Popular nos Estados Unidos, Nissan Altima se prepara para chegar ao Brasil por R$ 99.800

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Depois do novo Sentra, agora é a vez da Nissan trazer para o mercado brasileiro o sedã grande Altima – o modelo mais popular da marca nos Estados Unidos. O veículo começa a ser vendido no Brasil na semana que vem, exclusivamente na versão SL, equipado com motor 2.5 16V, em três cores (preto, prata e branco), e com preço sugerido de R$ 99.800. Será que vai fazer sucesso?

Com o Altima, a Nissan fecha o seu “trio de sedãs” no país, já composto por Versa e Sentra. Curioso que, com a chegada do “grandão”, o “pequeno” dá sinais de velhice, começando a pedir uma mudança visual externa e de acabamento interno. Isso faria realmente bem ao Versa, pois a concorrência está evoluindo – mas as alterações só devem acontecer quando o carro virar nacional.

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Remodelado em 2012, o Nissan Altima está em sua quinta geração. No Brasil, ele será equipado de série unicamente com o câmbio automático Xtronic CVT. Além disso, o modelo conta com o assento “gravidade zero”, inspirado em estudos da agência espacial norte-americana NASA para reduzir a fadiga dos ocupantes. Outro ponto que merece destaque do veículo é a suspensão traseira independente multibraços (multilink), utilizada em sedãs de luxo e também presente em sedãs médios (e outros carros), como Honda Civic, Volkswagen Jetta e Ford Focus Sedan – o novo Sentra conta com o tradicional eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais na traseira.

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Produzido na fábrica de Smyrna, Tennesse (EUA), o novo Altima também trará aos consumidores brasileiros a tecnologia Safety Shield que contempla, segundo a Nissan, além da câmera de ré normal, três novos sistemas de segurança ativa:

  • BSW (Monitoramento de ponto cego): informa o motorista que existe um veículo em seu ponto cego;
  • MOD (Detector de objetos em movimento): ao acionar a ré, o motorista é avisado quando uma pessoa ou objeto se aproxima da traseira do carro;
  • LDW (Monitoramento de mudança de faixa): avisa ao motorista quando o veículo está mudando de faixa sem a intenção.

Além disso, o modelo conta com ar-condicionado automático digital de duas zonas, sistema de partida remota sem chave, botão de ignição (Push Start), teto solar elétrico, sistema de som premium (Bose), sistema de navegação integrado ao painel, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema Drive Assist, que permite ao motorista escolher quais informações que ele quer a sua frente: da pressão dos pneus ao turn-by-turn da navegação – tudo aparece numa tela no centro do painel de instrumentos.

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Em termos visuais, o Altima lembra muito o novo Sentra, já que o irmão menor foi inspirado nele. Só que suas linhas ficaram mais bem resolvidas do que as do Sentra, pois o estilo geral dos dois carros “casa” melhor com um veículo maior.

Na categoria, não acho que o Altima seja o mais bonito, mas também não acho que ele fique para trás em relação aos demais. Lembrando que beleza é um aspecto subjetivo.

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O motor de quatro cilindros 2.5 16V do Altima desenvolve 182 cv de potência a 6.000 rpm e 24,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, sempre com gasolina. Confira abaixo alguns detalhes do Altima e dos principais concorrentes:

Nissan Altima*Honda AccordFord FusionVolks Passat
Preço (R$)99.800119.90095.900114.480
Motor2.5 16V2.4 16V2.5 16V flex2.0 16V TSI
Potência (cv)182 a 6.000 rpm175 a 6.200 rpm167/175 a 6.000 rpm211 a 5.300 rpm
Troque (kgfm)24,9 a 4.000 rpm22,9 a 4.000 rpm23,2/24,1 a 4.500 rpm28,5 a 1.700 rpm
Comprimento4,864 m4,890 m4,8714,769 m
Largura1,828 m1,850 m1,8521,820 m
Altura1,470 m1,475 m1,4841,480 m
Entre-eixos2,776 m2,775 m2,8502,712 m
Porta-malas (l)436461514485
Tanque (l)68656270
Peso (kg)1.4651.5061.5721.474

*Números obtidos no site da Nissan dos Estados Unidos

Definitivamente o Nissan Altima tem qualidades para brigar de igual para igual com os adversários acima. Ele não é o maior, nem o mais potente, nem o de maior porta-malas, mas está sempre bem colocado em quase todos os quesitos técnicos, com boa chance de vencer em consumo.

Se o preço também fosse um pouco mais baixo, equiparado ao do Ford Fusion, por exemplo, como acontece com o novo Sentra em relação aos concorrentes, o Altima teria ainda mais um forte argumento de venda. Se o sedã grande da Nissan será um sucesso, só o tempo vai dizer, mas, sem dúvidas, ele pode ir longe no nosso mercado.

Atualização (11/11/2013)
Confira a lista com os principais equipamentos de série do Nissan Altima SL 2.5 (R$ 99.800):

  • Motor QR25DE 2.5, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina
  • Câmbio automático XTRONIC ® CVT® com função overdrive e modo programado de fábrica Sport
  • Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme por meio de controle remoto
  • Acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular)
  • Ar-condicionado automático digital dual zone
  • Banco do motorista com ajuste elétrico (10 posições)
  • Banco do passageiro com ajuste manual
  • Bancos com revestimento de couro
  • Bancos dianteiros “Gravidade Zero” com aquecimento
  • Chave inteligente presencial (I-key) com partida remota
  • Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado
  • Porta-óculos
  • Direção com assistência eletro-hidráulica
  • Display Drive-Assist personalizável
  • Luzes de leitura dianteiras e traseiras
  • Para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro
  • Controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)
  • Porta-copos dianteiros (2) e traseiros integrados ao descansa-braço (2)
  • Porta-luvas iluminado com chave
  • Porta-mapas e porta-garrafas nas portas
  • Porta-revistas no encosto dos bancos
  • Rede porta-objetos para porta-malas
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e aquecidos
  • Sistema de navegação por GPS integrado ao painel
  • Sistema eletrônico de ignição (botão push start)
  • Tampa de combustível com abertura interna
  • Teto solar com acionamento elétrico
  • Vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque
  • Volante aquecido com controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e Drive-Assist
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Volante com revestimento em couro
  • Acabamento cromado na tampa do porta malas
  • Ponteira dupla cromada
  • Faróis de neblina
  • Faróis tipo projetor com ajuste de altura
  • Tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA
  • Lanternas traseiras em LED
  • Maçanetas externas e internas das portas cromadas
  • Moldura das janelas laterais cromadas
  • Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo
  • Rodas de liga leve aro 17 e pneus 215/55 R17
  • 3 cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
  • Airbags frontais para motorista e passageiro
  • Airbags laterais e de cortina
  • Alças de teto retráteis (3) para os passageiros
  • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)
  • Câmera de ré com imagem integrada ao display do rádio
  • Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura
  • Controle ativo de subesterço (AUC)
  • Controle de estabilidade (VDC)
  • Controle de Tração (TCS)
  • Freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistência de Frenagem (BA)
  • Limpador de pára-brisa com controle intermitente ajustável e sensor de velocidade
  • Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX)
  • Sensor de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) com sistema “easy-fill”
  • Sistema elétrico de travamento central das portas
  • Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
  • Tecnologia Safety Shield com as funções: monitoramento de ponto cego (BSW); detetor de objetos em movimento (MOD); monitoramento de mudança de faixa (LDW)
  • Sistema de Som Premium Bose com rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar e USB compatível com iPod, tela colorida de 7″ sensível ao toque e 9 alto-falantes
  • Conexão Bluetooth

Comentários

  • Ana Luiza Freitas disse:

    Qual é o princípio deste assento gravidade zero, Parizzi?

    Há algum carro produzido no Brasil com esse tipo de assento? Ele funciona mesmo?

    Parabéns pelo post!!!

    Ana

    • Renato Parizzi disse:

      Oi Ana Luiza!

      Interessante a sua dúvida. Veja o que a Nissan diz oficialmente sobre o banco:

      “Desenvolvidos a partir de pesquisas avançadas, os exclusivos bancos Zero-gravity® proporcionam ao motorista e passageiro um conforto sem igual. Através de uma postura mais relaxada e natural, os bancos dianteiros minimizam o cansaço de seus ocupantes, até mesmo em grandes percursos. Contando com sistema de aquecimento, eles elevam ainda mais o grau de conforto do Altima.”

      Na internet eu achei essa explicação:

      “A Nissan apresenta uma novidade no novo Altima 2013. Os bancos de gravidade zero foram desenvolvidos a partir de dados e pesquisa realizados pela NASA, a agência espacial Americana. O desenho dos bancos dianteiros procuram simular um ambiente que minimizam a tensão muscular nas costas dos ocupantes.

      O formato do banco e o suporte oferecido permite que a coluna permaneça em um posição mais natural, através de vários níveis de suporte lombar, médio, e na região dos ombros, não sobrecarregando a coluna quando os ocupantes estiverem sentados. Como resultado, o motorista e passageiro precisam de menos suporte muscular para manter o tronco ereto, resultando em menor fadiga, especialmente em viagens longas.

      Os engenheiros da Nissan usaram um simulador especial para medir a tensão muscular e posição natural da coluna em 14 pontos diferentes. O Nissan Altima é o primeiro veículo da Nissan a apresentar os bancos baseados na tecnologia da NASA, mas a novidade deve ser oferecida em outros modelos da marca em breve.”

      Logo, esse é banco mais confortável do que os comuns, especialmente em longas distâncias (viagens na estrada) – ou até no péssimo trânsito das grandes cidades. Espero poder testar o Altima com calma para ver se esse banco é tão bom mesmo.

      Não conheço outro carro que tenha um banco com gravidade zero. Talvez esse nome e o sistema sejam patenteados pela Nissan.

      Um abraço!

  • Ramaster disse:

    Esse pode ser até bom com todos esses mimos, mais o design é tipo produto com data de validade vencida ou quase, deveriam ter trabalhado com mais esmero frontalmente, faróis com ângulos duvidoso e leds para amenizar, não gostei pessoalmente falando, a seta de indicação avisa o caminho para o Fusion.

  • Jardel disse:

    Olá. Tenho um nissan altima 2010 s , e quando passo em algum buraco na estrada ou um outro objeto ele da tipo de rabiada , melhor dizendo, dança a traseira. Já troquei os pneus, aros originais, balanceamento, mandei olhar a suspensão traseira … Alguém sabe o porque???

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