Logan 1.6 16V automático vem aí. Como fica o Symbol?

Renault+Logan+Expression+2011

Depois do lançamento do Sandero automático, nada mais natural do que esperar que a Renault também lançasse esta opção de câmbio para outros modelos da marca no Brasil. E o próximo a receber o equipamento será o sedã Logan, entre agosto e setembro, conforme informou o Notícias Automotivas. Além da data, o NA também já publicou os preços e os equipamentos da nova versão.

Renault+Logan+automatico

A transmissão automática do Logan será ofertada para o acabamento Expression, a topo de linha do sedã, que passará a ser vendido com motor 1.6 16V Hi-Flex (que retorna ao veículo). O preço inicial será de R$ 41.950. Além disso, para a linha 2012, o modelo terá outras alterações vindas do irmão Sandero. Com isso, logo pensei: com os upgrades de motorização, câmbio e acabamento, como fica o Symbol nessa história? Mais abaixo tento responder, mas antes vamos às mudanças do Logan.

De acordo com o NA, o Logan Expression automático será equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina, computador de bordo, travamento automático das portas e telecomando na chave para abertura e travamento das portas por rádio frequencia. Com pintura metálica, o preço sobe para R$ 42.910.  Com os mesmos equipamentos (incluindo a pintura), motor 1.6 8V Hi-Torque e câmbio manual, o Logan 2011 sai por R$ 39.000.

Sandero Privilège automático 2012 deve inspirar o Logan automático

Com os pacotes opcionais Pack Conf2 + Pack Roda + Pack Segurança, compostos por vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, sistema de som mais moderno (igual o do Sandero 2012 – acima), alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, freios ABS, airbag duplo, apoio de cabeça central traseiro e volante revestido em couro, o preço vai para R$ 45.600. Adicione pintura metálica para o preço subir para R$ 46.560. Com os mesmos equipamentos (incluindo a pintura), motor 1.6 8V Hi-Torque e câmbio manual, o Logan 2011 sai por R$ 42.650.

Symbol
No meio de tantas opções do Logan, como vai ficar o Symbol? É difícil responder, ainda mais porque o “Clio Sedan remodelado” nunca vendeu bem desde o seu lançamento no país. O Symbol é realmente um sedã interessante, mas ele parece meio perdido, sem lugar no mercado. Com a evolução do Logan, essa impressão ficará ainda mais evidente.

Symbol Expression

O Renault Symbol é vendido com apenas uma motorização, 1.6 16V Hi-Flex (110/115 cv), uma opção de câmbio, manual de cinco marchas, e duas versões de acabamento. A Expression parte de R$ 38.990 equipada com airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, vidros e travas elétricos, alarme, roda de aço de 14″, entre outros equipamentos. Com pintura metálica, o modelo base sobe para R$ 39.890. Completo, com sistema ABS de freios, rádio CD player MP3 com comando satélite na coluna de direção e computador de bordo, o preço vai para R$ 42.330.

Já o Symbol Privilège vem com todos os itens do Expression, além de vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, roda de liga-leve de 15″ e volante em couro com aro interno cromado e manopla da alavanca de câmbio em couro – tudo isso por R$ 44.390 (ou R$ 45.290 com pintura metálica). O único opcional é o ABS, que faz o preço subir para R$ 46.880.

Symbol Privilège

Será que a Renault vai lançar o Symbol automático? Se o Logan vai ficar cerca de R$ 3.910 mais caro para ganhar mais 8V e aposentar o pé esquerdo do motorista, e o Sandero ficou R$ 3.500 mais pesado no bolso nas mesmas circunstâncias de motor/câmbio, podemos calcular que o Symbol ficará de R$ 2.500 a R$ 3.000 mais caro, uma vez que ele já é equipado com o propulsor 1.6 16V.

Logo, com transmissão automática, a versão Expression partiria de aproximadamente de R$ 41.990, enquanto a Privilège custaria inicialmente cerca de R$ 47.390, podendo chegar até R$ 49.880 (com ABS e pintura metálica). Vale a pena?

. R$ 42.330 – Renault Symbol Expression 1.6 16V manual completo (preço – site da marca)
. R$ 46.880 – Renault Symbol Privilège 1.6 16V manual completo (preço – site da marca)
. R$ 46.560 – Renault Logan Expression 1.6 16V automático completo (preço – NA)

Sabendo agora dos preços (alguns anunciados, outros prováveis e alguns especulados), dos equipamentos, de algumas características (Logan é mais espaçoso para os ocupantes e o Symbol tem visual mais moderno) e de algumas semelhanças (motor 1.6 16V é o mesmo e os porta-malas são quase iguais – 506 litros no Symbol e 510 l no Logan), qual dos dois modelos você compraria? Passo a pergunta pra vocês.

Comentários

  • Sinceramente, estou até pensando em pegar um Logan, só estou aguardando os preços finais e a inclusao do painel 2 din no carro, para que ele continue com vantagem perante o Sandero.
    Quanto ao Symbol, é um carro super interessante, “sucesso de crítica”, mas com o visual (acredito eu) dianteiro que não empolga muito.
    O quesito falta de espaço acho que nem deva ser o seu pior problema, diante de tantos outros carros minusculos do mercado e mesma categoria…
    Se a renault propor um facelift de baixo custo com o Symbol de frente parecida com Sandero ou Fluence na frente, acho que daria uma aquecida no carrinho.
    O restante do carro é Show de bola!

  • renato dantas disse:

    Nenhum dos dois draconianos feios de doer, só uma pergunta Parizzi: ainda se fabrica o tal de Symbol?, eu não vejo um na rua desde seu lançamento agora ESPECULANDO o “carro” Symbol por talvez R$ 49.880 mesmo com ABS só o louco do Hugoas pagaria por esta biga.
    Xará, acho que vocês quis dizer o seguinte: no lugar de “direção hidráulica com regulagem de altura”, “direção hridráulica com regulagem do volate em altura”.

    abraços.

  • Wladimir Pereira disse:

    Para aposentar Symbol a Renault tem que lançar o mais rápido possível o NEW DACIA LOGAN 2 NEXT GENERETION com amplo espaço interno e design refinado.

    Symbol aqui não vende, pois o seu maior concorrente esta dentro da concessionária, pois o LOGAN é mais espaçoso internamente e mais barato. Não sei se ele vende muito na Argentina, mas aqui esta falido.

    Renault deve investir pesado no LOGAN para enfrentar os novos GM Colbalt e FIAT NEW SIENA e filar antigos compradores de GM Classic que esta próximo de ser descontinuado.

    Quanto ao LOGAN AUTOMATIC se for econômico e robusto vai vender bem.

  • Anonymous disse:

    Pela empáfia do Sr. Dantas parece até que ele dirige um Accord ou CRV… mas não, tem um City “pelado”… um verdadeiro automóvel fabricado para mercados exigentes como o Brasil e… Tailândia
    Vejam o que a imprensa especializada fala sobre o “verdadeiro automóvel” após 30 dias de testes:

    “…a impressão geral da equipe nesses 30 dias e 3.463 km em que o City esteve conosco, nos quais consumiu 432 litros de combústível. Dos oito(8) motoristas de diferentes perfis que o dirigiram em diversas condições – da cidade para a estrada e dela para a serra -, nenhum considerou que o sedã da Honda valesse o que custa. Portanto, todos procurariam alternativas se tivessem R$ 61.200,00 para comprar um carro.”

    “Em sua faixa há diversas opções melhores na combinação de espaço, potência, itens de conforto e de segurança, como C4 Pallas, Linea, Focus, Cerato, Sentra e 307, vários deles com superioridade diante do Honda já comprovada em comparativos do Best Cars. Acima de tudo, falta ao City prazer em dirigir. Ele transmite a sensação de um carro simples e de projeto barato que tenta se passar por médio de luxo, mas cuja máscara despenca quando de dedica mais atenção ao interior ou se exige um pouco mais na estrada”

    A matéria completa está aqui:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/mes/honda-city-lx.htm

    Tem gente que se acha, come salame mas diz que arrota caviar…

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