Qual carro comprar: hatch em ascensão ou sedã líder de mercado?

Recebi um e-mail do internauta Leonardo que está decidindo sobre qual carro comprar. A dúvida dele é interessante e faz sentido, por isso vou reproduzir aqui praticamente o e-mail que ele me enviou.

Qual carro comprar: hatch em ascensão ou sedã líder de mercado?

“Eu estava quase comprando um Ford Focus Ghia mecânico, prata, tendo quase fechado negócio no último sábado (ainda bem que não fiz). O carro tava me custando 65 mil, embora tenha conseguido em outra concessionária por 64 mil, mas o valor da parcela da parte financiada foi a mesma.

Acabei adiando a decisão, vindo a descobrir ainda no sábado mais tarde que o carro sofrerá mudanças consideráveis e importantes de conforto tecnológico. Não estou com tanta pressa em comprar o carro, então esta semana passei a olhar um Toyota Corolla, mas sem compromisso.

Corolla GLi

Consegui, até o momento, um Corolla GLi prata automático por 66 mil, ganhando emplacamento, insulfilme, protetor de cárter, tapetes e mais um item que esqueci no momento. O mesmo carro, só que mecânico fica por 61 mil. Acho que ainda consigo, respectivamente, 65 mil no AT e 60 mil no MEC, sendo que a parte financiada fica no mesmo valor da Ford, pois são concessionárias do mesmo grupo.

Agora vem a dúvida, em termos de desvalorização, Corolla na cabeça, bem como um certo status, embora não tenha o mesmo nível de equipamentos do Focus Ghia…

Em termos de emoção, pendo pra esperar o Focus com as mudanças em outubro, embora eu esteja achando que o carro está com um valor elevado demais e que ainda pode ficar maior…

Corolla XEi

O Corolla XEi está fora de cogitação pelo alto valor (73 mil sem pechinchar)… Não gosto do Focus Sedan e até gosto do Honda Civic – mas acho que o Honda já deu o que tinha que dar, embora eu conseguisse um preço mais camarada na versão que rivalizaria com o Corolla, além de que está previsto para mudar em 2011/12 e quero ficar com o carro por três anos.

Consegui nas duas marcas (Ford e Toyota) cerca de 7% de desconto nos carros citados sobre o preço de tabela.

Dúvida

Então, o que comprar: Corolla 2010/11 GLi AT ou MEC ou Focus Ghia hatch 2011 e 1/2 ou o GLX 2011 e 1/2 que virá bem recheado de equipamentos (menos teto solar) mas com o preço sendo um incógnita?”

Passo a dúvida para vocês: qual carro ele deve comprar?

Comentários

  • Caro Leonardo. Também fiquei com muitas dúvidas em comprar o Focus. Já tinha encomendado um GLX 2.0 e fiz o cancelamento na sexta-feira. O Corolla é um carrão. E como voce disse, sua desvalorização é bem menor. Sugiro a seguinte fórmula para verificar qual dos dois carros possui melhor custo/benefício.

    Custo/Benefício = PREÇO REAL DO CARRO (encontrado nas concessionárias) + SEGURO TOTAL* X 3 anos + IPVA por 3 anos (4% do valor do carro por ano) + TODAS AS REVISÕES OBRIGATÓRIAS (até 60.000Km) + 60.000Km DE GASOLINA + 4 PNEUS + 4 AMORTECEDORES (dá uma ideia do preço de peças do carro na concessionária) – VALOR PROVÁVEL DE REVENDA DO AUTOMÓVEL COM 3 ANOS E 60.000Km.

    * Perfil de um homem de 40 anos, morando no centro de BH e com garagem.

    Obs. Quanto menor o valor encontrado, melhor o custo/benefício do carro.

    ALGUÉM SE HABILITA PARA FAZER ESTE CÁLCULO???

  • renato dantas disse:

    Prezado Leonardo, são dois carros de categorias distintas um Sedã médio e um Hatch Médio, conforme classificação da FENABRAVE, Focus um ótimo carro o Corolla um verdadeiro automóvel, se precisa de conforto e espaço para bagagem vá de Corolla, se precisa de certa esportividade vá de Focus, para melhor dirrimir suas dúvidas faça um teste drive.

  • Focus com certeza! Corolla é um carrin fulero, o consumo é só marketing, o carro é caro em ñ chega aos pés do Focus em nenhum quesito a ñ ser valor de revenda, mas em 3 anos os carros já desvalorizaram o que tinha de desvalorizar. Focus nele! Eu esperaria o modelo 2011 1/2 p/ ver como os preços ficam.

  • Focus sem sombras de dúvida! Agora, serão tantas mudanças assim que vale apena esperar até outubro?
    Eu não esperaria…se vc for ficar esperando tudo que vão colocar no carro daqui a 6 meses, vc não compra o carro nunca…e na revenda não adiciona nada!

  • Caros Leonardo e Renato, não menospresando a dúvida do colega Pedro, mas agora sim uma dúvida que mata o sujeito. Para melhorar seria bom saber qual o seu carro atual. Bom segue a opnião de quem já esta com esta duvida desde o lançamento do FOCUS 2.0 Flex, tanto que resolvi deixar para comprar o carro só ano que vem:
    Cara o Focus Guia significa o apice do gasto que faria em um hatch, sem dúvida o carro do coração, não da razão.(aquele que compraria se boa parte dos meus planos estivessem realizados ou próximo de serem realizados e não estivesse mais preocupado com o dinheiro, provavelmente pagaria a vista, não que meu patrimonio fosse vultuoso, mas já teria folga para isso). O Corolla é o carro da razão, digam o que quiserem senhores entusiastas (eu me incluo nestes, já critique o carro “mediocre”) mas não da pra negar nem para esconder a superioridade da mecanica principalemnte a robustez deste carro, por isso ele desvaloriza menos. Não dá pra negar em cidades em que o consumo dos carros é alto (muito ar, pouca fluides, seja por congestionamento, seja por vias mal projetadas e quebra molas) o Consumo de um é a metade do consumo de outro. A mais uma coisa o Corolla privilegia o conforto mas não tem bluetooth. Acho q fica claro que o Corolla é um carro objetivo e racional indiscutivelmente. Meu veredito? Veja o momento que você está na sua vida e pense como quer gastar seu dinheiro agora e com certeza saber a sua resposta. NAO ESQUEÇA de fazer o teste drive nos dois antes de tomar estas decisoes.

  • Gustavo Meneghetti disse:

    O único Focus que dá certo é o hatch justamente pelo apelo mais esportivo. Não dá pra comparar um Focus sedan com um Corolla. A Toyota fica muito na frente em qualidade.

    Você tem que analisar o seguinte, se está desejoso de um carro bem esportivo ou se simplesmente tanto faz. Se cair nessa última, não há dúvidas, vá de Corolla pois a qualidade é MUITO superior. Agora se você só se contentará com esportividade, esqueça sedans.

    Obs.: Eu duvido que a Ford mantenha o preço do Focus e com mais equipamentos. Pode esquecer. Detalhe que o carro já está no limite de preço, ao meu ver, pelo oque oferece. A tendência é espantar clientes e, ai sim, mais pra frente ajustar o preço.

    Abraço

  • Leonardo Carvalho disse:

    Pessoal, obrigado por estarem comentando sobre minha dúvida. Estou saindo de viagem hoje e decidi aguardar o retorno (01/08) para tomar uma decisão.
    Já dirigi os dois automóveis e ambos me agradaram bastante, embora não tenha sido test drive.
    Sempre gostei de hatchs e eu tinha um Polo hatch, mas acabei me arrependendo de não ter comprado o sedan.
    Tenho 29 anos, sou solteiro e moro sozinho, mas gosto muito de viajar com a namorada e eventualmente outro casal. Não tenho interesse algum em fazer tuning ou coisas do tipo com o carro e sei que com o Corolla perderei menos dinheiro, tendo ele cara de tiozao. Gosto mais do desenho do Focus. Mecanicamente sei que os dois são excelentes. A dúvida está entre razão e emoção… Continuem comentando. Abraço a todos!

  • Focus ghia pra min! chega semana que vem. Bem verdade se vc pensar com a razão e ao mesmo tem a situação financeira não tão animadora vá de Corolla. Pois em porta mala, revenda e consumo ele ganha (a diferença não é nada extraordinária). Agora em todos outros quesitos o Focus ganha. pra min o melhor custo-beneficio.

  • Anonymous disse:

    Eu estava com uma dúvida parecida: Corola ou Civic pelados beirando os 70 mil… acabei comprando um Sentra por 59 mil com câmbio CVT, ABS, air bag duplo e couro há pouco mais de 1 mês e não me arrependi.

  • Marcio Morales disse:

    poxa amigo, espero que esteja feliz com sua compra ! mas veja só as vezes a vida é bem curta e pode não dar tempo de matarmos nossos desejos. ( obs: desde que esteja ao nosso ao nosso limite tbm ,,,,, seja FELIZ !!!)

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