Caro e com visual esportivo, Hyundai HB20 R spec chega às lojas

Hyundai-HB20-R-spec
Hyundai HB20 R spec

Depois de atingir a sua maturidade na linha 2016, o Hyundai HB20 explora agora um novo perfil de mercado com um acabamento inédito. Caro e com o visual esportivo, versão R spec chega às lojas de olhos no público mais jovem (e com dinheiro).

Disponível para vendas desde o último sábado, o HB20 R spec é comercializado exclusivamente com motor 1.6 16V, que garante um desempenho mais interessante, embora não de um esportivo legítimo. Ele desenvolve 122 cv de potência e 16 mkgf de torque com o gasolina e 128 cv e 16,5 mkgf com etanol, com duas opções de câmbio: manual ou automático, ambos de seis marchas.

Hyundai-HB20-R-spec-2016
Traseira do Hyundai HB20 R spec ficou boa, mas dianteira é mais bonita

Criado a partir da filosofia global de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0, o HB20 R spec basicamente é a cópia do conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. É até estranho ele ter demorado tanto tempo para ser lançado.

Por fora, o hatch tem rodas de liga leve de 15″ diamantadas, pinças de freio pintadas na cor vermelha, grade frontal hexagonal esportiva em preto brilhante e emblema alusivo à versão, ponteira de escapamento cromada, para-choque traseiro com linhas esportivas e antena tipo barbatana de tubarão. Completam o pacote retrovisores externos com repetidor lateral de seta, faróis com máscara negra, faróis de neblina dianteiros com projetor, lanternas Clear Type, maçanetas externas cromadas e acabamento preto fosco nas molduras das portas.

Outro destaque do HB20 R spec é a nova cor perolizada Vermelho Chilli, que se soma ao tom sólido Branco Polar, à metálica Prata e à pintura também perolizada Azul Sky.

Hyundai-HB20-R-spec-esportivo
Dianteira é o ponto alto do Hyundai HB20 R spec

O conjunto ficou muito legal, especialmente a dianteira. A evolução da linha 2016 do HB20 fez muito bem para que ele recebesse as alterações dessa versão “esportiva”. Deve ser por isso que o lançamento desse acabamento tenha demorado – respondendo ao comentário que fiz logo acima.

Por dentro, destaque para bancos, painéis das portas dianteiras e manopla de câmbio revestidos em couro preto com detalhes em vermelho, preto brilhante e cinza metálico. Há ainda painel na cor preta, saídas de ar e maçanetas internas em preto brilhante e detalhes vermelhos no rádio. O acabamento dos pedais do HB20 R spec é em alumínio e do freio de mão, em cromo acetinado. O volante é revestido de couro perfurado com costura vermelha. Além disso, o carro ganha um painel de instrumentos exclusivo chamado Supervision Cluster Sport, com disposição dos elementos internos, padrão de iluminação e tela LCD inéditos.

Hyundai-HB20-R-spec-painel
Painel do Hyundai HB20 R spec ficou legal. Câmbio pode ser manual ou automático

Equipamentos

De acordo com a Hyundai, o HB20 R spec está posicionado entre as versões Style e Premium. Logo, ele vem, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica; travas, retrovisores e vidros elétricos com função one touch para o motorista; computador de bordo com sete funções, incluindo o novo recurso “aviso de manutenção programada”, chave tipo canivete, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, sistema de som blueAudio, com tela LCD de 3,8″ e iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite; comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e rádio FM.

Preço competitivo? Sem chance…

Por essa posição entre as versões que comentei, a Hyundai afirmou que o modelo tinha um preço competitivo. Se pensarmos no astronômico valor do cobrado pelo acabamento Premium, realmente o R spec pode ser considerado atraente.

Mas, levando em consideração a situação econômica atual do Brasil, onde a Anfavea critica, corretamente, os governos Federal e Estaduais pelo excesso de impostos e, erroneamente, não consegue enxergar que os preços dos carros são caríssimos, o valor pedido pela Hyundai para o HB20 R spec, como para todo o restante da linha, é alto demais.

Hyundai – VersãoMotorPreço 2015Preço 2016*Preço 2016**
HB20 Comfort1.0 12VR$ 37.995R$ 38.995R$ 40.245
HB20 Comfort Plus1.0 12VR$ 39.995R$ 42.595R$ 43.745
HB20 Comfort Style1.0 12VR$ 42.735R$ 46.345R$ 47.895
HB20 Comfort Plus1.6 16VR$ 45.235R$ 48.745R$ 50.295
HB20 Comfort Plus automático1.6 16VR$ 48.595R$ 52.745R$ 54.595
HB20 Comfort Style1.6 16VR$ 48.105R$ 51.845R$ 53.395
HB20 Comfort Style automático1.6 16VR$ 51.465R$ 55.845R$ 57.695
HB20 R spec1.6 16VR$ 53.895
HB20 R spec automático1.6 16VR$ 58.195
HB20 Premium automático1.6 16VR$ 53.355R$ 59.445R$ 61.295
HB20 Premium automático + couro1.6 16VR$ 54.945R$ 61.035R$ 62.885
HB20 Premium automático + couro + blueMedia1.6 16VR$ 57.775R$ 63.535R$ 65.385

*: Preço em 18/11/2015.
**: Preço em 1/02/2016.

Bem, repito o que já falei: a Hyundai não está fazendo absolutamente nada de errado ao cobrar esse preço pelo HB20 R spec, afinal, enquanto o brasileiro estiver comprando o carro, para que reduzir o valor? O objetivo lucro.

Comentários

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *