General Motors supera a marca de 500 milhões de veículos produzidos

Chevrolet-Cruze-Sport6-LT-LTZ-2015-visual

A General Motors superou, em maio passado, a marca de 500 milhões de veículos produzidos globalmente. A empresa, inaugurada em 1908, comercializa seus modelos por meio das marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling em 30 países e tem operações comerciais em 140 mercados, entre eles o Brasil – o terceiro maior da companhia.

A celebração dos 500 milhões de veículos produzidos aconteceu simultaneamente em vários mercados como um gesto de gratidão a todos os clientes da companhia ao longo de seus 106 anos de existência. Toda a comunicação do evento foi padronizada e trouxe a mensagem “500 milhões de obrigado”.

No Brasil, a cerimônia aconteceu na sede da Associação Brasileira de Concessionários Chevrolet (Abrac), onde um cliente foi escolhido para receber um Cruze Sedan 2015. Uma comissão julgadora analisou histórias de clientes sul-americanos com grande afinidade com a marca.

GM-500-milhoes-veiculos-Chevolet-Cruze-2015

Foi premiado o casal Amandio Palhares e Joselle Pinheiro, proprietários de uma Chevrolet S10. Adeptos de aventuras, eles viajaram 65 mil quilômetros (ida e volta) de Goiânia (GO) até o Alaska, estado norte-americano que faz fronteira com o Canadá.

A viagem durou nove meses e percorreu 16 países. Para isso, o casal equipou a caçamba da picape com um camper. Na área interna de aproximadamente 6,5 metros quadrados eles dispunham de camas, banheiro com sanitário, chuveiro com água aquecida, além de cozinha com fogão e geladeira.

Segundo a GM, a Chevrolet é a marca preferida dos consumidores na América do Sul, onde é líder de vendas com 16,6%. Na região já foram produzidos mais de 21 milhões de veículos GM. No Brasil, de acordo com a Fenabrave, a Fiat é a líder em 2015, seguida pela Chevrolet em segundo, Volkswagen em terceiro, Ford em quarto e Hyundai em quinto.

Produção da General Motors no mundo:

  • 1964 – 100 milhões de unidades produzidas
  • 1978 – 200 milhões de unidades produzidas
  • 1991 – 300 milhões de unidades produzidas
  • 2003 – 400 milhões de unidades produzidas

Segundo informações da própria General Motors, a Volkswagen anunciou em 2014 a produção de 200 milhões de unidades. A Ford divulgou em 2012 a marca de 350 milhões de unidades fabricadas. No mesmo ano a Toyota comunicou a produção do seu carro número 200 milhões.

Chevrolet no Brasil

A Chevrolet completou nove décadas de operação no Brasil e oferece hoje 14 modelos – do ultrapassado sedã compacto Classic 1.0 até o superesportivo Camaro SS V8, com 406 cavalos. Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até o início de janeiro 14,5 milhões de veículos GM foram produzidos no país. Isso representa aproximadamente um quarto do montante total de automóveis feitos localmente.

O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.

A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as Frigidaire. Mais de 2.000.000 delas foram feitas dos anos 50 aos 70.

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *