplo, ou então optado por outro carro, como por exemplo o Focus hatch automático que você encontra por volta de 56 mil.

  • Leônidas, para atravessar uma poça com o combio dualogic, vc deve aperta o modo esportivo e manter uma aceleração constante a + ou – 3000 rpm , porque no modo esporte o cambio só faz a troca da marcha a 6000 rpm e assim ñ corre o risco do motor bebe água.

  • Caro Sr vinicar, eu acho que a FIAT mudou um pouco o Dualogic. Agora mesmo no modo S ele muda de marcha não só pela rotação mas também pela pressão no acelerador. Assim se eu acelerar e der uma pequena parada e acelerar de novo ele muda para segunda. O meu funciona assim. Isto vale para o S ou para o normal. Para tirar a dúvida vou manter a aceleração em 3000 e ver se muda ou não. Obrigado.

  • Vamos lá: O carro foi devolvido na sexta feira mesmo. Segundo o “Intelligent Diagnostic Interpreter – Versão 2.00” na sua memória de erros: 2908 Erro no subsistema da embreagem 2 – Controle de embreagem – intermitente.

    O problema foi resolvido e eu fui muito bem atendido. O Reboque chegou rápido e a solução foi imediatamente dada. Ponto para a FIAT. Atendimento nota 10. Satisfeitíssimo.

  • Aproveitando o feriado fui para uma fazenda perto de Pitangui, distante 137 km da minha casa em BH. 20 km de estrada de terra. 15 km em bom estado e 5km de estrada de fazenda, mato mesmo. Nota 10 para o Idea no asfalto e nota 10 com louvor na terra. Já tinha feito esta mesma viagem com o STILO e na terra ele não tinha se saído muito bem. O Idea é fantástico na terra. É FATO!

  • Parece que sim caro vinicar, mas foi uma enchente mesmo. Desde que eu moro aqui neste lugar foi a segunda vez que ví água neste volume. Moro desde 2004. Só uma vez na minha vida atravessei um volume de água igual a este, foi com um Gol e não tive nenhum problema. É FATO!

  • Leonidas, depois que o motor amaciar, as médias de consumo vão melhorar! Pode apostar! Outra coisa, conheço pessoas que tem carro automático e tiveram o mesmo problema quando tentaram passar por vias alagadas! E com carros de outras marcas, então isso não é exclusividade da Fiat!

  • Leônidas parabéns antes de tudo. Importante é você estar gostando!

    Só uma coisa, pelo que entendo câmbios automatizados (como este do Idea) não são AUTOMÁTICOS (tecnicamente falando). A tecnologia entre eles é bem diferente e os automatizados tem sim embreagem. (os automáticos tem conversor de torque)

    Sei que os automáticos não podem com enchentes de forma alguma e como o seu automatizado já reclamou creio que deve ser igual nesse sentido.

    Abraços!

  • Caro Sr Bruno Medina, o câmbio é automatizado mesmo. Tem embreagem mas não tem o pedal da embreagem. No final dá no mesmo. Marchas são trocadas automaticamente. Sobre gostar, o Idea está, no momento, em quarto lugar no ranking dos carros que já tive.
    1 STILO (ZERO)
    2 RANGER (ZERO)
    3 S10 V6(ZERO)
    4 Idea (ZERO)
    5 Gol GTS (semi-novo)
    6 Siena HLX (semi-novo)
    7 Corsa (ZERO)
    8 Gol 1.0 16V Preto (ZERO)
    9 Gol 1.0 16V Prata (semi-novo)
    10 Gol 1.0 (usado)
    11 Passat Iraque (usado)
    12 Brasília (usado)
    13 Monza Hatch (usado)

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *