Novos Ford Ka e Ka+ serão equipados com controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa

Novo-Ford-Ka-hatch-Brasil

Seguindo a estratégia sem graça de revelar os seus lançamentos aos poucos, como se usasse um conta-cotas, a Ford anunciou que os novos Ka e Ka+ serão equipados com controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Porém, como a divulgação de informações é sempre mínima por parte da marca norte-americana, não foi informado se esses itens estarão disponíveis em todas as versões ou somente nas mais caras.

O sistema de controle eletrônico de estabilidade e tração atua junto com o sistema ABS de freios e dos sensores nas rodas, carroceria, volante e barra de direção para ajudar o motorista a manter o comando do veículo em curvas e em condições de pouca aderência. Ele entra em ação automaticamente para corrigir a trajetória e garantir a tração, sempre que necessário. Já o assistente de partida em rampa também atua de forma automática e evita o deslizamento do carro para frente ou para trás quando o motorista tira o pedal do freio em ladeiras.

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas-traseira
Traseira é limpa e mistura vários carros

A nova linha Ka no Brasil (hatch e sedã) será equipada com o inédito motor 1.0 12V de três cilindros, que desenvolve 80 cv de potência (a 6.500 rpm) e 10,2 kgfm de torque (a 3.500 rpm) com gasolina e 85 cv (6.500 rpm) e 10,7 kgfm (4.500 rpm) com etanol.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o novo Ka, com ar-condicionado, alcançou a média de consumo de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada. O dados do Ka+ não foram divulgados.

Ford-Ka+-2015-Brasil-sedan

Além do motor 1.0 12V de três cilindros, a outra motorização que estará disponível para a família Ka já é bem conhecida por todos, pois fez a sua estréia no New Fiesta hatch 2014: 1.5 16V, que desenvolve 107 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com gasolina e 111 cv e 15 kgfm com etanol.

A Ford promete que a dupla Ka e Ka+ terá bom espaço interno e muitos equipamentos de série, como ar-condicionado e direção com assistência elétrica. Os modelos estão previstos para serem lançados em julho, após a Copa do Mundo, com chegada às concessionárias logo depois.

Comentários

  • pedro rt disse:

    o ka chega em agosto e o sedan em setembro, eles tem tudo pra estar no top10 de vendas por serem bonitos, bem equipados e relativamente baratos “entre 29mil de 41mil segundo fontes”

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *