Nissan March cria novo parâmetro financeiro para o segmento?

Fiquei vendo a lista de equipamentos e os preços do March no último final de semana e pensei: embora fique devendo na lista de segurança (airbag duplo de série é excelente, mas faltam intens), será que o March conseguirá criar um novo padrão de custo inicial para o segmento de compactos?

Tudo bem que esse título poderia ser usado para o Chery QQ. Entretanto, o Nissan March tem um potencial de vendas muito maior do que o compacto chinês, especialmente pela força e tradição da marca japonesa em comparação com a chinesa.

Meu pensamento vem seguido de uma pesquisa. Para facilitar a montagem da lista, já que algumas montadoras vendem os opcionais “casados”, usei a versão 1.0 S do March para a comparação com outros modelos da mesma cilindrada, com quatro portas, pintura sólida e para-choques na cor da carroceria. Não coloquei todos os itens de cada modelo para não deixar o post longo demais.

Nissan/Divulgação

Nissan March 1.0 S – R$ 33.390
Principais itens de série (veja a lista completa aqui): Airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, volante de três raios com regulagem de altura, abertura e fechamento das portas e porta-malas por controle remoto, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, porta malas com iluminação, trio elétrico (retrovisores externos na cor da carroceria), revestimento das portas dianteiras em tecido, limpador traseiro com controle intermitente e travamento automático das portas com o veículo em movimento, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, conta-giros, para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro, retrovisores externos rebatíveis, rodas de aço de 14″ (165/70 R14), bloqueio de ignição através de imobilizador do motor, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, preparação para áudio e antena.
. Garantia: 3 anos
. Positivo: Garantia, preço e airbag duplo
. Negativo: Falta ABS

Chevrolet/Divulgação

Chevrolet Celta LT 1.0 – R$ 33.034
Vidros verdes com parabrisa laminado / instrumento do painel com conta-giros / alarme sonoro de fárois ligados / parachoque pintado na cor do veículo / sombreira do passageiro com espelho integrado / alça de teto do lado do passageiro / limpador lavador e desembaçador vidro traseiro / temporizador do limpador parabrisa /protetor de cárter / vidros elétricos dianteiros / travas elétricas / acabamento interno com detalhes na cor prata / travamento automático das portas ao atingir 15 km/h / ar-condicionado / direção hidráulica
. Garantia: 1 ano
. Positivo: Conjunto mecânico, desempenho
. Negativo: Garantia e (falta de) segurança 

Fiat/Divulgação

Fiat Uno Vivace 1.0 – R$ 35.797
Banco traseiro rebatível, Fiat Code 2ª geração, espelho no para-sol lado passageiro, Kit HSD (airbag duplo e ABS – R$ 2.419) + Kit celebration 5 (travas e vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, direção hidráulica, para-brisas degradê, predisposição para rádio, faróis de neblina, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno mecânico, pneus 175/65 R14, entre outros itens – R$ 4.520) + Ajuste de altura do volante (R$ 84) + Kit Young (para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo e revestimento externo nas colunas das portas – R$ 294)
. Garantia: 1 ano
. Positivo: Conjunto mecânico, airbag duplo e ABS
. Negativo: Garantia e preço

Ford/Divulgação

Ford Ka 1.0 – R$ 31.590
BASE 1 (Abertura e fechamento global das portas, abertura do porta malas no painel, alarme volumétrico, chave única para ignição e abastecimento, rodas de aço de 14″, porta-copos central, conta-giros, controle remoto, travamento/retravamento automático a 15 km/h, antena de teto, relógio digital e para-choques na cor do veículo) + PULSE (Indicadores de direção nos retrovisores; molduras laterais na cor do veículo; tecido exclusivo; saídas de ar condicionado, maçanetas e alavanca de câmbio na cor Ford Silver) + CLASS (Ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos) + PERFORMER (Rodas de liga-leve de 14″) + SEGURANÇA (Air bag duplo).
. Garantia: 1 ano
. Positivo: Conjunto mecânico, preço, airbag duplo
. Negativo: (só) 2 portas (até hoje), garantia e falta do ABS

Peugeot/Divulgação

Peugot 207 XR 1.4 – R$ 38.990
Ar-condicionado, desembaçador de vidro traseiro temporizado, direção hidráulica, travas elétricas nas portas e porta-malas com telecomando, vidros elétricos dianteiros, limpador e desembaçaro do vidro traseiro (com vinculação ao engate da marcha-ré) chave de ignição codificada (Transponder), retrovisores externos com regulagem interna manual, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, coluna da direção com regulagem de altura, follow me home, preparação para som com, rravamento automático das portas e do porta-malas em velocidade e antena + Airbag duplo frontal (R$ 1.000)
. Garantia: 1 ano
. Positivo: Motor 1.4, airbag duplo
. Negativo: Garantia, preço e falta do ABS

Renault/Divulgação

Renault Clio 1.0 16V – R$ 31.700
Desembaçador do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno mecânico, banco traseiro rebatível, pré-disposição para rádio, conta-giros, rodas de aço de aro 14″ (175/65 R14), trava de segurança nas portas traseiras e Pack Conf (2 apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura, limpador traseiro, ar-condicionado, direção hidráulica, conta-giros, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas portas e no porta-malas com comando por distância por radio frequência e alarme – R$ 5.150).
. Garantia: 3 anos
. Positivo: Garantia, preço
. Negativo: Segurança (sem airbag duplo e ABS)

Volkswagen/Divulgação

Volkswagen Gol 1.0 – R$ 41.180
Banco do motorista com ajuste de altura, banco e encosto traseiro totalmente rebatível, rodas de aço de aro 14″ (pneus 175/70 R14 84T), Kit VI (2 Luzes de leitura dianteiras, acionamento elétrico dos vidros com limitador de força, ar-condicionado, chave estilo canivete com controle remoto (reserva sem controle), destravamento elétrico do porta malas – Keyless, direção hidráulica, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico, filtro para ar-condicionado, iluminação interna, imobilizador eletrônico com alarme antifurto, travamento central por controle remoto – R$ 6.200), Modulo Funcional IV (desembaçador traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador e limpador do pára-brisas com temporizador – R$ 470), Modulo Funcional V (coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e destravamento elétrico do porta malas – R$ 570), Trend (alças de segurança escamoteáveis no quadro do teto, antena no teto, carcaça do espelho retrovisor externo, maçanetas e frisos na cor do veículo, cintos de segurança traseiros externos automáticos de 3 pontos, console central, farol duplo, frisos de proteção lateral na cor do veículo, iluminação interna, iluminação no porta-malas, instrumento combinado com conta-giros e hodômetro parcial, preparação para rádio e spoiler traseiro – R$ 1.250) e Airbag duplo + ABS – R$ 2.310.
. Garantia: 1 ano
. Positivo: Conjunto mecânico, airbag duplo e ABS
. Negativo: Preço e garantia

(fonte dos equipamentos e preços: sites das montadoras)

Comentários

  • Wladimir Pereira disse:

    Creio que o ABS seria mais interessante que o airbag.

    Mas concordo com Enrico para se ter um diferencial na categoria e por ser um carro desconhecido deveria oferecer airbag e ABS para vender muito e colher os frutos da publiciadade boca a boca. A Renault entro na minha família com o argumento custo benefício. Pode ser que dê frutos, mas daria mais com o ABS. E carro sendo visto na rua é sinônimo as vezes de sucesso.

    Entre carro mais vendido do BRASIL VW G5 e Uno Cube eu sou mais o VW, mas olha o quanto os alemãs cobram. Será que a VW investe mais em pesquisa que a Toyota?

  • Paulo Rocha disse:

    O March é com certeza a melhor opção atualmente, mas pode incomodar os mais exigentes. Além do enorme erro da falta dos freios ABS, peca em alguns itens como falta de faróis de neblina, controles do som no volante, maçanetas externas na cor do veículo, melhor acabamento na manopla e saídas de ar e o fato de a porta do passageiro não abre ao se desligar o carro. Além de alguns itens de segurança como encosto de cabeça e cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro e mais air-bags. Claro, comparando o mais básico com os outros 1.0 do mercado, é uma ótima opção. Mas para quem pensa na versão mais completa (1.6 16V), cabe uma reflexão. Até pouco, por R$ 39.900 comprava-se um Picanto com todos os itens citados – contra os R$ 37.900 do March 1.6 SV.

  • Anonymous disse:

    Bah, quase! Como a versão mais barata tem ar condicionado e direção elétrica (atualmente, duas exigências do consumidor brasileiro) como OPCIONAL, a vantagem ainda é dos chineses.

    Por um triz, mas por um mero triz mesmo que o March falhou como carro popular, é mais um carro… Convencional, como qualquer um dos seus concorrentes (Novo Uno, Gol, Celta, Ka…)

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *