Cada vez mais pressionado pela concorrência, Honda HR-V 2021 fica mais equipado

Honda HR-V Touring CVT 2021
Honda HR-V Touring CVT 2021

Pressionado por adversários cada vez mais modernos, seguros, atraentes e eficientes, o Honda HR-V 2021 chega com mais equipamentos de série para se manter atraente até a chegada da sua nova geração.

Como praticamente todos os carros no Brasil, o HR-V ficou bem mais caro (R$ 5.775 R$ 7.550 em média) na linha 2021, variando entre R$ 105.100 R$ 106.800 e R$ 148.800 R$ 150.800 – valores, infelizmente, já atualizados depois do primeiro aumento (isso em menos de 1 mês).

Honda HR-V EXL CVT 2021
Honda HR-V EXL CVT 2021

Novidades por versão

Pelo menos, todas as versões do Honda HR-V 2021 passam a trazer, de série, faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz, sensor crepuscular (para o acendimento automático dos faróis), central multimídia e, finalmente, seis airbags.

Central multimídia das versões LX e EX do Honda HR-V 2021
Toda linha Honda HR-V 2021 tem central multimídia

Honda HR-V LX 2021

Acabamento de entrada, o HR-V LX tem agora central multimídia de 7″ touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a mesma adotada na versão EX.

A LX recebe ainda os repetidores de seta nos retrovisores externos e quatro airbags novos (dois laterais e dois de cortina) que se juntam aos dois frontais – totalizando seis.

Honda HR-V EX 2020
Honda HR-V EX 2021

Honda HR-V EX 2021

Intermediária, a versão EX conta agora com retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down (retrovisor direito “desce” para mostrar a calçada numa manobra), além de receber mais dois airbags (de cortina), totalizando seis bolsas infláveis de proteção.

Honda HR-V EXL e Touring 2021

As versões EXL e Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17″ e novos faróis de neblina em LED, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V.

O HR-V EXL ganha ainda faróis full LED, antes disponíveis apenas na Touring (exatamente como no Civic 2021), retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva.

Motores do Honda HR-V 2021

1.8 flex

Os modelos LX, EX e EXL são equipados com o motor 1.8 16V FlexOne, de quatro cilindros, que desenvolve 139 cv de potência a 6.300 rpm e 17,3 mkgf de torque a 4.800 rpm com gasolina e 140 cv a 6.500 rpm e 18,5 mkgf a 5.000 rpm com etanol.

São números honestos, mas que, a essa altura, já deveriam ser melhores, especialmente o torque.

Motor 1.8 do Honda HR-V
Motor 1.8 16V do HR-V

1.5 turbo

Topo de linha, a versão Touring traz motor 1.5 16V turbo, de quatro cilindros, injeção direta de gasolina, com calibragem específica para o HR-V, com variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.

É um ótimo propulsor, mas que deveria ser totalmente nacional (reduziria sem preço) e ter tecnologia bicombustível (te daria opção de escolha).

Motor 1.5 turbo do Honda Civic Touring 2020
Motor 1.5 turbo do Honda HR-V Touring

Espaço interno do Honda HR-V

Confira o Teste do Alto com o HR-V:

Preços

Atrás em termos de tecnologia e eficiência em relação aos concorrentes, o peso extra no bolso atrapalhou a relação custo/benefício do modelo.

  • Honda HR-V LX: de R$ 99.100 para R$ 105.100 (+ R$ 6.000)
  • Honda HR-V EX: de R$ 106.700 para R$ 111.500 (+ R$ 4.800)
  • Honda HR-V EXL: de R$ 117.400 para R$ 123.600  (+R$ 6.200)
  • Honda HR-V Touring: de R$ R$ 142.700 para R$ 148.800 (R$ 6.100)

Pelo que recebeu, o aumento da versão Touring, por exemplo, é totalmente injustificado. Na verdade, o preço subiu pelos motivos que expliquei nesse post.

O que me deixa mais desanimado foi que visitei duas concessionárias da Honda em Belo Horizonte nos últimos dias e liguei para mais duas hoje (uma em São Paulo e outra em Curitiba) e ouvi a mesma coisa (com palavras diferentes): “e vem mais aumentos por aí”.

Painel do Honda HR-V EXL 2021
Painel do Honda HR-V EXL 2021

Post atualizado em 29/12/2020

E não é que “já veio mais por aí”?!?!?!?! Os preços do HR-V 2021, apenas 21 dias depois, já subiram! Incrível… 🙁

  • Honda HR-V LX: de R$ 105.100 para R$ 106.800 (+ R$ 1.700)
  • Honda HR-V EX: de R$ 111.500 para R$ 113.200 (+ R$ 1.700)
  • Honda HR-V EXL: de R$ 123.600 para R$ 125.300 (+R$ 1.700)
  • Honda HR-V Touring: de R$ 148.800 para R$ 150.800 (R$ 2.000)
Honda HR-V EXL 2021
Honda HR-V EXL 2021

Resumo da obra

Referência do segmento em outros tempos, o HR-V não briga pela liderança há algum tempo. E isso não parece importar para a Honda, que deseja vender o seu número X de unidades por mês e por ano, custe o que custar – literalmente.

Fato é que o HR-V continua sendo um excelente carro, com acabamento legal, bom espaço, porta-malas bacana, sistema inteligente de bancos (que é um grande diferencial) e mecânica robusta e confiável.

Honda HR-V Touring 2021
Honda HR-V Touring 2021

Mas os concorrentes…

Mas o SUV da Honda está atrás de alguns dos seus principais concorrentes, como Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, que entregam conjuntos mais modernos e atraentes pelo mesmo preço – ou até menos.

Por isso o HR-V precisa da sua nova geração, que deve ser o próximo lançamento da marca após os novos Fit e City.

Os preços

Ponto negativo é que nenhuma versão do Honda HR-V recebeu equipamentos e evoluções que justifiquem o exagerado aumento de preços do modelo 2021, que varia entre R$ 6.500 e R$ 8.100…

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *