Reprodução do Youtube |
Quando nos achamos que já vimos de tudo em termos de ações publicitária, vem sempre uma marca e supera a outra. Já tivemos comerciais péssimos, ridículos, medianos, bons e excelentes. Mas, nesta semana, a Hyundai colocou no ar na Europa uma campanha mórbida do ix35!
O comercial retrata a tentativa de suicídio de um senhor por meio de intoxicação de gás com o auxílio do ix35. Com fitas, ele prega uma mangueira no escapamento do veículo, colocando a outra ponta dentro do carro, vedando a passagem de ar com mais fitas adesivas.
Dentro do Hyundai, o homem com aspecto de tenso e triste, com a barba por fazer, liga o carro e parece ir “relaxando” com a suposta entrada de monóxido de carbono e de outros gases poluentes no interior veículo. Entretanto, “graças à tecnologia da Hyundai”, o suicido do homem acabou frustrado, uma vez que o ix35 emite apenas água na atmosfera.
O bizarro anuncio termina com o senhor saindo do carro, abrindo a porta da garagem e andando em direção à sua casa.
Assista ao comercial:
A tecnologia do ix35 é muito legal (e o carro é muito bom), mas usar o suicido para demonstrá-la foi de extremo mau gosto. É realmente lamentável. Confesso que me senti muito mal depois de assistir este vídeo.
O anúncio foi removido na tarde de ontem graças, principalmente, a uma carta da britânica Holly Brockwell descrevendo, de forma emocionante, como ela se sentiu ao assistir ao comercial, uma vez que seu pai morreu da mesma forma que o filme retratava.
Segundo a BBC, a Hyundai pediu “sinceras desculpas” pela campanha e disse que o material criado não será utilizado em nenhuma publicidade ou marketing da companhia.
Hyundai ix35 – Hyundai/Divulgação |
Tarde demais, Hyundai. O estrago já foi feito. Melhor pensar ANTES de colocar o anúncio no ar. Encerro com uma fala da Holly: “Meu pai nunca dirigiu um Hyundai. Graças a vocês, eu também nunca irei.”