Ford New Fiesta 2018 evolui para continuar como coadjuvante

Ford New Fiesta SEL e New Fiesta Style EcoBoost 2018
Ford New Fiesta SEL e New Fiesta Style EcoBoost 2018

Sem perder nenhum tempo, o Ford New Fiesta 2018 chega com evoluções importantes, mas que farão o modelo se manter apenas como um coadjuvante no segmento de compactos premium, atrás dos principais rivais.

Com preço inicial a partir de R$ 56.690, a linha 2018 do Fiesta está disponível com duas opções de motor, 1.6 16V Sigma flex e o turbo 1.0 EcoBoost a gasolina, nas versões seguintes versões: SE, SE Plus, SEL, Titanium, Titanium Plus e EcoBoost.

Visual renovado

A frente do New Fiesta 2018 ficou mais encorpada, com grade côncava e para-choque totalmente novo. Segundo a marca, o modelo teve suas linhas inspiradas no Ford GT. Mas, de acordo com o comentário popular, o design dianteiro foi inspirado no Aquático, inimigo do He-Man.

Ford New Fiesta Titanium 2018
Ford New Fiesta Titanium 2018 tem lanternas com gosto duvidoso

Brincadeiras à parte, a nova grande inferior faz o carro parecer mais largo e assentado – o que é bom. A traseira ganhou um novo aplique no para-choque, além de lanternas com assinatura de luz na versão Titanium, de gosto duvidoso (foto logo acima). As rodas de 15″ e 16″ também são novas.

O New Fiesta 2018 conta com seis opções de cores: as perolizadas vermelho Vermont, azul Califórnia e preto Bristol; a metálica prata Dublin; e as sólidas vermelho Arizona e branco Ártico.

Continua apertado

Sem mudanças na plataforma (2.489 m de entre-eixos), o espaço interno continua pífio, especialmente para quem vai atrás. A Ford, pelo menos, investiu em alguns pontos para melhorar o conforto e a segurança, como as novas espumas dos bancos e encostos de cabeça reposicionados.

Painel do Ford New Fiesta Titanium 2018
Painel do Ford New Fiesta Titanium 2018

O New Fiesta recebeu ainda reforços na carroceria que, segundo a marca, aumentam a proteção contra impactos laterais, e um novo ajuste da suspensão para privilegia o conforto de rodagem.

Mas o destaque na parte de dentro é a central multimídia SYNC 3, disponível desde a versão SE Plus, com tela de 6,5″ que permite acesso ao Apple CarPlay e Android Auto, além de outros aplicativos. Ótima evolução!

Versões e e preços do Ford New Fiesta 2018

Entre os novos equipamentos, o New Fiesta 2018 tem central multimídia SYNC 3, faróis com luzes diurnas de LED e câmera de ré.

As versões foram alteradas para a linha 2018 e agora são as seguintes:

Ford New Fiesta SE 1.6 2018 – R$ 56.690

O New Fiesta 2018 parte de R$ 56.690 na versão 1.6 SE, equipada com direção elétrica, ar-condicionado, trava, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia SYNC 1 com AppLink e Assistência de Emergência, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS, airbag duplo, alarme volumétrico, computador de bordo, conta-giros, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, banco traseiro bipartido (60/40), ponto de força 12 V no console, chave canivete, entre outros.

Ford New Fiesta SE Style 1.6 2018 – R$ 59.590

A versão SE Style 1.6 adiciona rodas de liga leve de 16″, grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina com acabamento em preto.

Ford New Fiesta SE Plus 1.6 AT 2018 – R$ 62.390

A versão SE Plus 1.6 AT conta com os itens acima da SE além da transmissão (Powershift) sequencial de seis velocidades, central multimídia SYNC 3, controles de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, vidros elétricos traseiros e fechamento global.

Ford New Fiesta SEL 1.6 2018 – R$ 61.090 / R$ 65.390 (Powershift)

O New Fiesta SEL 1.6 acrescenta à versão SE Plus ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 15″ polegadas.

Ford New Fiesta Style EcoBoost 2018
Ford New Fiesta Style EcoBoost 2018

Ford New Fiesta Style 1.0 EcoBoost AT 2018 – R$ 69.790 (Powershift)

O New Fiesta Style EcoBoost, com motor turbo, tem transmissão manual automatizada de dupla embreagem de seis velocidades (Powershift), e traz os itens da SEL com o  pacote de aparência Style.

Ford New Fiesta Titanium 1.6 AT 2018 – R$ 71.190 (Powershift)

O New Fiesta Titanium 1.6 AT conta com os itens do acabamento SEL além de rodas de liga leve de 16″, sistema de navegação, câmera de ré, banco parcialmente em couro, faróis com luzes diurnas de LED e lanterna parcial em LED.

Ford New Fiesta Titanium Plus 1.6 AT 2018 – R$ 75.190 (Powershift)

O topo de linha Titanium Plus tem os itens da versão Titanium adicionando bancos revestido em couro, sete airbags, botão de partida Ford Power, acesso sem chave, acendimento automáticos dos faróis, sensor de chuva e espelho retrovisor eletrocrômico.

Ford New Fiesta Titanium Plus 2018
Ford New Fiesta Titanium Plus 2018

Motores e câmbios iguais

Os motores do New Fiesta 2018 são os mesmos de antes, com as mesmas qualidades e defeitos. o 1.6 16V Sigma TiVCT flex desenvolve 125 cv de potência e 15,8 mkgf de torque com gasolina e 128 cv e 16 mkgf com etanol.

Ele pode ser associado à transmissão manual de cinco velocidades ou à manual automatizada de dupla embreagem e seis marchas Powershift.

Já o 1.0 turbo EcoBoost de três cilindros gera 125 cv e 17,3 mkgf apenas com gasolina.

Esse propulsor está disponível apenas com a transmissão manual automatizada de dupla embreagem Powershift, infelizmente.

Desempenho agrada

Se o motor Dragon não chegou, nem o Ecoboost é bicombustível, pelo menos os dois propulsores disponíveis garantem ótimo desempenho para o modelo. Com peso inferior a 1.200 kg, o New Fiesta não te deixa na mão em nenhuma situação.

Sistema multimídia SYNC 3 do Ford New Fiesta 2018

Na estrada, com cinco ocupantes, bagagem (pouca, pois seu porta-malas só leva 281 litros) e ar-condicionado ligado, o pequeno Ford garante ultrapassagens tranquilas, tanto no 1.6, quanto no 1.0 turbo – além de boa estabilidade.

E o consumo do New Fiesta 2018?

De acordo com o Inmetro, o New Fiesta 2018 tem média de consumo condizente com a proposta do veículo. Com propulsor 1.0 EcoBoost e transmissão Powershift, ele faz 12,2 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, unicamente com gasolina.

Já o compacto premium da Ford com motor Sigma 1.6 16V e câmbio manual de cinco marchas faz 8,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol; e 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, com gasolina.

Com transmissão manual automatizada de dupla embreagem Powershift e motor 1.6, média de 7,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol; e 11,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, com gasolina.

Preços Ford New Fiesta 2018

Modelo FordLinha 2017Linha 2017*Linha 2018
New Fiesta SE 1.6R$ 52.590R$ 53.660R$ 56.690
New Fiesta SE Style 1.6R$ 55.320R$ 56.590R$ 59.590
New Fiesta SE Plus 1.6 PowershiftR$ 62.390
New Fiesta SEL 1.6R$ 60.790R$ 58.590R$ 61.090
New Fiesta SEL Style 1.6R$ 61.290R$ 59.790
New Fiesta SEL 1.6 PowershiftR$ 67.090R$ 63.190R$ 65.390
New Fiesta Style 1.0 Ecoboost PowershiftR$ 69.790
New Fiesta Titanium 1.6R$ 64.090R$ 65.490
New Fiesta Titanium 1.6 PowershiftR$ 70.190R$ 68.990R$ 71.190
New Fiesta Titanium Plus 1.6 PowershiftR$ 71.590R$ 73.090R$ 75.190
New Fiesta Titanium Plus 1.0 PowershiftR$ 74.490R$ 73.990

*: Preços depois do reajuste efetuado pela marca.

Ford New Fiesta SEL 2018
Ford New Fiesta SEL 2018

Revisões Ford New Fiesta 2018

Com três anos de garantia (ou 30.000 km) de fábrica, o Ford New Fiesta 2018 tem custo total das três revisões anuais (ou a cada 10.000 km) das versões com motor 1.6 Sigma de R$ 1.568 e R$ 1.620 da versão EcoBoost – valores interessantes.

Com o plano Ford Protect Advanced, o cliente pode adquirir quatro revisões (até os 48 meses ou 40.000 km) por R$ 2.966 e ampliar a garantia original de fábrica para quatro anos. Já o plano Ford Protect Premium acrescenta uma quinta revisão aos 60 meses ou 50.000 km e estende a garantia para cinco anos, por R$ 3.573.

Erros estratégicos

A Ford sabe das suas limitações e, por isso, fez importantes correções no EcoSport 2018, lançando o mais moderno e eficiente motor 1.5 Dragon de três cilindros e um câmbio automático de verdade para o seu SUV.

Mas, para o New Fiesta 2018, a marca comete os mesmos erros do passado:

  • apostar no câmbio Powershift, que não deu certo por aqui – fruto de centenas de reclamações. A Ford sumiu com o nome “Powershift” e diz que corrigiu os erros da caixa, mas o filme já foi queimado;
  • apostar no motor 1.6 Sigma, que ainda é bom, mas é superado pelo novo 1.5 Dragon (se não fosse, o Sigma estaria até hoje no EcoSport);
  • Insiste em vender o motor EcoBoost apenas a gasolina, insistindo numa estratégia que não vai dar certo (lembram do Focus?).
Ford New Fiesta Style EcoBoost e New Fiesta SEL 2018
Ford New Fiesta Style EcoBoost e New Fiesta SEL 2018

Resumo da obra

A Ford fez ainda uma baita confusão na cabeça do consumidor ao colocar a versão EcoBoost no meio das versões com motor 1.6. A EcoBoost deveria ser a topo de linha, como a Volkswagen faz com o Polo 1.0 TSI. Simplicidade também vende carro.

Além disso, o motor Sigma deveria ter sido substituído pelo Dragon, enquanto o câmbio Powershift deveria ter dado adeus ao nosso mercado, sendo substituído por uma transmissão automática de verdade.

Não podermos nos esquecer dos preços mais altos do New Fiesta 2018. A Ford reposicionou o modelo há alguns meses, melhorando a relação custo/benefício da maioria das versões. Mas, agora, esse reposicionamento foi por água abaixo.

Por causa disso, mesmo sendo um bom carro, especialmente nas versões com câmbio manual, o Ford New Fiesta 2018 está fadado a ser um coadjuvante da categoria, superado por rivais mais novos e bem resolvidos.

E para ter sucesso?

O New Fiesta terá condições de vingar por aqui apenas com a sua nova geração, que provavelmente trará mais espaço interno, controles de tração e estabilidade em todas as versões, motores 1.5 Dragon e 1.0 EcoBoost flex e câmbio automático de verdade.

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Comentários

  • QUE GRANDE DECEPÇÃO!!!
    Esperar tanto pela renovação e atualização de um veiculo e deparar com isto.Ou seja,continua a mesma coisa de antes.
    Na verdade, quem precisa mudar mesmo é a própria FORD do Brasil!!!

  • Carlos Saadi disse:

    Não acho que o Fiesta evolua para continuar coadjuvante. Motivo principal das vendas “baixas” em relação ao Polo, Argo entre outros se dá em função de o Fiesta não ter uma categoria 1.0. Opção de não ter por própria vontade da montadora, pois nos populares já tem o Ford Ka que se enquadra.

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