Crise no setor de veículos: é hora de comprar carro?

patio-fabrica-Chevrolet-BrasilSegundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de veículos recuou 18,5% no primeiro semestre deste ano. Isso é consequência de estoques lotados, por causa da queda nas vendas. Há diversas razões para esse cenário, no entanto, a pergunta é: comprar ou não comprar um carro?

Na verdade, o custo ainda é alto e a recomendação é que a compra só deve ser feita com dinheiro à vista, e mesmo assim com muito cuidado, visto que o período de nossa economia ainda é instável. Promoções e feirões que oferecem condições especiais de pagamento ocorrem a todo o momento, ainda mais nessa situação de baixa no mercado. Portanto, dá pra ir com cautela, sem ansiedade.

É importante entender que adquirir um carro traz diversas despesas, não dá pra considerar apenas o valor dele. Manutenção, combustível, IPVA, seguro, licenciamento, lavagens, estacionamento e possíveis multas são apenas alguns dos itens que devem ser levados em consideração. Fazendo uma conta rápida, o custo médio mensal representa algo em torno de 3% do valor do automóvel. Então, para um veículo popular de R$ 25 mil, daria R$ 750 por mês, o que, muitas vezes, é maior do que o valor das parcelas.

Para quem não precisa do carro como instrumento de trabalho, comprar um é optar por mais segurança e comodidade, mas não chega a ser um investimento, pois há uma boa desvalorização. Por isso, é importante que, antes de decidir pela aquisição, se faça alguns questionamentos. De repente, um seminovo pode suprir muito bem as necessidades, conseguindo até um modelo melhor, gastando menos. Em grandes capitais, pode até ser pertinente o uso de transportes alternativos, como metrô e taxi.

Sobre parcelamentos ou financiamentos, só em último caso, por causa dos juros, o que aumentaria muito os custos dessa compra – considerando o valor total que gastaria por mês, com aqueles itens que citei acima. Obviamente, para quem está endividado, parcelar parece ser uma saída, mas, na verdade, só fará com que a situação se torne cada vez mais insustentável, caminhando rumo à inadimplência.

Aos poupadores, a situação é melhor, mas ainda assim aspira cuidados. O questionamento não é mais se tem condição, mas sim se realmente precisa trocar/comprar um carro agora. Atitudes impulsivas trazem consequências graves; agir com educação financeira é o caminho para tomar as melhores decisões.

Por Reinaldo Domingos – educador e terapeuta financeiro, presidente da Abefin, DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, dentre outras obras.

Comentários

  • Informecar disse:

    Interessante como a mídia vem tratando esta crise no setor automotivo, pois muitos questionam os preços dos impostos que compõem boa parte do valor final dos veículos, assim como os juros cobrados nos financiamentos. Porém, não vi até hoje nenhum questionamento sério a respeito dos constantes aumentos no preço final dos carros provenientes das montadoras, o que vem gerando de vez o afastamento dos clientes nos salões das concessionárias.

    Assim como em 2008/2009, o setor passa por uma crise, não tão devastadora ou até mesmo igual a dos anos anteriores, nem mesmo pior. Apenas vejo que no momento o mercado está mais afoito em querer resolver ou dar soluções a problemas que só veremos resultados positivos no médio a longo prazo.

    Enfim, vejo que este é o momento de comprar carro para quem tem o poder de barganha nas mãos. E só tem esse poder quem está igualmente com o dinheiro nas mãos. Financiamentos a juros 0%, prazos estendidos, brindes, acessórios, uma certa facilidade em encontrar uma prestação que caiba no bolso, isso sempre existiu, não é de agora. Portanto, se as montadoras não colocar o dedo em suas próprias feridas, onde dói mais, ou seja, se não reduzirem os preços dos veículos, não vejo benefício algum na compra de um 0 km no momento. A não ser que a pessoa precise do veículo, necessita de uma troca, ou até mesmo está sem veículo para sua locomoção, aí não tem outro jeito, mas do contrário, esperaria um pouco mais ou então espremeria ao máximo tudo que o vendedor, gerente, diretor tem pra dar até eu conseguir um bom desconto que mereça a compra.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *