Ótimo Toyota Corolla 2022 tem o preço como principal “novidade”

Toyota Corolla 2020
Toyota Corolla 2022

Um dos melhores e o mais popular sedã médio do Brasil, o ótimo Toyota Corolla 2022 já está entre nós e a sua “novidade” que mais chamou a atenção foi o seu preço.

Preços

Todas as versões do Toyota Corolla 2022 subiram, pelo menos, R$ 2.510 de preço, com a versão básica partindo agora de incríveis R$ 120.790. Se comparamos aos valores praticados no lançamento da nova geração do modelo no final de 2019, temos aumentos superiores a 21%.

Como eu gostaria que o meu salário subisse assim, ainda mais em apenas 16 meses… Confira os preços:

Modelo

Preços linha 2022

Preços linha 2021*

Diferença

Toyota Corolla GLi 2.0 CVT

R$ 120.790

R$ 114.590

R$ 6.200

Toyota Corolla XEi 2.0 CVT

R$ 129.100

R$ 126.590

R$ 2.510

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT

R$ 151.090

R$ 146.390

R$ 4.700

Toyota Corolla Altis 1.8 Hybrid Flex CVT

R$ 151.090

R$ 146.390

R$ 4.700

Toyota Corolla Altis Premium 1.8 Hybrid Flex CVT

R$ 158.990

R$ 154.390

R$ 4.600

*: Valores praticados até dezembro de 2020.

Veja quanto custava o Corolla no final de 2019:

  • Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 99.990
  • Toyota Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 – R$ 124.990
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 flex – R$ 124.990
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 flex – R$ 130.990
Toyota Corolla XEi 2020 com motor 2.0 Dynamic Force
Traseira do Toyota Corolla XEi 2022

Por que valores tão altos?

Já falei muito sobre alguns dos motivos para os aumentos dos preços dos carros no Brasil e não vou repetir os detalhes (você pode ler aqui e assistir abaixo). Mas lamento muito pela estratégia da marca, embora errada ela não esteja, pois pode colocar o preço que quiser.

Importante dizer que os valores que pesam no bolso não exclusivos da Toyota, mas sim de todas as montadoras no Brasil.

E não custa lembrar que vivemos uma crise que piorou muito a partir de 2019, com “custo Brasil” sem controle, dólar (“cheio de besteira”) caríssimo, inflação (comida, combustívelgás…), desemprego alto e, para piorar, sem perspectiva de melhora até o final de 2022 – sem contar o coronavírus. 

Leia também: 

Novidades

Mas vamos ao que interessa aqui no post. Disponível desde o início de fevereiro de 2021, a linha Toyota Corolla 2022 chega à rede de concessionárias com poucas novidades.

Toyota Corolla GLi 2022

Todas as versões não têm mais a cobertura traseira da central multimídia, o que modernizou o painel uma vez que a tela da central, finalmente, ficou fina, perdendo o aspecto de “TV de tubo”.

Isso fez com que o Corolla GLi 2022 ficasse R$ 6.200 mais caro…

Tela da central multimídia do Toyota Corolla 2022
Tela da central multimídia do Toyota Corolla 2022 não é mais “TV de tubo”

Toyota Corolla XEi 2022 e Altis Hybrid 2022

As versões intermediárias com motor 2.0 (XEi) e híbrida (Altis Hybrid) agora tem maçanetas internas com acabamento na cor prata, acompanhadas de um aumento de R$ 2.510 e de R$ 4.700, respectivamente.

Toyota Corolla Altis Premium 2022

Topo de linha com propulsor 2.0, o Toyota Corolla Altis Premium 2022 passa a contar com tela TFT de 7″ (no lugar da 4,2”), como disponível atualmente nas versões híbridas, e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Preço subiu R$ 4.700.

Quadro de instrumentos do Toyota Corolla Altis Premium 2022
Quadro de instrumentos com nova tela de 7″ do Toyota Corolla Altis Premium 2022

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022

O Corolla Altis Premium Hybrid, topo de linha híbrido flex, conta agora com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e preço R$ 4.600 mais elevado.

Cores

O Toyota Corolla 2022 está disponível nas cores Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Branco Polare e nas novas opções Branco Lunar e Cinza Granito.

Corolla no mercado brasileiro em 2020

Em um ano desafiador como foi 2020, o Toyota Corolla superou 40 mil unidades comercializadas, mantendo novamente a liderança no segmento de sedãs médios no País.

Toyota Corolla Altis Premium híbrido 2020
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2022

Híbrido flex líder

A configuração híbrida flex, que teve cerca de 9 mil unidades vendidas no ano passado, foi responsável por mais de 48% das vendas de todos os veículos eletrificados no Brasil neste período.

Com isso, o modelo foi o carro-chefe no avanço da hibridização em território nacional. Como comentei antes, o motor híbrido bicombustível é o ideal para o mercado brasileiro, considerando a nossa completa falta de estrutura e de perspectiva para veículos elétricos.  

Motor 2.0 Dynamic Force flex do Toyota Corolla GLi, XEi e Altis Premium
Motor 2.0 16V Dynamic Force

Motores

Um dos mais modernos motores 2.0 16V do mercado nacional, o Dynamic Force desenvolve 169 cv de potência com gasolina e 177 cv com etanol (ambas a 6.600 rpm) e 21,4 mkgf de torque (a 4.400 rpm) com qualquer combustível.

Ele é acompanhado do câmbio Direct Shift, que tem, ao todo, tem 10 marchas. Enquanto as nove últimas (2ª a 10ª) são virtuais do tipo CVT, a primeira é um transmissão automática tradicional.

Motor 1.8 híbrido flex do Toyota Corolla Altis Hybrid
Motor 1.8 flex tem apoio de dois motores elétricos

1.8 16V híbrido flex

A motorização 1.8 16V híbrido bicombustível gera 98 cv com gasolina 101 com o derivado da cana-de-açúcar. Não importando o combustível, o torque é sempre de 14,5 mkgf

O apoio elétrico vem de uma dupla de propulsores (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 mkgf de torque, alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico que fica sob o banco traseiro.

Se 122 cv de potência combinada, que não parece muito, o diferencial do híbrido está no torque, que entrega muita força ao tocar o pé no acelerador.

Painel do Toyota Corolla Altis Premium 2022
Painel do Toyota Corolla Altis Premium 2022

Consumo híbrido flex

No Corolla híbrido, o câmbio é um automático do tipo CVT (que simula 7 marchas virtuais). Com ele, segundo o Inmetro, o modelo consegue rodar 10,9 km/l com etanol e 16,3 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada.

Resumo da obra

Não vou comentar mais sobre preço nesse final. Quero apenas confirmar a minha percepção que, independente do valor, o Toyota Corolla é um dos melhores e mais interessantes carros fabricados e vendidos no Brasil.

Sua versão híbrida flex é benchmarking mundial e uma baita opção para quem quer sair dos carros exclusivos à combustão. E a versão 2022 trouxe alterações pontuais que demostram que a marca está ouvindo seus clientes, o que é bom.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *