Entre os carros mais vendidos de 2020, Ford Ka foi o que mais desvalorizou. Surpresa?

Dianteira do Ford Ka SE Plus 2019
Em final de linha, Ford Ka foi o carro que mais desvalorizou em 2020 entre os 10 mais vendidos

Entre os 10 carros mais vendidos do Brasil no ano passado, o Ford Ka, que está deixando o nosso mercado depois da péssima notícia do fechamento das fábricas da marca do Brasil, foi que mais desvalorizou em 2020. Seria isso uma surpresa?

O estudo

A Kelley Blue Book (KBB) Brasil fez esse levantamento entre os 10 veículos mais emplacados do país em 2020, seguindo o ranking da Fenabrave calculando uma média aritmética por modelo, considerando apenas as versões 2020/2020, entre janeiro e dezembro.

Portanto, comparou-se o preço 0 km KBB de janeiro de 2020 com o preço de revendedor KBB de dezembro de 2020, que, segundo a entidade, é a “referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas”.

Traseira do Ford Ka SE Plus 2019
Mesmo entre os carros mais vendidos do Brasil, Ford Ka sairá de linha no País

O preço, provavelmente, é uma média de todas as versões, pois nenhum veículo do estudo teve a sua versão ou motorização revelada. 

“Vencedor e perdedor”

O Chevrolet Onix, além de ser o carro mais vendido do Brasil em 2020, não desvalorizou – pelo contrário, ele valorizou 1,84%. Por outro lado, o Ford Ka desvalorizou 13,51% entre janeiro (0 km) e dezembro (usado) do ano passado.

Mais um motivo que me deixa feliz por ter vendido o meu Ka SE Plus (que era 2019).

Ranking

Veja a tabela completa com a desvalorização dos 10 carros mais vendidos de 2020 no Brasil:

Top 10: mais vendidos

Fenabrave

KBB Brasil

Modelo

Emplacamentos 2020

Desvalorização 2020

1. Chevrolet Onix

135.351 unidades

+1,84%

2. Hyundai HB20

86.548 unidades

– 8,85%

3. Chevrolet Onix Plus

83.392 unidades

– 4,92%

4. Volkswagen Gol

71.151 unidades

– 8,85%

5. Ford Ka

67.491 unidades

– 13,51%

6. Fiat Argo

65.937 unidades

– 2,85%

7. Volkswagen T-Cross

60.119 unidades

– 0,61%

8. Jeep Renegade

56.865 unidades

– 6,31%

9. Jeep Compass

52.966 unidades

– 11,59%

10. Renault Kwid

49.475 unidades

– 4,57%

Como curiosidade, se consideramos os comerciais leves, Fiat Strada seria o quarto colocado (80.041 unidades) e a picape Toro ficaria na nona colocação (53.974 unidades) – Copass e Kwid sairíam do ranking.

Motivos para a desvalorização

De acordo com a KBB Brasil, “o contexto atípico de aumento de preços de carros 0 km em 2020 acabou provocando o ‘efeito elástico’ nos valores praticados no mercado de usados, o que valorizou alguns modelos ao longo do ano passado (entre outros fatores particulares do período)”.

E claro, a mesma coisa desvalorizou outros veículos um pouco mais.

Painel do Ford Ka SE Plus 2019
Painel do Ford Ka SE Plus

Foi uma surpresa?

O Ka atual sempre foi bom de mercado – não é à toa que vende muito. E isso tende a reduzir a sua desvalorização.

Por outro lado, não acho surpresa nenhuma o resultado desse estudo considerando a pífia experiência de pós-venda que tive. E sei que tudo isso pesou ainda mais na fatídica decisão da Ford fechar as suas fábricas no Brasil.

É vida que segue…

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *