Descubra a hora certa de trocar seu capacete

capacete-Arai-motoQuem é motociclista sabe: com segurança não se brinca. Por isso, é preciso ficar atento à hora certa de trocar seu capacete.

A primeira dica é fazer a troca sempre que o objeto enfrentar alguma queda. Ou seja, se você sofreu algum acidente e tocou o capacete no solo ou contra um veículo, você deve realizar a substituição. Porém, é importante dizer que não basta um acidente pra torná-lo incapaz pra uso; uma simples queda em casa de uma altura de pelo menos 1,5 m, por exemplo, poderá acabar com a vida útil do objeto.

Uma dúvida frequente entre os motociclistas é se ultrapassar o prazo de uso de três anos inseridos em alguns capacetes, por iniciativa dos fabricantes, é motivo pra ser autuado. A resposta, neste caso, seria não. O Código Brasileiro de Trânsito não faz nenhuma menção a prazo de validade para capacete de moto, isso porque ele não é um produto perecível. Sendo assim, a etiqueta é uma mera sugestão.

Kawasaki-ninja-motoOutras dicas importantes relacionadas à troca do capacete são: trocar quando o enchimento interno não esteja mais firme; se ele estiver girando na cabeça; ou quando não apresente mais peças originais disponíveis. Outro ponto imprescindível é que o capacete possua o selo do INMETRO. Caso o seu não tenha, a troca precisa ser feita com urgência, pois, além do risco de autuação, existe o risco à sua própria segurança.

Se você chegou até o fim deste texto entendendo que está na hora de trocar o seu capacete, a Moto10 pode ajudar você a encontrar o capacete ideal. São quase 10 opções de marcas, entre elas: Shark, Bell, AGV e LS2.

Texto desenvolvido por “To Be Propaganda”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *