Exemplos de imprudência e irresponsabilidade no trânsito de Itacoatiara (AM)

Imprudencia-moto-Brasil-transito-multa-perigo-1

Itacoatiara, localizada a cerca de 175 km ao leste de Manaus, no Amazonas, é uma cidade importante para o seu Estado e para a sua região, especialmente na agropecuária e no transporte fluvial de cargas. Mas, infelizmente, como já acontece em outros lugares do Brasil, o município também está se destacando por outro motivo: o abuso do desrespeito às leis de trânsito, principalmente sobre duas rodas.

As imagens exclusivas deste post foram enviadas pelo internauta que pediu para ser identificado apenas como Walber. No período em que esteve em Itacoatiara, ele ficou chocado com o excesso de pessoas rodando de moto sem capacete.

Imprudencia-moto-Brasil-transito-multa-perigo-3

Se isso não fosse o suficiente, as imagens mostram pessoas com roupas totalmente inadequadas para andar de moto; motocicletas rodando com os faróis apagados e o transporte de crianças menores de sete anos no veículo!

Realmente me impressiona o fato de nenhuma pessoa das fotos estar usando capacete, seja condutor ou passageiro! Elas não têm ideia do risco que correm! Também chamou a minha atenção o número excessivo de pessoas à bordo de uma única moto.

Imprudencia-moto-Brasil-transito-multa-perigo-2

O Código de Trânsito Brasileiro é muito claro em relação às infrações:

Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
I – sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
II – transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral;
III – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
IV – com os faróis apagados;
V – transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (R$ 191,54 e ainda 7 pontos no prontuário da cnh) e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – Recolhimento do documento de habilitação;

Imprudencia-moto-Brasil-transito-multa-perigo-4

É realmente lamentável o péssimo exemplo vindo desta cidade, de cerca de 95.000 habitantes. Pior ainda é saber que estes problemas não são exclusivos de Itacoatiara, mas sim de milhares de municípios brasileiros. Em Fortaleza (CE), por exemplo, presenciei o número grande de motoristas sem cinto de segurança.

O Código de Trânsito Brasileiro não deve ser visto como um afronte ou como um “motivo para atrapalhar”. Ele existe para organizar o trânsito em todo o território nacional. Respeitá-lo garante, no mínimo, segurança.

E assim caminha o desrespeito e a impunidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *