Depois de 23 anos, Toyota ultrapassa 15 milhões de veículos híbridos vendido no mundo. Que marca!

Toyota Prius 2021
Toyota Prius: o “pai” de todos os híbridos da marca

A Toyota ultrapassou o impressionante número de 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) vendidos em todo o mundo desde o lançamento do Prius, em 1997. Com isso, a marca reduziu as emissões de CO2 em mais de 120 milhões de toneladas até o momento se comparado com as vendas de veículos a gasolina equivalentes.

História

A decisão da empresa de desenvolver veículos híbridos começou há mais de 25 anos, quando Takeshi Uchiyamada, presidente da Toyota desde 2013, liderou uma equipe para apresentar “um carro para o século 21”, que reduziria as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos.

O Prius de primeira geração foi lançado em 1997 na época da assinatura do Protocolo de Kyoto, que deu um novo impulso ao movimento ambiental. Atualmente, são 44 modelos híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos globalmente.

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Mais de 23 anos

Durante esse período, a Toyota viu a demanda por seus veículos híbridos disparar à medida que combinou essa tecnologia inovadora com o design emocional possibilitado pelo lançamento de sua plataforma global TNGA – usada no nosso Corolla, o primeiro híbrido flex da história.

Mais alternativas

Embora a Toyota acredite que os híbridos sejam uma parte essencial da gama futura de veículos eletrificados, 20 anos de experiência em eletrificação também contribuem para a estratégia de diversificação de trens de força da empresa.

Ela não vê um cenário único nesse quesito, mas um futuro em que as diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos e plug-ins (PHEV), movidos a célula de combustível (FCEV) e bateria elétrica (BEV), fazem parte.

“Obviamente, precisamos trabalhar duro para melhorar o desempenho da bateria e reduzir os custos (de BEVs), o que estamos fazendo. Mas devemos ter um plano até superar os obstáculos relacionados aos BEVs e FCEVs. Enquanto isso, podemos contribuir nosso trabalho com os HEVs”, afirma Shigeki Terashi, diretor da Toyota Motor Corporation.

Toyota Corolla Altis Premium híbrido 2020
Toyota Corolla Altis Premium 2020 – Híbrido

Híbridos no Brasil

No Brasil, a história teve início em 2013 com a introdução do Prius, que teve 323 unidades comercializadas naquele ano. Com dele, a Toyota entrou de vez na “era da eletrificação” e passou a buscar e trabalhar pela popularização dos híbridos.

Esforço que, seis anos depois, rendeu um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil  Prius responsável por 6.836 unidades neste período (46% do total).

A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro.

Toyota RAV4 Hybrid 2020
Toyota RAV4 Híbrido 2020

2019: próximo passo do plano

Então veio 2019, com a apresentação dos novos RAV4 e Corolla híbrido flex, único no mundo. Ambos fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 unidades e 3.635 unidades, respectivamente.

Segundo a Toyota, “isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro”.

Lexus UX 250h 2020
Lexus UX 250h Híbrido

Lexus

O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus, que contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década.

A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos. Destaques são: NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h.

Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.

Motor 1.8 híbrido flex do Toyota Corolla Altis Hybrid
Motor 1.8 flex tem apoio de dois motores elétricos no Corolla híbrido

Híbrido flex – MELHOR SOLUÇÃO

Do meu ponto de vista, um carro híbrido com tecnologia bicombustível (flex), como o Corolla, representa o melhor hoje e em futuro de curto e médio prazo!

Isso porque o carro não precisa ser recarregado na tomada (como um elétrico, que pode puxar a energia de uma fonte extremamente poluente e não renovável) e pode ser abastecido com etanol, combustível renovável e que emite muito menos gases.

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