Chevrolet Onix e Hyundai HB20 confirmam a ótima receptivade do mercado. Toyota Etios patina…

Hyundai/Divulgação

No meio do mês passado, fiz um post sobre o resultado parcial das vendas de novembro de três dos principais lançamentos do Brasil em 2012: Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Etios. Encerrado o 11º mês do ano, percebo que o Onix e o HB20 confirmaram a ótima receptividade do mercado brasileiro, enquanto o Etios continua patinando nas vendas.

Se até 15 de novembro o compacto da Hyundai estava em 9º no ranking geral de emplacamentos, de acordo com a Fenabrave, ele fechou o mês em 8º, com 8.077 unidades. Já o novo hatch da Chevrolet subiu da 13ª colocação na parcial para a 10ª no mês passado, fechando com 7.409 carros emplacados. O Toyota se manteve no 35º lugar, com decepcionantes 1.322 unidades emplacadas – mais de três vezes inferior ao Corolla, que custa o dobro do preço!

Novembro – 2012
1º. Volkswagen Gol – 25.591 unidades emplacadas
2º. Fiat Uno – 18.611 unidades
3º. Fiat Palio – 17.268 unidades
4º. Volkswagen Fox/CrossFox – 11.676 unidades
5º. Fiat Siena – 11.606 unidades
8º. Hyundai HB20 – 8.077 unidades
10º. Chevrolet Onix – 7.409 unidades
35º. Toyota Etios hatch – 1.322 unidades

Chevrolet/Divulgação

Em novembro, HB20 e Onix, que travaram um dos Duelos mais equilibrados da história do De 0 a 100, superaram até veículos mais consolidados no território nacional, como o Renault Sandero, os Ford Ka e Fiesta, o Chevrolet Agile e o Fiat Punto – estes dois últimos partem de preços mais elevados.

Os japoneses devem ligar o sinal de alerta e preparar mudanças substanciais para 2013. Se somarmos os emplacamentos do Etios hatch desde o seu lançamento, em setembro, e os compararmos apenas com os números do Onix no mês passado (o modelo começou a ser vendido no dia 7/11), notamos que a situação é ainda pior: 2.725 unidades emplacadas (3 meses) X 7.409 unidades emplacadas (1 mês).

Como eu disse antes, a Chevrolet tem muito mais concessionárias do que a Toyota no Brasil, mas não era de se esperar uma diferença tão grande, ainda mais depois de todo “oba-oba” criado em torno do lançamento do Etios por aqui – com os artistas aparecendo até mais do que o carro.

Toyota/Divulgação

E, se pensarmos, Hyundai e Toyota têm um número mais aproximado de concessionárias e nem por isso o HB20 patinou nas vendas. No meu ponto de vista, o Etios tem potencial para vender, no mínimo, o dobro do que vende hoje.

Acumulado do ano – 1º de janeiro a 30 de novembro de 2012
. Hyundai HB20 – 11.388 unidades
. Chevrolet Onix – 7.651 unidades
. Toyota Etios hatch – 2.725 unidades

Como não é possível fazer alterações profundas no Etios neste momento, como visual externo e, especialmente o bizarro painel, resta à Toyota rever a política de preços. Repito a minha sugestão: a versão X 1.3 do hatch deveria custar R$ 29.990, fazendo com que a XS 1.3 valesse R$ 33.490 e a XLS 1.5 fosse encontrada por R$ 38.790 (ao invés de R$ 42.790) – eliminando, de vez, a quase desnecessária versão de entrada (1.3). Assim o modelo teria um custo-benefício MUITO melhor.

Comentários

  • Infeliz de quem (mesmo com todos os pontos contrários: Preço alto, motor fraco, acabamento pobre, visual externo ultrapassado, visual interno mal feito) ainda assim comprou um Etios.

    Ví apenas um na minha cidade (com 300mil hab).

    Aqui, HB20 tem pra todo lado. O Onix está começando a ser frequente, mas o Toyotinha… Queria até conhecer o dono só pra saber qual foi o seu raciocínio que o levou a comprá-lo ao invés das demais opções.

  • César disse:

    O duelo Onix x HB20 desse blog foi muito bom e esses carros já são um sucesso em vendas.

    Desde a segunda quinzena de novembro, o Onix está vendendo mais que o HB20 e deverá fechar dezembro na frente do HB20 no top 10.

    Se o New Fiesta Hatch nacional vier em 2013 com preço na faixa de Onix e HB20 (a Ford diz que vai), também vai vender muito.

    Por aqui também vejo Onix e HB20. Etios até agora, nada.

  • Wladimir disse:

    Etios em Brasília só vi 1 e sedan. Já o chevrolet Onix tem bastante.

    N6 Brasil esse Toyota não vai vender.Pra concorrer com o VW Gol vai ter de no mínimo mudar o painel de lugar e de design. Já o carro até dá pra relevar. Ai vc olha um HB20 e pensa em que planeta a TOYOTA, pois o carro dela é para disputar mercado com Clio, Mille e Gol G4 e olhe lá.

  • Anonymous disse:

    Dizem que “um dia” a GM lança o Onix com o motor ECOTEC 1.6 do Sonic,aí eu acredito que supere o HB em vendas,até lá o fator novidade do melhor compacto do mundo já passou.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *