Flagrado em São Paulo, novo Volkswagen Up! pode ajudar a tirar a liderança de mercado do Gol?

Não é segredo para ninguém que a Volkswagen pretende lançar o compacto Up! aqui no Brasil. Mais uma prova concreta disso foi o flagrante feito pelos internautas Alexandre Augusto Pisciottano e Thiago Dariolli, em São Paulo, e publicado pelo site da Quatro Rodas. Resta agora a dúvida: o compacto chega no final de 2013 ou em 2014?

Com fabricação prevista para o nosso território, o Up! nacional será um pouco diferente do europeu, pois precisa se adaptar ao gosto do brasileiro. Por aqui, ele deverá ser ligeiramente mais largo e longo para ter capacidade para cinco ocupantes (contra 4 do projeto original). Além disso, a tampa do porta-malas feita de vidro deverá ser trocada por uma peça tradicional (com chapa de aço).

Outra novidade bastante esperada do Up! é o seu motor 1.0 flex de três cilindros. A promessa será de desempenho interessante com boa média de consumo de combustível, além da baixa emissão de gases.

Ao analisar as fotos do flagrante, fiquei pensando: o Up! vai matar o Gol G4, veículo completamente ultrapassado e que já não possui a mesma expressividade de vendas de outros anos. Mas será que o Up! pode “atrapalhar” a Volkswagen, roubando vendas do comprador do Gol G5 (G5,5?)?

Fotos: Reprodução/Quatro Rodas

Ainda não sei qual será a expectativa de vendas da Volks para o Up!. Mas, pelo que está se armando para o mercado, o Up! pode ser peça chave para tirar o Gol da liderança. Não acho que a Volkswagen irá vender menos, mas sim que o Gol poderá ser menos comercializado. O Up! é simpático, moderno e será mais barato (além de vir com alguns itens de série obrigatórios: ABS e airbag duplo).

Claro que a Volkswagen já trabalha na nova geração do Gol, que deve demorar ainda alguns anos para ser lançada. Até lá, o líder de vendas no mercado brasileiro há 26 anos não terá vida fácil. Além do Up!, o Fox também pode atrapalhar um pouco das vendas do Gol. Mas carros Volkswagen vendidos é exatamente o que a marca quer, não importando muito qual o modelo. Mas perder o título de “carro mais vendido do Brasil” é algo simbolicamente notável.

Mas as principais preocupações da marca alemã não são internas, mas sim externas: os Fiat Uno e Palio, o Hyundai HB20, o Chevrolet Onix, o futuro substituto do Celta e a próxima geração do Ford Ka, que deverá ser lançada causando um novo “estrago” aos concorrentes.

Imaginem ainda se a Renault tivesse um Clio mais moderno e seguro; se a Peugeot tivesse um modelo mais novo e melhor do que o 207 nacional; se a Citroën tivesse um compacto de entrada moderno e mais barato; se a Nissan tivesse mais força e logística para elevar as vendas March; e, finalmente, se a Toyota reestilizasse o Etios e conseguisse vender o modelo em volumes (bem) mais altos? A Volkswagen estaria em sérios apuros com o Gol. Quem ganharia no final das contas seria o consumidor brasileiro.

Comentários

  • Victor disse:

    O Gol esta perto de deixar o seu reinado de 20 e poucos anos. Quem vai tirar é o HB 20, pois todo mundo tá percebendo que o HB20 é um produto melhor pelo mesmo (alto) preço. Só ver o que acontece com o Fox, que teve queda brusca nas vendas, graças a entrada de um produto melhor por um preço menor (Onix).

    É questão de tempo. Em 2014, Gol não vai estar mais liderando o mercado brasileiro.

  • Bruno/SP disse:

    Acho que o HB20 não será líder porque a Hyundai não tem capacidade de produção para torná-lo líder. Só por causa disso.

    Da lista, talvez o Uno consiga por ser mais barato e, quem sabe, o futuro novo compacto da Fiat.

    Novo Celta também pode fazer barulho. Ka não leva a liderança, mas ficará nos Top 6.

  • david teixeira jaccoud disse:

    O up vem para >> substituir << o gol e não concorrer com ele, é o que dizem os engenheiros da volks! o gol é remodelado a anos portanto será descontinuado sem prejuízo a montadora pois usa a mesma linha de montagem do gol a anossssssssssssssssssssssssss. O up será o novo fusca (objetivo da volks é vender mais) que o fusca vendeu no mundo. portanto o up não precisa tirar liderença de gol… Ele irá substitui-lo e com certeza por ser mais barato irá sim vender mais. Up é bem mais carro que gol só pelo fato de ter sido desenvolvido lá fora. Matéria prima, acabamento, design e segurança (estrutural) bem melhores que os brazucas… Vai vender mais que gol, march, uno, fox, clio e até o hb20 que é um carrão para a categoria dele… Única coisa que me desagrada no carro é o funcionamento da janela traseira… para um casal que não usa os bancos traseiros isso será indiferente no meu ponto de vista…

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *