Volkswagen Golf ganha (mais uma) nova versão: Black Edition

Enquanto ainda aguardamos (e sonhamos) com o anúncio da chegada do Golf VI ao Brasil, a Volkswagen faz o que pode para manter o nosso Golf IV,5 (4,5) atrativo para os consumidores. A mais nova da marca alemã é o lançamento do Golf Black Edition, um série especial do hatch médio com adereços esportivos.


Novidades

Na parte visual, o modelo é pintado na cor preto Ninja, tem faróis e lanternas com máscara negra, spoiler traseiro e rodas de liga leve aro 17″ – sem contar o nome “Black Edition” nos frisos das portas. Se na parte de fora as atrações não são lá essas coisas, internamente a situação é um pouco melhor. Isso porque o Golf tem os bancos (parcialmente), o apoio de braço central e o volante (vindo da extinta versão GTI, com a parte inferior mais reta) revestidos em couro. O interior tem ainda alguns detalhes em alumínio, como as soleiras e os puxadores das portas, além das pedaleiras e do apoio do pé esquerdo.

Ainda por dentro, o espaço interno não mudou, mas, por R$ 62.950, a lista de equipamentos pode ser considerada boa (e até poderia ser um pouco melhor). O Golf Black Edition vem equipado de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, CD Player que lê arquivos em MP3 com viva-voz Bluetooth e entradas auxiliares para cartões SD e USB, freios ABS com EBD, airbag duplo frontal e sensor de estacionamento. Já a lista de opcionais é pequena, mas considerável: sensores de chuva e crepuscular (luz), retrovisor interno antiofuscante e teto-solar elétrico.

Motor

Debaixo do capô a situação não é das melhores para um esportivo, mas poderia ser pior. O Golf Black Edition sai de fábrica com o motor 2.0 8V flex, que desenvolve 116 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com gasolina e 120 cv e 18,4 kgfm com álcool. Some a isso o fato do veículo ter o câmbio automático Titptronic de seis marchas, com opção de trocas sequenciais, o desempenho e a diversão são mais garantidos, especialmente se comparados ao do Golf 1.6 manual.

Novas versões são sempre bem-vindas, mas o Golf Black Edition poderia ser um pouco mais barato. Cruzar a linha dos R$ 60.000 torna o carro menos atrativo devido aos concorrentes da mesma faixa de preço. Amantes do Golf, como o Bruno Medina, devem ter achado a nova versão bem mais atraente. Mas o que o Golf precisa mesmo no Brasil, sem dúvida, é de uma nova geração: a VI!

Comentários

  • Vilker disse:

    As únicas coisas que pra mim prestam nesse carro velho é o câmbio e o volante. O resto pode jogar fora. Isso por que já tivemos um Golf 2005, estabilidade ótima, mas conforto é zero.

  • MOTOR COM 120 CV? PARA UM CARRO DESSES É UMA PORCARIA. O FOCUS E O I30(CELTÃO) TEM 145 CV E SÃO BEM MAIS COMPLETOS.

    I30 (CELTÃO) QUERO DIZER QUE ACHO O I30 PARECIDO COM UM CELTA GRANDE…

  • Vejo como um bom sinal esses lançamentos.
    Com certeza estão limpando os estoques de peças do GTI e outros modelos para quem sabe, chegar com coisa NOVA!

    Vilker, o Golf de vocês estava com problemas na suspensão, não? hehe
    O meu pelo menos é SUPER confortável e nunca vi ninguém mais reclamar disso neste carro…

    Abraços!

  • Paulo Freire disse:

    Bruno tb tivemos um Golf 2006 1.6 aqui em casa, ñ andava nada e era muito duro… Fora o consumo, as fazer o que? Olha o peso do carro p/ um motor 1.6…

  • Vilker disse:

    Bruno Medina, já percebi que vc é um dos apaixoanados pelo Golf e VW, essas rodas não tem nada de extraordinário, perto da do Punto Sporting e T-Jet e Linea T-Jet e outras tantas.

    Na verdade o seu é que deve estar com problemas. Falar que o Golf é SUPER confortável é o cúmulo do ridículo. Já andei em vários Golfs e todos tinham o mesmo acerto de suspenção, privilegia muito a estabilidade, por tanto sendo muito duro. Vc passa em cima de uma agulha e sente tudo dentro do carro.

    Vc já andou de Corolla? Não né? Vá em uma Toyota e faça o Teste Driver, vc nunca mais vai querer andar de Golf. Foi o que aconteceu comigo e o pessoal aqui de casa.

    Outra coisa, ou reveja os seus conceitos, ou mande trocar os seus amortecedores.

  • Sempre fui fã do golf, mesmo esse atual não ser tão “bacana” como era o anterior… como foi falado acima a Wolks está fazendo o mesmo que a fiat com o stilo black motion, lançando uma versão pra modelos em fim de festa…

  • Vilker, não vou te rebater sobre as rodas pois gosto é gosto…

    Eu tenho um GTI que tem acerto de suspensão bem diferente dos aspirados. Quem sabe por isso eu não ache a suspensão ruim? (apesar de parecer paradoxal)

    Fato é que nunca ví uma suspensão ser confortável e estar com defeito! rs Conta outra!

    Nota-se que você prefere muito conforto (carro molão) do que estabilidade. Sem problemas! Cada um com seu gosto.

    Mas o dia que este mesmo Corolla que você cita tiver pelo menos 180 cavalos me conte se a suspensão vai ser tão confortável como você diz que é hoje!

    Abraços!

  • Inclusive é meio óbvio que um sedã médio (dito de luxo) que visa uma faixa etária mais avançada privilegie mais o conforto do que um hatch médio com apelo mais jovial.
    Não existe nenhuma descoberta magnífica nisto…
    Sem mais.

  • Vilker disse:

    Brumo quem não vai ficar discutindo isso sou eu, seus argumentos são fraquissímos.

    Se não me engano não é só suspensão, que dita que o carro é confortável, ou não.

    Chamar o Corolla de molão é brincadeira! É confortável sim, mas tbm tem uma baita estabilidade.

  • Vilker, realmente não é só a suspensão que dita o conforto mas não entendo o pq de vc deturpar a discussão sendo que está mais do que claro que estamos falando é dela aqui…

    Você poderia deixar de ser menos falacioso e atacar os meus argumentos já que são tão fracos e não a minha pessoa.

    E então joia, o Golf é um carro que não é confortável! rs

    Só não se gabe muito do seu Corolla pois você não deve saber mas em vendas mundiais, ele está somente a 1 posição acima deste mesmo Golf desconfortável e velho que você tanto deprecia.
    Que coisa não?

    Abraços!

  • Vilker disse:

    Pra mim não!

    Bruno esse Golf que vc tem na sua garagem, já saiu de linha na Europa desde 2004, quando foi lançada a 5ª geração, sendo muito mais evoluido, bonito… Não misture as coisas. Já o Corolla…

    Não entendi a parte do estou me gabando, apenas comparei com um carro que acho confortável. Só!

    Me descuple se ataquei a sua pessoa.

    Abraços.

  • Alexandre ba disse:

    o golf é um carro fantastico !! acho que ele tem um belo desing !!! so achei as lanternas dianteiras feias!! o GOLF GTI da australia e o R32 agora GOLF R os ”fantasticos” adotam as lanternas parecidas com a familia jetta !! quanto ao conforto e estabilidade , nao nao é uma das melhores de sua categoria!! prefiro pagar mais uns 10mil e pegar um i30 que tem muito mais estabilidade e conforto do que o golf sem falar no seu desing de carrao!! mais nao disvalorizo o golf ..

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *