Mais acessórios serão suficientes para o Renault Duster vencer o novo Ford EcoSport?

O novo Ford EcoSport foi flagrado recentemente sem disfarces, mostrando suas linhas modernas e chamativas. Entretanto, seu preço e lista de equipamentos, ambos já especulados, ainda não foram revelados mais concretamente. A marca francesa não quis esperar a chegada do principal adversário e já anunciou as novidades do Renault Duster 2012/2013.

Renault+Duster+2013+quebra+mato+acessorio
Proteção frontal Tube Look é horrorosa e perigosa para o pedestre

Na verdade a marca anunciou uma única novidade: o sensor de estacionamento deixa de ser um acessório e passa a ser um item de série nas versões Dynamique 1.6 e 2.0. É pouco para uma mudança de linha, embora o Duster continua com boa relação custo/benefício, que seria melhor ainda se os preços de lançamento, mais baixos, tivessem sido mantidos.

Linha 2012/2013

Renault Duster 1.6 16V Hi-Flex – R$ 51.800
Renault Duster Expression 1.6 16V Hi-Flex – R$ 54.100
Renault Duster Dynamique 1.6 16V Hi-Flex – R$ 58.100
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – R$ 61.800
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex Automático – R$ 65.800
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex 4×4 – R$ 66.100
Pintura metálica: R$ 1.090
Bancos revestidos em couro (apenas Dynamique): R$ 1.600

Toda linha Duster bem equipada com rodas de aro 16”, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e regulagem de altura do volante. A Expression vem ainda com airbag duplo, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros, alarme, rodas de aço estilizada de 16”, barras no teto e a parte superior dos pára-choques na cor da carroceria.

Renault+Duster+2013+GPS-painel-interiorA Dynamique conta ainda com rodas de liga leve (aro 16″), retrovisores exteriores cromados, para-choque traseiro na cor da carroceria, molduras de saídas de ar cromadas, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, encosto do banco traseiro bi-partido (rebatível – 1/3 e 2/3) retrovisores externos com regulagem elétrica, computador de bordo, ABS, faróis de neblina, roda de alumínio de 16 polegadas, rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux/Bluetooth com comandos na coluna de direção.

A lista de equipamentos de série do Duster Dynamique, a versão mais “popular” em oferta, é boa e, como um jogador de futebol, o sensor o equipamento de estacionamento “veio para somar”.

Renault+Duster+2013+acessorio-GPS-navegador-painel-touchscreenPara compensar a “perda” de um acessório, a Renault ampliou a lista de opções do Duster com alguns itens interessantes. O maios importante (e caro), vendido por cerca de R$ 2.999 (já com a instalação), é o sistema multimídia com tela touch screen de 8″. O aparelho reproduz TV digital e DVD (quando o veículo não está em movimento), rádio AM/FM, sistema GPS, tem entrada para iPod e USB e conexão bluetooth para celular.

O engate, inútil para quem não tem reboque, também passa a ser oferecido como um “acessório original Renault”. Sua capacidade é de 40 kg de carga, 700 kg de tração e o preço sugerido é de R$ 599.

Renault+Duster+2013+reboque+acessorio-engate
Engate: útil apenas para quem usa reboque

Outros acessórios disponíveis são o apoio de braço central nas cores preto ou cinza, faróis de neblina, isolamento de porta-malas, pára-barros (dianteiros e traseiros), rede de porta-malas, soleiras de portas, tapetes de borracha com carpete (para as versões 4×2 e 4×4), vidro elétrico traseiro, ponteira de escapamento cromada, calha de chuva, barras de teto transversais, uma dispensável (feia e perigosa para o pedestre) proteção frontal estilo “quebra-mato” e até porta-bicicleta para o teto.

Fechando a oferta de acessórios, destaque para os onze modelos de bicicletas da marca Colli Bike com rodas de aro 16”, 20” ou 26”. As opções variam de R$ 399 a R$ 900. O ideal seria casar uma bike com o porta-bicicleta de teto já citado.

Renault+Duster+2013+bicicleta-bike

A tela multimídia realmente passa um aspecto de modernidade ao interior do Duster. Mas será que isso vai ser o suficiente para ele brigar de igual para igual com o novo EcoSport? Como o veículo da Ford ainda não chegou, fica difícil responder. Qualidades para o combate o Duster tem, mas só saberemos quando os dois se enfrentarem. Duster X EcoSport provavelmente será um dos Duelos de 2012 no De 0 a 100.

Linhas 2012 e 2013

A Renault também já lançou a linha 2013 do Fluence que, infelizmente, não tem nenhuma novidade e, felizmente, manteve os preços.

Na linha 2012/2012, o sedã Logan foi atualizado apenas na versão Expression, que recebeu um rádio mais moderno, maior e integrado ao painel, com comando satélite na coluna de direção. O equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV e entrada auxiliar, do tipo “jack”, USB, e conexão bluetooth. O sistema é opcional.

Veículo de entrada da Renault no Brasil, o Clio 2012/2012 recebeu mudanças no chamado Pack Plus (opcional: R$ 300), que agora tem ar quente, dois apoios traseiro de cabeça com regulagem de altura e lavador/limpador de vidro traseiro. O Clio é tem rês anos de garantia de fábrica.

Fotos: Renault/Divulgação

Comentários

  • Adriano - BH/MG disse:

    Também concordo em dizer que este quebra mato é horrível. Particularmente acho as linhas do Duster um tanto quanto duvidoso e estes “acessórios” oferecidos a preços abusivos não convencem.

  • Anonymous disse:

    Esse será o eterno 2° lugar, pelo menos até chegar outro e assim será o eterno 3° lugar….
    Quando é que esse pessoal da renault e nissan vão acordar e ver que no Brasil o que vende é carro bonito.

  • Fabio Silva disse:

    Eu estava realmente estava considerando adquirir um duster, porém quando vi o interior do carro e a lista de equipamentos… Muito decepcionante. Definitivamente não vale pagar R$ 50-60 mil num carro com o interior e lista de equipamentos de sandero. E se você comparar com o fluence fica evidente que é um péssimo negócio o Duster. Desisti…

  • Alfredo Massaranduba disse:

    Esse tal Duster começou paracendo que ia acabar com o Eco, só aguentou 3 meses e tá despencando ladeira abaixo. Eco é Eco, é o melhor SUV em custo/beneficio do Brasil.

  • Wladimir Pereira disse:

    Olha aí.

    Acho que o ECO só deu conta do DUSTER por conta da queima de estoque para a chegada da nova geração.

    Vamos ver até dezembro como fica, ou pelo menos nos próximos meses quando o novo ECo chegar.

  • Anonymous disse:

    Incrível, mas a Ecosport consegue se manter a frente da Duster mesmo após quase dez anos no mercado….mais de 700 mil unidades foram vendidas…
    Acho que a Duster deve amargar umas 1500 unidades por mes após o lançamento da nova Eco..so a frente a horrível AirCross…

    Marcelo

  • Izio disse:

    Já tive um Renault clio 1.6 16V e achei ótimo o carrinho. Sem defeitos, ou quaisquer reclamações, e com uma suspensão tão macia que era um prazer viajar nesse carro. Hoje tenho uma Livina 1.8 automática e, mesmo passados 2 anos, não consigo me acostumar com a suspensão mais dura que já vi num veículo de passeio. Que carro desconfortável.

    Queria passar para o Duster, mas o padrão de acabamento da Renault está deixando muitíssimo a desejar. Acho inadmissível pagar quase 70 mil por um acabamento inferior ao de um carro popular, sem falar que o índice de desvalorização de um Renault (um dos maiores do mercado) é ainda maior nas próprias concessionárias do grupo, que parecem não acreditar no próprio produto que vendem.

    Renault/Nissan, abram o olho! Os chineses estão chegando forte com carros bonitos, bem acabados e preço justo.

  • Anonymous disse:

    Estava realmente interessado em adquirir um duster, porém quando vi o interior do carro não fiquei empolgado. A lista de equipamentos o plástico com acabamento não agrada merece uma painel emborrachado tipo do Vectra, com sistema de multimídia ar condicionado digital, regulagem de farol. Queria passar para o Duster, mas o padrão de acabamento da Renault está deixando muitíssimo a desejar. Vou esperar a nova Eco, espero que a Renault leia todos os comentários de tome uma decisão urgente para que não perca o encanto, tomara que seja logo.

  • Anonymous disse:

    Renault, por favor o Duster é um carro que merece mais atenção e carinho é o seu lançamento o mais novo filho, capriche igual o Fluence, tira aquele acabamento de plástico do acabamento do paniel e porta, coloque luz dentro no teto, no porta luvas, porta malas, de uma atenção nos detalhes. Tem carros novos chegando, GM Enjoy e Nova Eco Sport chega para brigar.
    Pequenas diferenças fazem grandes resultados, vocês são capazes.
    Que tal mudar já.

  • Anonymous disse:

    Bem,acabei de adquirir um Duster expression,concordo que o acabamento deixa desejar,perde para a Ecosport nesse quesito,mas quem quer beleza vai num concurso de beleza,(ou compra um importado com menos imposto e mais equipado)quem quer passar pelo asfalto esburacado,ondulado,lonbadas mal feitas,mal sinalizadas,compra um carro que atende esses quesitos,alem de que em questao de espaço até o novo Ecosport ainda é um Fusquinha.

  • Anonymous disse:

    O novo ecosport é uma minivan disfarçada de jipinho ( com aquela ridicula estepe pendurado na traseira).
    O Duster tem porte e traços de utilitário, anda muito em qualquer terreno, é mais alto em relação ao solo, e mais robusto, maior espaco interno, maior porta malas, ….
    No novo eco mal cabem 4pessoas, no porta malas nem se comenta.
    Duster vai continuar na liderança sem duvidas.

  • Anonymous disse:

    Não da pra comparar EcoSport com Duster. Têm propósitos diferentes.
    A Duster tem muito mais espaço. É carro voltado para família. Tem 3 lugares e não 2 e meio. Tem espaço de porta malas.
    Eco é carro pra jovem, despojado, compacto.

    Sobre o acabamento da Duster: Ela veio com o propósito de ser um SUV acessível em termos de valor. Num preço muito bom, ele vem completinho. Se quer suv completo com acabamento superior, coloca a mão no bolso e procura outros modelos.

  • Anonymous disse:

    Acabo de adquirir Duster 2.0, estou achando maravilhosa,já tive uma EcoSport no passado, bate mais que batedeira de bolo.
    Carro moderno, bom preço, e lindoooooooooooooooooooo

  • Anonymous disse:

    Pessoal, adquiri um Duster Dynamique 1.6, chega agora até dia 26/10, porém, não vejo nenhum problema no acabamento, achei o carro incrível, quem quiser um carro com acabamento melhor é só pagar mais e fica tudo certo, ta cheio de opção no mercado…não troco pela nova eco, fiz o teste drive na nova eco e sinceramente, carrinho apertadinho, só porque tem um painel diferente não quer dizer que seja melhor…abraços!!!

    Cascavel/Pr

  • Tenho um Duster Dynamique 1.6, o carro super confortavel, super macio, otima estabilidade realmente não se comprar com a eco sport e bastante economico! Muito satisfeita… Já tive um Ford e outro nunca mais!

  • Anonymous disse:

    Sou um dos felizes proprietarios de um Duster 1.6 16v techroad, carro robusto, confortavel e com preço mais do que justo se comparado aos preços que nós sempre pagamos por chevrolet fiat ford e principalmente a volks que sempre manteve seus carros caros sem fazer qualquer atualizaçao…vide gol, extinto santana e parati..um detalhe…é mais facil o Duster ser cocncorrent direto do tucson que do coitado do novo ecosport citado…mala ridicula e carro totalmnte voltado para o publico feminino .. ah publico este que esta andando de Duster , entao atençao ao ser pego dirigindo um novo eco…

  • Cleicyone disse:

    Concordo plenamente, pois eu comprei uma a menos de um mês e estou muito satisfeito com o carro, pois viajo muito para o interior e lá o carro me responde todas expectativas, posso andar tranquilo em uma estrada de terra que não se sente os buracos. Se eu quisesse beleza eu compraria o salão do automóvel. E sem contar que a eco esport tem mais riscos de capotar, pois a estabilidade é Zero.

  • UBIRATAN ALBUQUERQUE disse:

    BOA TARDE

    COMPREI UM DUSTER DYNAMIQUE 2.0 A 60 DIAS NÃO POSSO FALAR MUITO POR POUCO TEMPO, MAS ESTOU SUPER SATISFEITO O CARRO ANDA BEM É ECONÔMICO
    UMA SUSPENSÃO DE FAZER INVEJA A MUITOS, JA FIZ MINHA PRIMEIRA VIAGEM UMA
    PARTE EM ESTRADA DE BARRO SÓ ELOGIOS, QUANTO AO ACABAMENTO PELO PREÇO ESTA RELATIVO, ESPAÇO INTERNO 10 E O CARRO TEM PORTE, É BONITO
    TENHO CERTEZA QUE NÃO VOU ME ARREPENDER.

  • Rodrigo disse:

    Nossa…quanto comentários sem noção…comparativos com classe/estilos de carros totalmente diferente…trabalho em obras com carros locados localiza… Duster e EcoSport…para estrada de chão Duster da um banho na eco…EcoSport carro disfarçado de suv…para quem só anda em cidade e não se importa de ter porta mala q não cabe nada…com certeza a eco é melhor… direção elétrica e melhor no asfalto…mas falando suv (para andar estrada de chão…areia…etc…nem se compara…ja fiquei muitos meses com dois modelos!!! Abcs

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *