Ford confirma o curioso nome Ka+ para a versão sedã do Ka

Ford-Ka+-2015-Brasil-sedan-capa

Depois de praticamente “vazar oficialmente”, a Ford confirmou o nome da versão sedã do Ka, que vai se chamar Ka+. Aguardado com muita expectativa, o lançamento acontece no segundo semestre desse ano e o Brasil será o primeiro mercado a ter a nova linha global da marca, que também inclui o Ka hatch. Não sei o que vocês acharam, mas Ka+ é, no mínimo, curioso.

A diferenciação dos nomes foi estabelecida para identificar os modelos da linha, que passa a contar pela primeira vez com uma opção sedã. “A nova geração do Ford Ka tem uma proposta de mercado totalmente diferente dos concorrentes diretos, desde o design, espaço interno e tecnologia. Teremos agora duas versões de carroceria que se complementam, mas com perfis de clientes específicos”, explica Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford.

Ford-Ka+-2015-Brasil-sedan-painel
Ford Ka+ SEL 2015

Não concordo, pois a linha HB20 da Hyundai, que chamei de “bonitinha, mas ordinária”, tem uma proposta semelhante, tendo o design como destaque (já que “família coreana” praticamente não inovou em tecnologia e tem espaço interno limitado). O modelo pode ser encontrado em duas carrocerias, hatch e sedã; duas opções de motor, 1.0 a 1.6; e duas de câmbio – manual de cinco marchas e automático de seis velocidades. Temos também o Chevrolet Onix com o irmão Prisma para citar mais outra proposta.

Falando na dupla da GM, gosto mais de nomes diferentes para os carros, como Onix e Prisma, evitando Astra e Astra Sedan, por exemplo. No caso da Ford, com Ka e Ka+, achei a aposta relativamente ousada, mas válida. O Ka+ (pronuncia-se Ka mais) só não poderia era se chamar Ka Sedan – embora pudesse ter um nome diferente (sem o Ka).

Ford-Ka+-2015-Brasil-sedan-traseira
Ford Ka+ SEL 2015

De acordo com a Ford, o “design interno do veículo, com bancos ergonômicos e cabine espaçosa, inclusive para os passageiros de trás, e porta-malas com volume amplo para a acomodação de bagagem” são os destaques do n Ka+.

Não sei em relação ao espaço, que deve ser melhor do que o da linha New Fiesta (o que não é difícil), mas achei o design conservador (veja acima), especialmente a traseira, que poderia ser mais ousada como a dianteira.

Ford-Ka-2015-Brasil-hatch
Ford Ka SEL 2015

Recentemente, a média de consumo de combustível do Ford Ka foi anunciada pela Ford. A expectativa é que o Ka+ tenha médias semelhantes, afinal, ele vai compartilhar praticamente todo conjunto mecânico com o Ka hatch, incluindo o motor 1.0 12V de três cilindros, que desenvolve 80 cv de potência (a 6.500 rpm) e 10,2 kgfm de torque (a 3.500 rpm) com gasolina e 85 cv (6.500 rpm) e 10,7 kgfm (4.500 rpm) com etanol; e o propulsor 1.5 16V, que gera 107 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com gasolina e 111 cv e 15 kgfm com etanol.

Comentários

  • Yuri Lima disse:

    Para mim, “Ka Image” (Ka imeige, seria a pronúncia) seria mais adequado do que Ka+.

    Um nome legal também poderia ser Ikon (como é o sedan do Figo na India (o Fiesta Sedan Rocam)

    O que acha?

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *