Mirando o Compass, Volkswagen Taos une os pontos positivos dos irmãos menores para arrasar em 2021

Volkswagen Taos
Volkswagen Taos

Volkswagen Taos foi apresentado simultaneamente para 35 países e mostrou que o Jeep Compass não terá vida fácil. Para isso, ele unirá os pontos positivos dos irmãos menores, T-Cross e Nivus, com mais espaço interno e um visual “divido em dois”. Modelo será fabricado na Argentina e será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2021.

Segundo a Volks, o Taos se “caracteriza principalmente pelo design, tecnologia e segurança”.

Design dividido

O design, marca registrada do Nivus, também deve ser um dos destaques do Taos, muito por causa da sua “divisão”:

  • Na dianteira, modernidade: frente elevada, linhas retas no geral e mais angulares no para-choque e estreia a nova assinatura noturna da marca, que conecta os faróis com uma linha de luz de LED que percorre a grade de um lado ao outro.
  • Na traseira, conservadorismo: linhas retas, até bonitas, mas sem ousadia, passando uma sensação de ser outro carro. Pelo menos a nova identidade de LED também pode ser encontrada nas lanternas traseiras do veículo.

Nas laterais, gostei das  caixas de roda, “quadradas” com os cantos arredondados, que lembram o seu principal concorrente, Jeep Compass.

Volkswagen Taos 250 TSI
Volkswagen Taos terá motor 250 TSI – 1.4 turbo

Por dentro do Taos

No interior, a equipe de design da marca se inspirou em 3 conceitos-chave: “premium, único e sofisticado”.

Ou seja, espere algo superior ao T-Cross (incluindo o espaço interno), mais próximo do Tiguan, com direito a materiais macios ao toque, inserções em “couro” no painel e às luzes de ambiente com possibilidade de programação de 10 cores – como vi no Camaro.

Como no T-Cross e no Nivus, Taos terá Active Info Display e o sistema de infotainment VW Play.

Painel do Volkswagen Taos
Painel do Volkswagen Taos: Active Info Display e VW Play de série

Tecnologia

Com uma tela de 10,1″ sensível ao toque, o VW Play também oferece a possibilidade de baixar aplicativos na VW Play Apps, além de configurar o perfil, vincular o celular por meio de Wireless App Connect e ainda programar o serviço de manutenção do carro.

O Taos tem ainda o Active Info Display, painel digital de 10,25″ que oferece a possibilidade de personalizar as informações que são mostradas, de acordo com o gosto do motorista.

Além disso, o novo SUV possui um carregador de celular sem fio, que possibilita ao cliente carregar o celular sem a necessidade de usar um cabo.

Painel do Volkswagen Taos 2022
Painel do Volkswagen Taos 2022 tem detalhes revestidos em “couro”

Motor 1.4 TSI

Assim como o T-Cross e o Tiguan, o novo Volkswagen Taos conta com o motor 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.

Essa motorização é produzida em na fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo.

SUV Volkswagen Taos
SUV Volkswagen Taos: um de seus melhores ângulos é a lateral

Taos X T-Cross X Tiguan

Não sabemos ainda os dados técnicos do Taos, mas, considerando o seu provável tamanho e peso, espere um desempenho inferior ao T-Cross (1.335 kg) e superior ao do Tiguan (1.562 kg).

O mesmo podemos esperar do preço, que deverá partir da casa de R$ 130.000, chegando a até R$ 150.000.

  • Volkswagen Tiguan Allspace 250 AT DSG de 6 marchas – R$ 145.430
  • VolkswagenT-Cross Highline 250 AT6 – R$ 122.990
Volkswagen Taos 2022
Volkswagen Taos 2022: dianteira ficou mais legal do que a traseira

Segurança

Controle adaptativo de cruzeiro

O T-Cross sempre se apoiou em segurança para vender mais. O Taos irá além e chegará no ano que vem com sistema de controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, que permite que o Taos seja conduzido mantendo uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veículo à frente de forma autônoma.

Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.

Frenagem autônoma de emergência

Outro elemento de segurança é o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. A partir de um radar frontal que está sempre ativo, ele identifica o risco de colisão ou atropelamento e alerta o motorista sobre esta possibilidade.

Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente de forma autônoma, evitando ou reduzindo um acidente.

Sistema de frenagem autônoma emergência do Volkswagen Taos
Sistema de frenagem autônoma emergência do Volkswagen Taos

Detector de ponto cego e de tráfego traseiro

O Taos vem ainda com detector de ponto cego, que detecta objetos no ponto cego do motorista e o avisa quando um veículo se aproxima por trás, mantendo a segurança em uma tentativa de mudança de faixa.

Este último elemento é complementado pelo detector de tráfego traseiro, estrategicamente projetado para evitar colisões em estacionamentos. Ele identifica os veículos que se aproximam por trás, alertando o motorista e freando automaticamente em caso de risco.

Luz de LED ocupa toda a dianteira do Volkswagen Taos
Luz de LED ocupa toda a dianteira do Volkswagen Taos

IQ. Light

O novo Taos também conta com a mais recente tecnologia de iluminação da marca, chamada IQ. Light. Ela permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais.

Também inclui assistentes inteligentes para a direção, como o “dynamic light assist”, que ajusta o facho dos faróis para evitar ofuscamento de outros motoristas. Por último, a “luz de conversão dinâmica” acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplica ao volante.

Outros equipamentos de série

Além dos itens citados acima, o Taos deverá vir equipado (não sei se em todas as versões) com:

  • seis airbags
  • controles de tração e estabilidade
  • assistente de partida em rampa
  • ar-condicionado digital de duas zonas
  • freio de estacionamento (“de mão”) eletrônico
  • direção com assistência elétrica
  • trio elétrico
  • bancos com aquecimento
  • abertura das portas dianteiras e partida do veículo sem chave
  • entradas USB para carregamento rápido
  • sensores de chuva e crepuscular
  • retrovisor direito com Tilt Down
  • abertura interna do porta-malas
  • ajuste de altura e profundidade do volante (revestido em couro com comandos do som, bluetooth para celular e cruise control)
  • Câmbio automático com trocas sequencias por paddle shift
  • Sistema star & stop
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • câmera de ré
  • Luz diurna de LED
  • Faróis full LED
  • Sensor de pressão dos pneus
Central multimídia VW Play do Volkswagen Taos
Central multimídia VW Play do Volkswagen Taos

Taos e a Argentina

O novo SUV coincide com a celebração do 40º aniversário da marca na Argentina e significa um investimento de US$ 650 milhões destinados à modernização dos equipamentos e da infraestrutura da planta de General Pacheco, em Buenos Aires.

Com a implementação da nova plataforma global MQB e uma nova área de pintura, a planta se beneficiará com economia no consumo de água e energia, além de uma redução de emissão de partículas.

Volkswagen Taos Highline
Volkswagen Taos Highline: traseira parece de outro carro

Resumo da obra

O Taos será lançado em 2021 com o objetivo de tirar o Compass do trono. Para isso, se apoiará no seu projeto mais moderno, que entrega mais tecnologia e segurança.

Por outro lado, o fato da Volkswagen ter mostrado sua novidade cerca de seis meses antes do lançamento permite à Jeep se preparar para um contra-ataque em grande estilo, começando pelo motor: Compass terá o novo Firefly 1.3 turbo, que terá cerca de 180 cv, criando mais uma vantagem em relação ao VW, juntamente com a opção diesel 4×4.

Essa briga promete!

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Comentários

  • Gustavo BH disse:

    Vamos ver o preço que poderá colocar o Taos em condição de brigar com o Compass que continua com um design mais bonito. Itens de segurança fazem a diferença além do bom motor!

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