Nissan e Ford: como a marca nipo-brasileira pode ocupar o espaço da oval azul

Fotos dos logos da Nissan e da Ford
Nissan e Ford

Com o fechamento de suas fábricas no Brasil, muito espaço está sendo deixado para o crescimento das concorrentes. Pensando nisso, entre Nissan e Ford, como a marca nipo-brasileira pode ocupar o espaço da rival oval azul?

A Nissan tem uma gama de veículos que, nesse momento, consegue ocupar bem o espaço deixado pela Ford. Mas ela precisa de mais produtos para preencher as brechas, mesmo que algumas delas tenham pouca representatividade de vendas.

Leia também:

Novo Nissan Kicks Exclusive 2022
Nissan Kicks Exclusive 2022

Kicks X EcoSport

Começando pelos SUVs, o Kicks não tomou conhecimento e destronou o criador dessa categoria tão popular no Brasil, o EcoSport, desde o início. Com mais espaço, design marcante e soluções mais interessantes, o modelo fabricado no Rio de Janeiro praticamente nunca deu chance para o concorrente produzido na Bahia até pouco tempo atrás.

E agora, na sua maturidade, com mais equipamentos, novo visual e mesmo preço, o Kicks apertaria ainda mais o rival, a não ser que ele recebesse uma nova geração.

Único aspecto mais equilibrado da disputa entre os dois seria o desempenho interessante do motor 1.5 Dragon do EcoSport. Sua antiga tração 4WD, boa para trilhas, no máximo, medianas, também faria diferença.

Novo Nissan Versa 2021
Novo Nissan Versa

Versa X Ka

Com o March aposentado, e sem a chance de termos a sua nova boa geração por aqui, a disputa com o “quase extinto” Ka fica fora do baralho. Até a chegada do possível candidato à substituto do March, o Ka já terá nos deixado há muito tempo.

Por outro lado, a Nissan tem dois bons representantes para dominar o espaço do Ka sedã. O (Versa) V-Drive é a opção espaçosa, mais econômica, que oferece até câmbio automático. Já o novo Versa é a opção também espaçosa, só que bonita, mais moderna e segura – praticamente um Kicks sedã.

O novo Versa faz com que não tenhamos saudades do Ka sedã.

Nissan Frontier 2021
Nissan Frontier

Frontier X Ranger

Rival da Ford Ranger, a Nissan Frontier segue trabalhando para ocupar cada vez mais espaço. No mês passado, a picape obteve sua maior participação no segmento de picapes médias no país desde a chegada da sua 12º geração, em março de 2017: 11,9%, superando o recorde anterior, de julho de 2020, quando atingiu 10,1%.

Com 844 unidades vendidas em fevereiro, o total consolida-se também como o melhor resultado da Frontier no Brasil nos últimos oito anos. Na classificação nacional do segmento, a picape da Nissan ficou na quarta colocação.

“Temos trabalhado junto com a nossa rede de concessionários para mostrar os diferencias da Nissan Frontier e identificar as oportunidades, e estamos conseguindo bons resultados com essas ações. Quem experimenta a nossa picape rapidamente consegue perceber sua qualidade, robustez e nível de conforto”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

Mas o embate com a Ranger é algo mais “casca grossa” e tende a seguir por mais tempo, pois a picape da Ford continuará em linha no Brasil, importada da Argentina – resta saber até quando ela conseguirá manter o protagonismo.

Fevereiro 2021

  • Toyota Hilux – 2.663 unidades
  • Chevrolet S10 – 1.602 unidades
  • Ford Ranger – 1.307 unidades
  • Nissan Frontier – 844 unidades
  • Mitsubishi L200 – 648 unidades

Acumulado do ano de 2021 (janeiro + fevereiro)

  • Toyota Hilux – 5.964 unidades
  • Chevrolet S10 – 4.122 unidades
  • Ford Ranger – 3.233 unidades
  • Nissan Frontier – 1.659 unidades
  • Mitsubishi L200 – 1.244 unidades

Dados da Fenabrave.

Nissan Sentra 2022
Belo Nissan Sentra está agendado para ser vendido aqui no Brasil

Oportunidades

Sem o Focus sedã (Fastback) e o Fusion, a belíssima nova geração do Sentra conseguirá ocupar o top 4 do segmento, quem sabe até um top 3 (se o Honda Civic nos deixar mesmo).

Mas a Nissan não tem ainda um representante para enfrentar os já lançados Ford Territory e Edge, além do futuro Bronco. Fica aqui uma possibilidade da marca ter um novo SUV, maior do que o Kicks, para brigar com essa turma. Quem sabe o Rogue?

Nissan Rogue 2021
Nissan Rogue ajudaria a marca a bater na Ford

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *