Ford Ka terá SYNC com AppLink, sistema de conectividade que permite o acesso a aplicativos pelo celular

Novo-Ford-Ka-SYNC-AppLink-Brasil-2015

A Ford continua “pingando” informações sobre a nova linha Ka, mantendo essa estratégia sem graça de pré-lançamento do veículo que não me agrada nem um pouco. Primeiro falou do motor 1.0 de três cilindros, depois confirmou o curioso nome Ka+ para a carroceria sedã do modelo; em seguida anunciou que a linha Ka será equipada com controles de tração e estabilidade e com assistente de partida em rampa. Agora é a vez da marca norte-americana confirmar que a nova geração da sua linha de compactos contará com o sistema de conectividade SYNC com AppLink, que permite o acesso a aplicativos pelo celular e agrega várias funcionalidades de conexão a bordo do veículo por meio de comandos de voz. Interessante, mas que não traz nada de inédito ao mercado nacional.

Ao adotar essa estratégia de ficar divulgando praticamente uma informação por semana, a Ford corre o risco de praticamente não ter o que dizer quando o carro for lançado – ou de acabar com o impacto do veículo inédito em troca de aparições curtas e antecipadas na imprensa.

Mas, como comentei, a atração da vez é o sistema de conectividade SYNC com AppLink. Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o sistema SYNC já equipa mais de 10 milhões de veículos em todo o mundo e está disponível no Brasil no New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge. Dependendo da versão, ele permite desde fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e estações de rádio até controlar o ar-condicionado e navegação, sem precisar tirar as mãos do volante ou a atenção da pista, por comando de voz. Com o AppLink, o sistema ganha uma nova gama de possibilidades, com aplicativos que permitem o acesso a uma infinidade de informações e serviços.

Novo-Ford-Ka-hatch-Brasil
Novo Ford Ka 2015

Teremos então um sistema bem semelhante ao do New Fiesta, mas no veículo de entrada da Ford no Brasil, o que é muito bem-vindo. Mas, até a chegada do novo Ka às concessionárias, espero que o modelo tenha algum diferencial realmente marcante (mais segurança já é bom), diferente, por exemplo, do que aconteceu com o Chevroler Tracker, que não inovou em nada.

Desenvolvido no Brasil para grandes mercados globais, o novo Ka é um veículo que vai completar a bem-vinda renovação da linha de produtos da marca no segmento de maior volume do mercado. Quem sabe um dia uma nova picape Courier não aparece também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *