Ford, GM, Peugeot, Honda e Fiat registram queda em vendas no Brasil em 2011

Reprodução do site da Folha.

Três das quatro maiores fabricantes de veículos no Brasil –Ford, GM (General Motors) e Fiat– registraram queda nas vendas e consequente redução da participação no mercado brasileiro em 2011, informa reportagem de Venceslau Borlina Filho publicada na Folha desta quinta-feira.

A Ford apresentou a queda mais acentuada em relação a 2010, seguida por GM e Fiat. Já a fatia de mercado das empresas variou negativamente de 0,82 a 1,3 pontos percentuais no período.

*Nota do blogueiro: Mas a pior queda foi a da Honda. O principal motivo foi o terremoto no Japão, que atrapalhou bastante os planos da marca, que sofreu com a escassez de peças (como as ligadas à transmissão automática). O Civic 2012 acabou sendo adiado (principalmente) por causa do terremoto.

Por outro lado, marcas com pouco tempo de comercialização no país tiveram os melhores resultados, impulsionando o resultado geral de aumento na venda de veículos em 2011, de 2,90%.

Segundo os dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), as chinesas Chery e Hafei, as japonesas Nissan e Suzuki e a britânica Land Rover foram as que mais cresceram em vendas durante o ano.

“A competitividade gerada com a chegada de outras fabricantes, associada à falta de novos produtos por essas empresas, resultaram nessa mudança”, disse o professor e consultor da MSX International, Arnaldo Brazil.

Fonte: Folha

Comentários

  • Wladimir Pereira disse:

    A HONDA deve se recuperar em 2012 com NEW CIVIC 2 já que agregaram vários itens ao carro, mas ainda custa caro. Se ela abaixasse uns R$ 5.000,00 os seus modelos cresceria como a Chery.

  • Wladimir Pereira disse:

    Parizzi será que esse número aí da NISSAN não esta maqueado, já que vendeu e não entregou. Ou esses números aí são de carros efetivamente emplacados. A Honda praticamente parou de vender CIVIC após o anúncio da nova geração. Será que a FIAT líder de vendas a 10 anos perdeu clientes para a CHERY.

    Quanto a venda maqueada lembro que algumas concessionárias VW em Brasília compraram e emplacaram vários VW FOX modelo antigo frente ao VW FOX com visual mundial único dos modelos da marca. Os antigos VW FOX eram vendidos nas concessionárias, não como zero km, mas como segundo dono, pois o primeiro era a concessionária.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *