Atendendo à legislação, Volkswagen Fox 2021 fica mais seguro. Vale a compra?

Volkswagen Fox Connect 2021
Volkswagen Fox Connect 2021

Você nem deve ter percebido, mas o Volkswagen o Fox 2021 já está disponível nas concessionárias da marca em duas versões, com uma opção de motor e outra de câmbio. A novidade fica por conta do aumento da segurança, atendendo à legislação vigente no Brasil. Vale a pena comprar um?

Finalmente o modelo traz de série, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os cinco ocupantes. O modelo incorpora ainda os sistemas de ISOFIX e Top Tether, para fixação de cadeirinhas infantis.

Banco traseiro do Volkswagen Fox Xtreme 2021
Banco traseiro do Volkswagen Fox 2021 agora tem cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para todos, além de Isofix e Top Tether. Na foto, versão Xtreme
  • ISOFIX: fica posicionado na base dos assentos traseiros e possui ganchos presos diretamente à carroceira. Com isso, a fixação das cadeirinhas de criança é feita de maneira muito mais rápida e segura.
  • Top Tether: seus ganchos ficam posicionados na parte de trás do encosto traseiro, permitindo que a cadeira infantil seja fixada, por meio de uma cinta, com mais firmeza, evitando o movimento de pêndulo para frente, em caso de uma frenagem de emergência ou mesmo em uma colisão frontal.
Volkswagen Fox Connect 2021 manual
Volkswagen Fox Connect 2021 têm câmbio manual e motor 1.6 8V

Volkswagen Fox Connect 2021 – R$ 54.060

A versão de entrada do Fox 2021 é a Connect, que tem como principais equipamentos de série o sistema de infotainment “Composition Touch” de 6,5″, APP-Connect (Android Auto e Apple CarPlay), volante multifuncional com comandos do som, além de:

  • Freios com “ABS” (antitravamento) e “EBD” (distribuição eletrônica de frenagem)
  • “Easy drive” – direção elétrica
  • “I-System com Eco-comfort” – computador de bordo
  • “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
  • “Piloto automático” – controle automático de velocidade
  • “Smart seat” – banco traseiro rebatível (encosto e assento)
  • 2 airbags (passageiro e motorista)
  • 4 alto-falantes e 2 tweeters
  • Alças de segurança escamoteáveis no quadro do teto
  • Antena do teto
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função “tilt down” no lado direito
  • Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Faróis de neblina com função adicional “Cornering Light” (luz de conversão estática)
  • Grade dianteira em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”
  • Lanternas traseiras escurecidas
  • Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
  • Para-choque na cor do veículo com detalhe pintado em “Siberian”
  • Para-sol com espelho para motorista
  • Para-sol com espelho para passageiro
  • Rodas de liga leve aro 15″ “Rock” com pneus de baixa resistência a rolagem 195/55 R15
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
  • Tomada 12V no console central
  • Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
  • Vidros elétricos
Painel do Volkswagen Fox Connect 2021
Painel do Volkswagen Fox Connect 2021: multimídia Composition Touch é o destaque

Opcionais

Pacote Dark II – R$ 210

  • Faróis duplos com máscara escurecida
  • Retrovisores pintados na cor preto ninja
  • Rodas de liga leve aro 15″ “Turim” com pneus 195/55 R15
  • Tapetes na frente e atrás

Pintura metálica – R$ 1.610

Volkswagen Fox Xtreme 2021
Volkswagen Fox Xtreme 2021 tem visual inspirado no finado CrossFox

Volkswagen Fox Xtreme 2021 – R$ 59.630

Inspirado no extinto CrossFox, o Fox Xtreme vem com os itens do Connect, com a edição de:

  • Barras longitudinais pretas no teto
  • Câmera de ré, rodas de liga leve diamantadas de 16″
  • Grade dianteira em “colmeia” e molduras nas laterais e nas caixas de rodas.
  • Faróis com máscara escurecida e seus auxiliares têm três funções: neblina, longo alcance e “cornering light”
  • Interior escurecido
  • Costuras vermelhas
  • Volante revestido em “couro”

Seu único opcional é a pintura metálica (R$ 1.610)

Painel do Volkswagen Fox Xtreme 2021
Painel do Volkswagen Fox Xtreme 2021 tem costuras em vermelho

Motor e câmbio

Toda linha Fox 2021 conta com o antigo, ultrapassado e robusto motor 1.6 8V, de quatro cilindros, que desenvolve 101 cv de potência a 5.250 rpm e 15,4 mkgf de torque a 2.500 rpm com gasolina e 104 cv e 15,6 mkgf com etanol, nos mesmos giros.

Única opção de transmissão é a manual de cinco marchas.

O interessante e muito mais eficiente propulsor 1.6 16V, testado no Fox Highline do vídeo abaixo, não é mais ofertado, infelizmente.

Resumo da Obra

Na fase final da sua carreira, o Fox aposta na relação custo/benefício e nas qualidades do “passado” para ganhar o consumidor: espaço interno legal e acabamento justo. Com o preço do Fox 1.6 topo de linha (R$ 59.630) você paga praticamente o mesmo do Polo 1.0 de entrada (R$ 58.150).

Se isso parece muito atrativo, lembre-se que o “passado” da raposa também tem os seus problemas, como o porta-malas relativamente pequeno (270 litros) e o conjunto mecânico ultrapassado, cada vez menos ofertado para os modelos da Volkswagen.

Volkswagen Fox Xtreme 2021 manual
Volkswagen Fox Xtreme 2021

Vala a pena comprar um Volkswagen Fox 2021?

Se você gosta de discrição e não se importa em ter um veículo com conjunto mecânico superado, o Fox parece ser o carro perfeito para você, ainda mais agora que ficou um pouco mais seguro!

E dê preferência para a versão Connect, disparada a de melhor custo/benefício da família – a Xtreme tem a mais apenas itens estéticos e outros que podem virar acessório.

Mas lembre-se que, diferente do Polo, que terá vida longa, e do Gol, que tem planos futuros, o ex-compacto “premium” da Volks está com os dias contatos, devendo dar adeus ao nosso mercado até 2022.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • Gustavo BH disse:

    É um excelente carro. Já tive um. Devido a minha altura gosto de carros que tem o teto mais elevado. Renegade e WRV são carros que gosto por isso. Não ligo muito para questões estéticas, segurança e conforto vem em 1° lugar.

    • Renato Parizzi disse:

      Bacana! Fox é legal e poderia ser mais equipado, se a marca quisesse.

      Eu gosto do jeito parrudo e do acabamento do Renegade, e gosto muito do WR-V: acho um carro mais legal do que o Fit. E, na semana que vem, o WR-V reestilizado será apresentado. Pena que ele seja tão caro… Pelo seu preço, outros modelos valem mais a pena. Um abraço!

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *