Hyundai e Ford: coreanos tem enorme potencial para “montar” no adversário

Hyundai e Ford
Hyundai e Ford: coreanos estão dominando o espaço deixado pela concorrente

Passado o alvoroço do anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, as marcas já começam a preencher a lacuna de mercado deixada pela concorrente. Agora, entre Hyundai e Ford, como os coreanos podem ocupar o espaço da adversária? É algo promissor!

A Hyundai tem um portfólio de produtos que pode, hoje, ocupar boa parte da fatia deixada pela Ford – e já estão ocupando! As linhas HB20 e Creta são muito fortes para substituírem Ka e EcoSport, respectivamente. 

Hyundai Creta Limited 2021 tem motor 1.6 e câmbio automático
Desde o seu lançamento, Creta sempre teve mais potencial do que o EcoSport

Creta X EcoSport

Se o Creta quase aprontou no duelo com o Nissan Kicks, contra o EcoSport, o Hyundai venceria por ter um conjunto, em linhas gerais, mais atraente do que o Ford.

Com muitas opções e possibilidades, garantia longa e boa fama mecânica, além de uma versão de entrada automática atraente, o Creta não dá muitas chances para o adversário Ford, sendo uma boa opção no coração na garagem do consumidor.

Mas o Hyundai precisa evoluir em motorização: propulsor 1.6 16V deve em desempenho e consumo, enquanto o 2.0 16V tem médias ruins de consumo de combustível, na cidade e na estrada. A marca já trabalha numa solução turbo para isso.

Hyundai HB20 Diamond Plus 2021
Dianteira do Hyundai HB20 Diamond melhorou na linha 2021

HB20 X Ka

HB20 sempre teve o Ka e o Onix como seus principais rivais em vendas no Brasil nos últimos anos. Com a inesperada e precoce aposentadoria do Ka, obviamente que os outros dois tendem a ganhar mercado.

E é aí que a Hyundai se aproveita. A marca, na linha 2021, trabalhou para corrigir parte do polêmico visual do modelo, o deixando um pouco mais harmonioso. E isso parece ter surtido efeito nas vendas – confira mais abaixo.

O HB20 perde em espaço interno em relação ao Ka, mas o supera em quase todos os outros quesitos mais relevante, além da Hyundai sempre ter entregado um pós-venda superior ao da Ford (calcanhar de Aquiles da marca oval azul). 

Traseira do Hyundai HB20S Diamond Plus 2021
Hyundai HB20S

S e X

O HB20S e o HB20X também são substitutos naturais ao Ka Sedan (que antigamente tinha o péssimo nome de Ka+) e ao Ka FreeStyle, respectivamente. E são bons substitutos, diga-se de passagem.

Embora não seja barato, o “aventureiro” HB20X é uma opção válida para quem não quer investir tanto para comprar um Creta.

Hyundai HB20X Diamond 2021
Hyundai HB20X Diamond

Hyundai abocanha a Ford em 2021

HB20 e Creta registraram desempenho positivo em março e contribuíram para que a Hyundai fechasse em quarto lugar em vendas no consolidado do primeiro trimestre.

O hatch compacto foi o veículo de passeio mais vendido do País, com 8.013 unidades negociadas no mês passado, um crescimento de 14% em relação a março de 2020. Já o SUV compacto teve 6.174 unidades comercializadas, sendo 5.979 (97%) destinadas ao consumidor final (tapa de luva na Jeep), o que lhe garantiu a liderança nacional neste canal de venda no mês e também no trimestre.

Hyundai HB20 Colômbia
HB20 é exportado para Paraguai, Uruguai e Colômbia

Hyundai

A Hyundai totalizou no primeiro trimestre de 2021 a venda de 47.098 automóveis no País, alcançando participação de mercado de 9,5%. O volume representa crescimento de quase 10% em relação ao três primeiros meses do ano passado, enquanto o mercado total apresentou retração superior a 6%.

Ou seja, manteve a sua tradicional participação e abocanhou uma parte legal da Ford.

“Graças à não interrupção da produção e à continuidade de nossas vendas, já adaptadas às restrições da pandemia, tivemos resultados expressivos, não só em comparação a março de 2020, mas também versus março e o primeiro trimestre de 2019, quando não havia impacto da Covid-19. Isso foi mais notável no HB20 que segue firme em seu lugar de destaque no ranking de vendas e, ainda, assegurou a liderança nacional agora no mês de março”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.

Hyundai HB20 Sense 2022

2021

No acumulado de janeiro a março, o HB20 consolida-se como o segundo veículo de passeio mais vendido do Brasil, atrás do Chevrolet Onix (+ Joy), com mais de 23.660 unidades comercializadas, aproximadamente 8% a mais do que nos primeiros três meses de 2020. 

O Creta emplacou 15.067 unidades, crescimento de 29% no período, sendo 14.594 (97%) destinadas ao consumidor final, o “melhor desempenho neste canal de venda de todo o mercado nacional”, segundo a Hyundai.

Comparando com o primeiro trimestre de 2019, antes da pandemia de coronavírus, a Hyundai apresentou crescimento de 5,5%. Naquele período, a marca havia comercializado 44.651 veículos no Brasil. O melhor resultado este ano foi puxado pelas vendas do Creta, que apresentaram crescimento de 36.8% neste comparativo com 2019.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • pedro rt disse:

    mais q a hyundai foi a fiat com o argo/cronos estao vendendo super bem do mes passado pra ca outro q cresceu bem nas vendas foi o gol mas agora teve uma queda por causa da paralisacao da fabrica por causa dos semicondutores

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *